quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Um excelente início de campanha europeia do Voleibol encarnado, um "adeus" à Europa no Basquetebol e uma derrota no clássico de Andebol marcaram os últimos dias das nossas modalidades de pavilhão. 

Confira o resumo de cada partida onde o "Manto Sagrado" foi um dos protagonistas. 

Ao início da noite de terça-feira, em território belga, o Tri-Campeão Nacional de Basquetebol ficou afastado da fase seguinte da EuroChallenge, após ter perdido com o Belfius Mons-Hainaut por 92-63, em encontro da 4ª Jornada do Grupo E desta prova. 
Todos os problemas que se verificaram na viagem até à Bélgica não servem de desculpa, mas certamente não contribuíram para assegurar um bom desempenho dos nossos rapazes. A greve no Aeroporto de Lisboa, a chegada em cima da hora do encontro das bagagens com os equipamentos são problemas que inelutavelmente prejudicam a concentração e a preparação para um jogo. 
Quanto ao embate, o primeiro período pautou-se pelo equilíbrio (22-21). O Benfica dava então sinais de estar bem no encontro, quer ao nível do eficácia no lançamento, quer na luta das tabelas. 
No entanto, tudo mudou no segundo parcial. A equipa da casa destacou-se pela excelente percentagem no lançamento dos 3 pontos e os encarnados quebraram drasticamente na sua eficácia de lançamento, revelando-se muito pouco consistentes. Tal cenário contribuiu decisivamente para que o resultado ao intervalo assinalasse uma margem muito difícil de anular para os comandados de Carlos Lisboa (43-28). 
Na segunda parte do encontro tivemos novamente uma fase de maior equilíbrio, na qual os encarnados voltaram a mostrar que têm capacidade para bater esta equipa. Embora o empate a 18 pontos no terceiro período servisse melhor os interesses do Mons-Hainaut. 
Dentro dos últimos 10 minutos, o Benfica voltou a demonstrar a inconsistência da sua prestação. Deixámos de defender e o adversário aproveitou para ampliar a vantagem no marcador, a qual não reflete realmente o desempenho global das duas formações. A grande diferença neste desafio residiu na eficácia do lançamento.  
Vitória justa e apuramento merecido para belgas e franceses. Foram, sem dúvida, as melhores equipas do grupo. Ainda faltam duas jornadas para concluirmos a fase de grupos. Nesses encontros devemos dar tudo por tudo para sairmos da melhor forma da competição. 
Em jeito de balanço antecipado desta aventura europeia, concluo que faltaram mais jogadores de qualidade para disputar encontros a este nível. Apenas os norte-americanos Ronald Slay e Jobey Thomas estiveram ao nível exigido, o que se revela insuficiente para lutarmos por um apuramento para a fase seguinte da prova. 
Dito isto importa agora mudar o "chip" e pensar nas competições internas, fundamentalmente o Campeonato Nacional que é o grande objectivo da temporada. 

Resultados Finais da 4ª Jornada

Belfius Mons-Hainaut 92-63 SL BENFICA
JSF Nanterre 102-92 Kataja Basket 


A equipa de Voleibol do SL Benfica viajou esta quarta-feira até à Sérvia onde venceu por 1-3 a formação do Partizan, em jogo da 1ª Mão dos 1/16 Final da Taça Challenge. 
Também esta secção sofreu para chegar ao país e ao recinto deste jogo. Mas a resposta foi à Campeão! 
Num desafio intenso e muito bem disputado, os encarnados apresentaram-se a um nível muito elevado, foram mais fortes e trouxeram para Lisboa uma boa vantagem para o embate da segunda mão. 
O Bi-Campeão entrou de rompante na partida. Conseguimos logo uma vantagem de 5 pontos (3-8) e soubemos gerir a mesma até à fase final do primeiro set (13-16). Nesse momento, o adversário revelou-se mais forte e conseguiu protagonizar uma reviravolta épica (de 21-24 para uns intermináveis(!) 31-29). Sem ter visto o jogo acredito que o ambiente possa ter contribuído para isso. 
Quando se pensava que o Glorioso ia desmoralizar perante o desaire no primeiro parcial, a resposta foi fantástica!
Com um centro da rede a funcionar de forma praticamente perfeita, quer no remate, quer no bloco (Honoré e Zelão), e um distribuidor a fazer "magia" com as mãos, os pupilos de José Jardim venceram os sets seguintes por 16-25, 24-26, 21-25. Espectacular! 
Um bonito regresso às competições europeias. Todavia nada está ganho. Sei que "apenas" precisamos de vencer dois sets na Luz para avançar para a próxima eliminatória mas na nossa casa mandamos nós e, por isso, o objectivo só pode ser GANHAR! 
Já este Domingo temos jogo em Gaia para o Campeonato Nacional. Continuar a luta taco-a-taco com a Fonte do Bastardo pelo primeiro lugar desta fase. 

Resultado Final dos 1/16 Final (1ª Mão)

Partizan Visura 1-3 SL BENFICA (31-29; 16-25; 24-26; 21-25)


Num Dragão Caixa praticamente lotado, o Andebol encarnado perdeu por 28-24 diante do invencível FC Porto, em jogo a contar para a 11ª e última ronda da 1ª Volta da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Antes de falar da partida, quero salientar os comentários imparciais do Porto Canal. Gostei. 
O conjunto às ordens de Mariano Ortega surgiu neste palco sempre adverso com a lição muito bem estudada. Aproveitaram, desde o início, algumas debilidades da zona central da defesa portista e alcançaram um parcial de 0-3 que obrigou o técnico adversário a fazer uso do primeiro desconto de tempo, quando estavam jogados apenas 6 minutos. 
Apesar de algumas mudanças na equipa da casa, os encarnados continuaram muito concentrados e agressivos no plano defensivo, gerando algum desespero dos rematadores portistas, nomeadamente João Ferraz. No ataque, Javier Borragan ia sendo o nosso melhor elemento. Desta forma conseguimos chegar ao descanso na frente do marcador (11-13). Uma primeira parte que traz bons indícios para o futuro. Não esquecer que estiveram em campo muitos jovens, tais como Paulo Moreno, Alexandre Cavalcanti e Davide Carvalho. 
Na etapa complementar imperou a lei do mais forte. O FC Porto aumentou a agressividade no processo defensivo, fazendo-se sentir a evidente superioridade física dos seus atletas. No plano ofensivo apareceu Gilberto Duarte que, atualmente, é o melhor jogador a actuar em Portugal. A somar a tudo isto, um pavilhão empolgado no apoio à sua equipa ajudou - e muito - à vitória dos Dragões, à semelhança do que já sucedeu noutros encontros entre estes eternos rivais, nesta e noutras modalidades. 
Ninguém gosta de perder, como é evidente. Todavia, quem acompanha a modalidade sabe que a nossa equipa está longe de rivalizar com a capacidade do seu rival. O FC Porto é uma equipa de Champions. Nós estamos num plano de reestruturação, apoiado na formação do clube. Jogamos com "armas" distintas. O adversário tem 4 cubanos, 1 dinamarquês e 1 brasileiro. Nós temos dois espanhóis. 
Fechamos a primeira volta no 4º lugar, a 1 ponto do segundo e terceiro classificados. Vamos lutar pelo 2º lugar nesta fase. Está ao nosso alcance. Jogo a jogo com toda a ambição. 

Resultados Finais da 11ª Jornada

FC Porto 28-24 SL BENFICA
Xico Andebol 22-31 Sporting
Águas Santas 37-20 GC Santo Tirso
ISMAI 20-20 Belenenses
ABC 39-26 Sp. Horta
Madeira SAD 23-23 Passos Manuel 



Sem comentários:

Enviar um comentário