quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O dia de ontem ficou marcado por um empate injusto no "derby" de Andebol e por um desaire no confronto europeu de Basquetebol. Foram dois embates muito interessantes e competitivos onde mostramos predicados que devem fazer parte de qualquer equipa do SL Benfica: raça, querer e ambição.

Confira o rescaldo dessas duas partidas onde o Glorioso não conseguiu sair vitorioso. 

No "derby" lisboeta, SL Benfica e Sporting empataram a 32 golos na 13ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.
Antes de me debruçar sobre o jogo propriamente dito, quero realçar a excelente moldura humana e ambiente criados pelos nossos adeptos no Pavilhão nº2 da Luz. Assim, sim! 
A primeira parte teve sempre uma toada de equilíbrio. Os encarnados estiveram praticamente os 30 minutos na frente do marcador, mas o conjunto leonino ia chegando ao empate por diversas vezes. Neste encontro os ataques superiorizaram-se às defesas de forma clara. Enquanto o Sporting CP se destacava pela maior qualidade individual da sua 1ª Linha, já as "águias" apostavam no "pivot" José Costa que ia dando enormes problemas à defesa contrária. Chegamos ao descanso com a nossa equipa a vencer justamente pela margem mínima (16-15). 
Os leões entraram mais fortes na segunda parte e passaram pela primeira vez para a frente do marcador (18-19). Com Fábio Magalhães em destaque no remate, o adversário aumentou a vantagem para os três golos de diferença quando faltavam cerca de 20 minutos para o fim do encontro. Continuaram na liderança do marcador sempre com o Benfica a responder, até que, à entrada dos últimos 10 minutos, Dario Andrade restabeleceu a igualdade (26-26). 
Por esta altura, o técnico do Sporting pediu um desconto de tempo, mas foram os encarnados a voltarem à vantagem por dois golos de diferença (30-28 e 31-29). Por pouco tempo, porém. Pedro Portela empatou a 31 golos quando faltam pouco mais de 3 minutos para o apito final. Nesta fase, notou-se alguma inexperiência do colectivo benfiquista que, com mais calma na finalização, podia ter "arrumado" o jogo a seu favor. 
Antevia-se uma fase final de partida frenética, cheia de emoções. E assim foi. José Costa voltaria a colocar os encarnados em vantagem num lance que devia ter dado exclusão ao atleta do Sporting, isto porque, alguns minutos antes, Cláudio Pedroso foi alvo de exclusão por 2 minutos numa situação idêntica. Critérios diferentes em claro prejuízo do SL Benfica e com influência directa no resultado final. Mais uma vez. Já chega! 
Na resposta, Pedro Solha faz o 32-32 num livre de sete metros e os encarnados, no seu último ataque, não conseguiram desfeitiar Ricardo Candeias.
Um resultado injusto e muito inglório para a qualidade de jogo exibida pelos comandados de Mariano Ortega. Merecíamos a vitória, a qual nos permitiria ultrapassar este rival na tabela classificativa. Continuo a ver muitos sinais positivos para o futuro. Estamos no caminho certo. Continuando a trabalhar assim, iremos ser felizes. 

Resultados Finais da 13ª Jornada

SL BENFICA 32-32 Sporting
ABC 41-22 GC Santo Tirso
Passos Manuel 34-28 Xico Andebol
Madeira SAD 24-17 Sp. Horta
Águas Santas 31-29 ISMAI
Belenenses 28-35 FC Porto 


O Tri-Campeão Nacional de Basquetebol saiu derrotado do embate frente aos franceses do JSF Nanterre, em partida a contar para a 5ª Jornada do Grupo E da EuroChallenge. 
O adversário confirmou logo nos primeiros minutos toda a qualidade que lhes era apontada.  Com um parcial de 0-11, cedo dispararam no marcador. Os pupilos às ordens de Carlos Lisboa sentiram imensas dificuldades em condicionar o jogo e talento ofensivos dos gauleses e nem mesmo a defesa "zona" surtia o efeito desejado, dada a eficácia do tiro exterior do Nanterre. O ritmo elevado colocado por este poderoso opositor nas transições rápidas não dava qualquer "chance" aos encarnados. Os 23 pontos de vantagem que o conjunto francês já tinha ao intervalo (31-54) espelhavam bem a diferença de qualidade a todos os níveis entre os dois conjuntos. Temia-se um desaire muito pesado para os encarnados. 
Na etapa complementar, o Benfica surgiu muito melhor, mais assertivo a executar no ataque, sobretudo nas acções de bloqueio directo, quase sempre exploradas com sucesso pela dupla Mário Fernandes e Frederick Gentry. O Nanterre começava a sentir problemas em parar os encarnados e a diferença baixou para onze pontos perto do final do terceiro período. 
Os campeões nacionais ameaçavam encurtar significativamente o resultado, mas a qualidade individual dos jogadores contrários permitia ao Nanterre continuar com uma margem confortável na liderança do marcador. 
Com Jobey Thomas a ser alvo de marcação cerrada pelos adversários, João Soares e Fred Gentry eram as principais armas ofensivas dos encarnados, tendo sido capazes de colocar a diferença na casa das unidades a 4 minutos do final do encontro (75-84). 
Contudo, nos minutos finais, os ressaltos ofensivos conquistados pelos franceses permitiram "segundas bolas" que tiraram tempo de ataque ao Benfica, inviabilizando assim uma reviravolta épica.
Ganhou a melhor equipa. Circulou muito bem a bola ao longo de toda a partida, criando muitos desequilibrios na defesa encarnada. Fizemos uma brilhante segunda parte oferecendo uma enorme réplica perante um rival com grandes ambições nesta prova.
Uma nota de grande realce para a fantástica exibição de Frederick Gentry (32 pontos e 9 ressaltos). Muita inteligência e eficácia nas áreas próximas do cesto, mesmo a jogar de costas para ele. 
Depois deste desafio importa agora mudar novamente o "chip" para as provas internas, pois já no Sábado temos uma deslocação até à Maia, na qual temos a obrigação de somar mais um triunfo. 

Resultados Finais da 5ª Jornada

SL BENFICA 86-96 JSF Nanterre
Kataja Basket 83-85 Belfius Mons-Hainaut 



1 comentário:

  1. Obrigado pelo bom trabalho Faneca. Para quem quer acompanhar as modalidades e nem sempre pode ver os jogos, este blogue é referência e estes "resumos escritos" são fantásticos.

    ResponderEliminar