sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Aproxima-se mais um fim-de-semana em que as nossas modalidades de pavilhão estarão em acção. A cidade da Maia, o mítico Acácio Rosa e o arquipélago dos Açores, além do complexo da Luz serão centros merecedores da atenção dos benfiquistas ecléticos na próxima jornada desportiva. 

Fique com os horários e análise de todas as partidas onde esperamos que o Glorioso seja feliz. 

Sábado, pelas 16 horas, o Tri-Campeão Nacional de Basquetebol recebe o Illiabum na 3ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. Esta partida será transmitida em directo e exclusivo pela BTV. 
Entre os dois primeiros embates europeus, defrontamos uma das grandes surpresas deste início de temporada. A formação da região de Aveiro soma duas excelentes vitórias nas primeiras rondas desta fase, em Oliveira de Azeméis e na recepção ao Galitos do Barreiro, respectivamente. Este conjunto que subiu, na última época, ao principal escalão do basquetebol nacional tem como grande objectivo a permanência no convívio das melhores equipas de Portugal. Mantém a base da época transacta, acrescentando reforços de qualidade como o norte-americano Derek Elston e o luso Sérgio Correia. 
Não obstante apresentar estes predicados, o plantel às ordens de Carlos é amplamente favorito a conquistar mais um triunfo. Bem sei que o cansaço europeu causará alguns danos, todavia  dada a enorme extensão qualitativa da nossa equipa, a participação na EuroChallenge nunca poderá servir de desculpa para algum desaire interno. 
Dominar a luta dos ressaltos, apostar mais no jogo interior onde temos superioridade a vários níveis, e eficácia no tiro exterior são aspectos fundamentais para lograr mais um sucesso sem grandes problemas. 

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 3ª Jornada

Sábado - dia 8:

SL BENFICA-Illiabum 16h BENFICA TV
Algés-Maia Basket 16h30
Galitos Barreiro-CAB Madeira 18h
Oliveirense-V. Guimarães 21h
BC Barcelos-Sampaense 21h

Domingo - dia 9:

Ovarense-Lusitânia 16h 


Mais uma deslocação ao Norte do país para o Bi-Campeão Nacional de Voleibol. Desta feita visita o terreno do Castêlo da Maia em partida a contar para a quinta ronda da 1ª Fase do Nacional da modalidade. 
A formação maiata apresenta-se, teoricamente, mais frágil do que no ano anterior. O espelho disso mesmo é o seu desempenho irregular, até ao momento, na prova. Perderam o seu fantástico pontuador Pedro Figueiredo. No centro da rede viram Ivo Rodrigues fugir para o SC Caldas, João Malveiro ingressar no Atl. Madalena, e o libero Ivo Casas decidir jogar de "águia ao peito". São muitas mudanças na "equipa surpresa" da temporada 2013-2014. Em sentido contrário, o oposto brasileiro Cristiano Ferreira é a principal aquisição da nova temporada. 
Apesar desta reestruturação, estou certo que o Castêlo da Maia jogará com toda a alma em cada ponto. Continua forte na recepção (Ricardo Lima é excelente) e defesa baixa. Muito do seu jogo ofensivo passará pelo seu novo oposto. Por seu turno, a eficácia do seu bloco é um dos pontos mais fracos que devemos explorar. 
O segredo para o SL Benfica superar este obstáculo passa por ter o máximo respeito pelo adversário. Todo o cuidado é pouco! A meia-final da Taça do ano passado foi um sério aviso a toda a navegação encarnada. 
Cada desafio nesta fase, com o novo modelo de competição, é importante e não podemos perder qualquer ponto. Força Rapazes!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 5ª Jornada

Sábado - dia 8:

Castêlo da Maia-SL BENFICA 17h Seguir em: http://www.fpvoleibol.pt/resultados.php
Vilacondense-SC Caldas 15h30
Leixões-Sp. Espinho 17h
Clube K-Ac. Espinho 18h
V. Guimarães-Esmoriz 18h
Fonte Bastardo-Atl. Madalena 20h 


O Pavilhão nº 2 da Luz é o palco do jogo "grande" da 8ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol que coloca frente-a-frente o SL Benfica e o histórico ABC de Braga. O nosso canal possibilitará, mais uma vez, aos Benfiquistas de todo o mundo assistirem a este confronto intenso. 
Espero um conjunto minhoto a defender com a máxima agressividade e união, de modo a provocar erros no adversário e sair em transições rápidas ou contra-ataques. É a grande arma deste adversário. Apresentam dificuldades no ataque organizado, pois o "poder de fogo" da sua 1ª linha não é muito forte. É uma equipa à imagem do seu técnico Carlos Resende. Inteligente e paciente na gestão da posse de bola, nunca baixando os "braços" perante as adversidades. 
Os comandados de Mariano Ortega encontram-se motivados pelo triunfo em terreno alheio perante o Águas Santas. Contudo, para alcançarem mais um sucesso, devem ser mais regulares ao longo dos 60 minutos, defendendo bem durante todo o jogo e, em processo ofensivo, colocando a bola, sempre que possível, no pivot José Costa, que irá criar muitos problemas na defesa contrária. Penso que Tiago Pereira deve ser o central organizador do nosso ataque, com Elledy Semedo e Javier Borragan (ou Cláudio Pedroso) nas laterais. 
Espero um embate equilibrado e acredito que será a equipa que melhor defender aquela que irá triunfar. 
Num ano de aposta séria na Formação era bonito uma boa afluência de público para incentivar os nossos jovens a mostrarem todo o seu valor. 

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 8ª Jornada

Sábado - dia 8:

SL BENFICA-ABC 18h BENFICA TV 
GC Santo Tirso-FC Porto 18h BOLA TV
Belenenses-Sp. Horta 18h
Xico Andebol-Madeira SAD 18h
Passos Manuel-Águas Santas 18h30

Domingo - dia 9:

Sporting-ISMAI 17h


O arquipélago dos Açores é o anfiteatro da jornada 6 do Campeonato Nacional para o Hóquei em Patins encarnado. A visita a casa do Candelária, na noite de Sábado, será mais uma "Final" para o conjunto orientado por Pedro Nunes. 
Tenho que ser realista e dizer que esta deslocação já foi muito mais complicada há alguns anos. Os açorianos atravessam vários problemas financeiros, com os seus atletas a não receberem os respectivos salários há vários meses. A sua meta é a manutenção na 1ª Divisão nacional. Apresentam um plantel composto por hoquistas muito experientes como Tiago Resende, Pedro Afonso, Mauro Fernandez ou Alan Fernandes. Todo o cuidado é pouco!
Se o SL Benfica quiser - como certamente quererá - conquistar o título, não pode desperdiçar qualquer ponto neste tipo de jogos. Para tal é obrigatório aumentar exponencialmente a qualidade exibida nas últimas partidas. 
Concentração defensiva desde o primeiro segundo, intensidade e velocidade na troca de bola e eficácia quando surgirem as oportunidades de golo serão argumentos fundamentais a apresentar no ringue.
Quero ver jogadores como Tiago Rafael ou Miguel Rocha a mostrarem porque fazem parte do plantel encarnado. Está na altura de darem o passo em frente. 

Campeonato Nacional - Jogos da 6ª Jornada

Sábado - dia 8:

Candelária-SL BENFICA 22h Seguir em: http://www.livestream.com/tvradiopico
Oliveirense-Juv. Viana 17h
CD Póvoa-FC Porto 18h
Paço de Arcos-AD Valongo 18h
CH Carvalhos-AD Sanjoanense 18h
OC Barcelos-HC "Os Tigres" 21h30

Domingo - dia 9:

HC Turquel-Sporting 15h BOLA TV 


Para Domingo, às 17 horas, está marcado um duelo histórico no Futsal que opõe as equipas do Belenenses e do SL Benfica para a 9ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
Mais um teste à liderança dos homens de "águia ao peito". Pela frente terão os rapazes da Cruz de Cristo motivadíssimos em criar uma grande surpresa.
O conjunto que mora em Belém conquistou, na ronda anterior, o seu primeiro triunfo nesta fase da prova. Encontra-se, neste momento, no antepenúltimo lugar da pauta classificativa. Sofreu uma grande remodelação e a sua aposta passa pela juventude de elementos oriundos de escalões secundários. Por certo terão como estratégia um posicionamento defensivo "baixo" apostando no erro adversário para criar problemas na baliza benfiquista. 
A paciência (nada de passividade) é um adjectivo que deve estar presente na mente dos encarnados. Obviamente somos superiores mas isso é para se mostrar no campo. As camisolas não ganham jogos!
Sempre ao ritmo de Chaguinha, espero continuar a ver o processo de evolução positiva da formação treinada por Joel Rocha. Agora com Bruno Pinto recuperado e a mais recente contratação de Mancuso, dispomos de mais opções para a rotação que deve ser feita pelo nosso técnico e que irá trazer mais qualidade ao nosso jogo. 
O segredo passa por não deixar o opositor acalentar esperanças num bom resultado. Entrar forte e resolver este obstáculo o mais rápido possível. Relembro que os sucessos passados diante dos rivais Sp. Braga ou Sporting só terão valor se correspondidos com triunfos nas partidas seguintes.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 9ª Jornada

Domingo - dia 9:

Belenenses-SL BENFICA 17h RTP 2

Sábado - dia 8:

Boavista-Leões de Porto Salvo 16h
Sp. Braga-Modicus 16h
AD Fundão-Unidos Pinheirense 16h
Burinhosa-Rio Ave 18h30
Sporting-Póvoa Futsal 18h30
SL. Olivais-Dramático de Cascais 19h 


FORÇA SL BENFICA!!! 1904!!!

GANHAR!!! GANHAR!!! GANHAR!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário