quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Os últimos dias das modalidades de pavilhão do SL Benfica ficaram marcados por uma vitória sofrida no Hóquei em Patins, um triunfo saboroso no Andebol num terreno complicado e uma derrota caseira no regresso à Europa do Basquetebol encarnado. 

Confira o rescaldo dessas três partidas onde o Glorioso esteve em acção. 

Na noite de terça-feira, o Hóquei em Patins encarnado recebeu e bateu o Paço de Arcos por 4-3, em encontro da 5ª Jornada do Campeonato Nacional.
Como infelizmente já vem sendo hábito principalmente no Pavilhão Fidelidade, os comandados de Pedro Nunes entraram amorfos, com um ritmo muito baixo e pouco concentrados a nível defensivo. A consequência desse mau início foi que o adversário chegou ao intervalo a vencer por 0-1, fruto de um grande penalidade concretizada aos 8 minutos de jogo. Não podemos dar 25 minutos de avanço! É muito perigoso! Nesta modalidade todos os opositores têm valor para criar surpresas muito desagradáveis. 
No segundo tempo, a atitude foi completamente diferente e, volvidos 4 minutos, já Valter Neves restabelecia a igualdade com um remate de longa distância. Porém, logo na resposta, o conjunto da Linha voltou a recuperar a liderança do marcador através do ex-benfiquista João Beja. Mais um encontro de enorme sofrimento. 
O SL Benfica foi em busca da reviravolta, mas o guarda-redes contrário ia frustrando todas as ofensivas encarnadas. Faltavam pouco mais de 14 minutos para o fim quando o genial argentino Carlos López, com dois golos de "rajada", colocou os homens de "águia ao peito", pela primeira vez, na frente do placar. Estava feito o mais difícil. 
Ainda assim, o Glorioso contabilizava nove faltas e corria o risco de fazer a décima e conceder uma hipótese ao conjunto visitante para empatar de novo a contenda. 
Quando faltavam 8 minutos para o fim, Diogo Rafael fez o 4-2 e parecia estar encontrado o vencedor. O Paço de Arcos não baixou os braços e reduziu o marcador para a diferença mínima, a cinco minutos do final do encontro. Estava tudo em aberto. 
Mas quando mais precisávamos de inteligência na gestão e controlo do jogo, Nicolia e seus companheiros fizeram-no de forma impecável, sem darem qualquer oportunidade ao adversário de chegar ao empate. 
Triunfo sofrido mas merecido. Estamos na liderança da pauta classificativa. Contudo é preciso jogar com muita mais qualidade. A equipa está longe de render aquilo que pode render. Bem sei que estamos numa fase intensa, com muitos desafios pela frente, mas um candidato ao título a jogar assim vai sofrer bastante ao longo da época, principalmente "fora de portas". 
Segue-se a "perigosa" viagem até aos Açores onde é obrigatório conquistar mais três pontos.

Resultados Finais da 5ª Jornada

SL BENFICA 4-3 Paço de Arcos
Sporting 6-0 CD Póvoa
Juv. Viana 7-2 Candelária
AD Valongo 2-2 OC Barcelos
HC "Os Tigres" 3-2 HC Turquel
AD Sanjoanense 1-5 Oliveirense
FC Porto-CH Carvalhos (12/11, 21h)


A equipa de Andebol do SL Benfica venceu o Águas Santas por 25-30 na deslocação ao terreno maiato, em partida a contar para a sétima ronda da 1ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade. 
Os primeiros minutos foram de total domínio dos homens da casa. Os encarnados apresentaram-se com uma defesa muito passiva, o que motivou uma desvantagem de quatro golos e levou o técnico espanhol Mariano Ortega a pedir o seu desconto de tempo. O processo ofensivo também não funcionava da melhor forma, pois o pivot José Costa estava a ser muito bem defendido e o nosso "poder de fogo" da 1ª Linha não existia. 
Reagimos e conseguimos diminuir a diferença para a margem mínima. Todavia, quando tivemos oportunidades para chegar ao empate cometemos sempre erros infantis na transição ofensiva que possibilitavam ao adversário recuperar a bola e alargar a sua vantagem. Assim, no recolher aos balneários, o Águas Santas vencia de forma justa por 15-12. 
Um Benfica completamente revigorado a todos os níveis foi aquilo a que tivemos o prazer de assistir na etapa complementar do encontro. Mais agressivo no processo defensivo, principalmente na marcação ao pivot (Juan Couto) e central (Pedro Cruz) contrários. A partir daí conseguimos "roubar" várias vezes a bola, permitindo a execução de vários contra-ataques fáceis concretizados com sucesso. 
A tudo isto soma-se a desorientação do adversário que viu o seu treinador expulso e várias exclusões justas dos seus atletas. Nesta senda, o Benfica aproveitou para dar a reviravolta no placar e ganhar uma vantagem segura (18-22) à entrada dos últimos 15 minutos. 
A formação visitada ainda reagiu (21-22), porém os encarnados, com um Javier Borragan (8 golos) em grande destaque, foram superiores na fase decisiva e conquistaram uma vitória importante para afastar "fantasmas" do passado. 
Mais uma vez, os jovens do nosso plantel foram opções válidas em momentos importantes do jogo. Isto é uma verdadeira aposta na Formação! Para exemplificar, posso dizer que terminámos a partida com Paulo Moreno na função de pivot e Davide Carvalho na ponta direita. 
Já no próximo Sábado, recepção ao histórico ao ABC, noutro jogo de elevado grau de dificuldade. Jogo a jogo, com toda a ambição. 

Resultados Finais da 7ª Jornada

Águas Santas 25-30 SL BENFICA
Belenenses 28-25 GC Santo Tirso
ISMAI 31-30 Xico Andebol
Sp. Horta 38-33 Passos Manuel
ABC 32-33 Sporting
Madeira SAD-FC Porto (Hoje, 18h)


No regresso às competições europeias, os Tri-Campeões Nacionais de Basquetebol perderam frente aos belgas do Mons-Hainaut por 69-79, para a 1ª Jornada do Grupo E da EuroChallenge. 
A primeira nota vai para a afluência de público. Sem estar casa cheia, as bancadas da Luz estavam bem compostas, sinal que este retorno aos palcos europeus é do agrado dos Benfiquistas. Espero que assim continue. 
Quanto ao embate tivemos um primeiro período muito equilibrado (15-17) com fraca eficácia no tiro exterior de ambas as equipas, mas já com os belgas a superiorizarem-se nas tabelas. 
Nos dez minutos seguintes assistiu-se à melhor fase encarnada da partida. Se, por um lado, defendemos bem, por outro lado, no ataque, um Jobey Thomas (17 pontos, 11 assistências) de grande nível conduziu toda a equipa a atingir um nível muito elevado de qualidade. O descanso chegou com o Benfica na frente do marcador por três pontos de diferença (39-36). Partida muito bem disputada. 
O início da etapa complementar ficou marcado pela maior diferença conseguida pelos encarnados (44-36). No entanto, o adversário, que conta com 7 norte-americanos e um plantel muito extenso ao nível qualitativo reagiu. E através do lançamento exterior protagonizou um parcial de 0-10, mudando o sentido da partida. Jobey Thomas passou a ser defendido de uma forma mais agressiva, impedindo-o de fazer lançamentos "fáceis". Aliando a isto um grande domínio na luta dos ressaltos, a formação contrária conseguiu sair a vencer por 7 pontos para os últimos 10 minutos (52-59).
No derradeiro parcial, os encarnados ainda se colocaram a três pontos de distância (63-66) através de um triplo de Ronald Slay (14 pontos). Mas a maior experiência europeia do adversário na fase decisiva da partida ditou as leis. Foram superiores principalmente nas situações de 1x1 e na luta das tabelas, conseguindo muitos ressaltos ofensivos que deram segundos lançamentos ao conjunto belga. 
Perder nunca é bom. Vitórias morais no Benfica não existem. Ainda assim, apesar da derrota, os pupilos às ordens de Carlos Lisboa equilibraram um desafio diante de um opositor que ainda há pouco tempo era finalista desta competição. Estes jogos vão servir para evoluirmos a vários níveis. E isso reflectir-se-á mais à frente na época. 
Agora é mudar o "chip" para o Campeonato. Daqui a dois dias já recebemos um dos líderes, o Illiabum.

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA 69-79 Belfius Mons-Hainaut
Kataja Basket 70-77 JSF Nanterre


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário