domingo, 16 de novembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Sábado à Benfica! Cinco jogos, cinco vitórias convincentes das modalidades de pavilhão do SL Benfica. Eis um resumo de um saboroso fim-de-semana desportivo. O que me deixou ainda mais contente foi a massa humana presente no complexo da Luz, principalmente nos jogos de Futsal e Hóquei em Patins. E assim se provou que, todos juntos, somos muito mais fortes!

Fique a conhecer todo o rescaldo de um dia que começou, prosseguiu e acabou de forma feliz para o Glorioso. 

Nas Caldas da Rainha, o Bi-Campeão Nacional de Voleibol bateu o Sporting das Caldas pela margem máxima, na 6ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
O técnico José Jardim decidiu optar - e bem - pelo jovem João Oliveira na zona atacante benfiquista, ao lado do reforço - e melhor jogador em campo - André Lopes. No primeiro parcial, a superioridade encarnada foi total (16-25). Servindo com agressividade, colocando dificuldades na recepção do adversário e apostando num bloco muito forte, o Benfica não deu hipóteses à equipa da casa.
Já no segundo set e, à semelhança daquilo que aconteceu na Maia, os homens de "águia ao peito" revelaram alguma desconcentração e somaram muito erros no "side-out", permitindo que a formação caldense acalentasse esperanças na discussão do jogo (15-11). No entanto, numa recuperação "à Campeão" na fase decisiva do parcial, os visitantes ainda conseguiram triunfar por claros 18-25. 
Esperava-se que o terceiro parcial fosse um passeio para o conjunto benfiquista. Puro engano. O Caldas, com algumas ausências importante, lutou de forma aguerrida. Ainda assim, a maior qualidade dos atletas encarnados fez a diferença, fechando as contas da partida no terceiro set (22-25). 
Realce para mais uma excelente exibição do nosso distribuidor Vinhedo. É fantástico observar a sua velocidade e imprevisibilidade na construção do jogo. Seguimos a um ponto da liderança da Fonte do Bastardo.

Resultados Finais da 6ª Jornada

SC Caldas 0-3 SL BENFICA (16-25; 18-25; 22-25)
Ac. Espinho 1-3 V. Guimarães (25-22; 21-25; 19-25; 22-25)
Atl. Madalena 3-0 Esmoriz (25-11; 25-13; 25-19)
Sp. Espinho 3-0 Vilacondense (25-13; 25-19; 25-22)
Castêlo da Maia 3-0 Clube K (25-15; 25-19; 25-15)
Fonte Bastardo 3-0 Leixões (25-14; 25-18; 25-18)

 
No contexto de uma fase muito intensa a nível competitivo, o Tri-Campeão Nacional de Basquetebol recebeu e derrotou o CAB Madeira por 98-71, em encontro a contar para a 4ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
A oposição madeirense durou 10 minutos. Perdiam no final do 1.º período por 22-18, fruto da eficácia do tiro de longa distância de Jorge Coelho e o jogo interior de Stejan Djukic. Mas a tarde era de grande inspiração dos atiradores benfiquistas. Os comandados de Carlos Lisboa intensificaram a sua acção a nível defensivo, vencendo a luta dos ressaltos; no processo ofensivo, a grande eficácia de praticamente todos os nossos atletas era a nota dominante. Não foi estranho, portanto, ver o marcador, ao intervalo, a assinalar uma vantagem de 18 pontos do SL Benfica. Estava praticamente encontrado o vencedor. 
O descanso não alterou o rumo da partida. A produção atacante da melhor equipa nacional continuava muito elevada e, prova disso, foram os 30 pontos marcados no terceiro período deste embate. A vantagem dos rapazes da Luz já se cifrava acima dos trinta pontos (79-47).
No último parcial, os madeirense reagiram e, aproveitando a gestão de todo o plantel encarnado, conseguiram reduzir a diferença para os 27 pontos finais. 
A título individual, o destaque vai para Seth Doliboa. Melhor jogador em campo com 20 pontos e 5 ressaltos. Está de regresso às boas exibições. E que falta nos tem feito o melhor rendimento do norte-americano!
Segue-se nova viagem europeia, desta feita até à Finlândia, para a terceira ronda do grupo.
Subimos ao segundo posto da tabela classificativa atrás do líder imbatível BC Barcelos. 

Resultados Finais da 4ª Jornada

SL BENFICA 98-71 CAB Madeira
Sampaense 74-68 Ovarense
Illiabum 51-77 Algés
V. Guimarães 89-66 Galitos Barreiro
Lusitãnia 59-57 Oliveirense
Maia Basket 67-78 BC Barcelos 


O Futsal encarnado mantêm-se firme na liderança da Fase Regular do Campeonato Nacional, isto porque venceu o Burinhosa, no Pavilhão nº 2 da Luz, por sete bolas a uma. 
A equipa surpresa da época, até ao momento, entrou melhor e colocou-se em vantagem nos primeiros minutos do encontro, fruto de um bom trabalho colectivo. A formação sediada em Alcobaça revelou-se muito agressiva e a consequência disso mesmo foi a chegada, desde muito cedo, às cinco faltas. A meio da primeira parte, o conjunto visitante fez a sexta falta e Patias falhou, numa primeira oportunidade, um livre de 10 metros. A partir de então, os homens liderados por Joel Rocha procuraram de todas as maneiras e feitios a baliza contrária. 
À passagem do minuto 16, Alessandro Patias redimiu-se e restabeleceu a igualdade numa boa transição ofensiva dos encarnados. Poucos momentos depois, num fantástico desenho de ataque das "águias", Jefferson fez o 2-1, após assistência de Alan Brandi. Ainda antes do recolher aos balneários, o SL Benfica ia aumentar a vantagem para números confortáveis. Primeiro, em nova oportunidade para Patias na marcação de um livre dos 10 metros que, desta feita, o italiano não desperdiçou; depois na sequência de uma boa pressão benfiquista, surgiu o 4-1 assinatura de Bruno Coelho. 
Na etapa complementar, a supremacia benfiquista acentuou-se. Ao ritmo de um energético Chaguinha que coloca em campo uma intensidade brutal, os encarnados aproveitaram para chegar à goleada. Ré (por duas vezes) e Patias (chegou ao "hat-trick") coloriram uma exibição muito consistente dos encarnados. 
Próximo obstáculo: Boavista. Espero que seja mais uma deslocação onde mostremos que estamos no caminho do título. 

Resultados Finais da 10ª Jornada

SL BENFICA 7-1 Burinhosa
Póvoa Futsal 3-3 SL. Olivais 
Modicus 1-4 Sporting
Rio Ave 3-4 Boavista
Leões de Porto Salvo 4-2 AD Fundão
Dramático de Cascais 6-7 Belenenses
Unidos Pinheirense 3-8 Sp. Braga


A fechar um Sábado de grande emoções, no jogo "grande" da sétima ronda do Campeonato de Hóquei em Patins, o SL Benfica superou, de forma inequívoca, a Oliveirense por 5-2, num Pavilhão Fidelidade com excelente ambiente. 
Perante um opositor com um plantel de grande valor, mas a atravessar um mau momento, os encarnados fizeram a melhor exibição da temporada. Assim, sim! É este o Benfica que quero ver em todos os jogos desta Liga. É claro que existem dias de menor eficácia, mas a concentração, a atitude, a intensidade/velocidade e inteligência de jogo têm que estar sempre presentes em qualquer ringue deste país. 
A formação encarnada abriu cedo o marcador, graças a uma grande stickada do capitão Valter Neves. Os homens de Oliveira de Azeméis ainda tiveram uma grande oportunidade para empatar, mas Guillem Trabal defendeu o livre directo batido por Montivero. O ascendente benfiquista era enorme, pelo que, perto do intervalo, Miguel Rocha protagonizou o momento da partida. Um golo capaz de "levantar" um pavilhão. Bateu o espanhol Xavier Puigbi por entre as pernas e ampliou, de forma justa, a vantagem encarnada. Um hino ao hóquei! Que o motive para os próximos compromissos. 
Na segunda metade, a toada do jogo manteve-se. Supremacia a todos os níveis dos pupilos treinados por Pedro Nunes. Num minuto, Carlos López, após assistência de Diogo Rafael, e João Rodrigues não perdoaram e colocaram o placar num esclarecedor 4-0. 
A equipa liderada pela ex-glória encarnada Vitor Fortunato reagiu e Casanovas reduziu a diferença, quando faltavam 12 minutos para o fim. Porém, na resposta, Valter Neves bisou, deitando por terra as aspirações dos forasteiros. 
Já no último minuto, Nélson Pereira marcaria o segundo golo da Oliveirense, sentenciando as incidências deste embate. 
Prosseguimos na frente da classificação, a par do rival FC Porto. Agora importa mudar o "chip" para a Liga Europeia, pois, no próximo Sábado, enfrentaremos o Quevert. 

Resultados Finais da 7ª Jornada

SL BENFICA 5-2 Oliveirense
CD Póvoa 3-4 HC Turquel
FC Porto 9-2 AD Sanjoanense
HC "Os Tigres" 4-4 Paço de Arcos
Sporting 4-2 OC Barcelos
Juv. Viana 6-3 CH Carvalhos
AD Valongo 7-7 Candelária 


Assisti, na Maia, ao triunfo da nossa equipa de Andebol diante do ISMAI por 23-44, em desafio da 9ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Perspectivava-se um encontro equilibrado, porque o conjunto da casa vinha de um sucesso surpreendente - e brilhante, diga-se - diante do Sporting, na condição de visitante. Já o plantel às ordens de Mariano Ortega tinha realizado, no último encontro, uma péssima exibição, perdendo de forma clara frente ao ABC, em pleno Pavilhão da Luz.
Este jogo teve duas partes completamente distintas. Nos primeiros 30 minutos, a formação maiata aproveitou a passividade defensiva e o desacerto ofensivo dos encarnados. O recolher ao balneários chegava com o marcador a assinalar um 14-12 a favor do ISMAI. Merecido. 
Na etapa complementar tudo mudou. O SL Benfica transfigurou-se para muito melhor, a todos os níveis. Apoiados numa defesa agressiva e na inspiração do guarda-redes Hugo Figueira, conseguimos debelar a eficácia ofensiva do adversário. 
Já no ataque, a precipitação e desorganização da primeira parte deram lugar à paciência e inteligência na procura das melhores soluções para finalizar. Um parcial de 6-1 logo na entrada a nosso favor assegurou uma boa "almofada" de vantagem que foi gerida e até alargada até ao final. 
Deixo aqui duas notas importantes. José Costa deve ser mais solicitado no processo ofensivo. Ele "ganha" exclusões, ele "desfaz" as defesas contrárias. A outra referência vai para o nosso treinador, Mariano Ortega. Gosto muito da aposta que tem sido feita na formação, mas parece-me que realiza uma rotação totalmente programada na preparação do jogo. Ou seja, não toma em consideração o rendimento e marcador no concreto jogo. Não concordo com isto. 
Para a semana temos a estreia na Taça Challenge. Jogo a jogo, com toda a ambição, rumo aos sucessos.

Resultados Finais da 9ª Jornada

ISMAI 24-33 SL BENFICA
Sp. Horta 32-31 GC Santo Tirso
FC Porto 37-20 Xico Andebol
Madeira SAD 25-32 Sporting
ABC 37-29 Passos Manuel
Águas Santas 31-24 Belenenses 



Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!



3 comentários:

  1. Boas,

    Estive no Futsal e no Hóquei e realmente o ambiente esteve fantástico. Saí de lá rouco mas valeu a pena. Mas, como não há bela sem senão, em ambos os jogos houve rebentamento de petardos... só gostava que um desses senhores lhe rebentasse o petardo na mão e fosse parar ao hospital. Para ver se com o susto eles páram com essas merdas que só prejudicam o clube.
    Quanto ao andebol, concordo com o teu reparo ao treinador. Não se compreende... a não ser que, como este ano há playoff, ele esteja a rodar a equipa para que chegue nas melhores condições a essa fase decisiva. Ainda assim, acho que exagera...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo seu testemunho.

    Louvamos um aumento de assistência registado nos últimos tempos em jogos caseiros quer do Futsal e do Hóquei em Patins. Oxalá que se mantenha esta toada e que se alastre às restantes modalidades encarnadas.

    Até ao momento, o Mariano Ortega dá a entender que aposta bastante na Formação contudo parece que não olha ao resultado ou ao momento da equipa quando faz alterações no decorrer do jogo. Temos de pensar jogo a jogo, ainda falta muito tempo para se falar ou pensar nos Playoffs...

    A temática da utilização de materiais pirotécnicos anda muito em voga, sobretudo devido às constantes multas e ameaças que o Benfica tem sido alvo por parte das entidades máximas que gerem o Desporto. Quando a segurança das pessoas está em risco obviamente há que impedir/evitar esse tipo de situações.
    Pessoalmente não sou totalmente contra a utilização de alguns destes tipos de artefactos, desde que o seu propósito seja unicamente o espectáculo e devidamente manuseadas, como por exemplo as tochas/potes de fumo vermelho.

    Gloriosas saudações benfiquistas

    ResponderEliminar