sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Perspectiva-se um Sábado intenso, de emoções fortes, para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Adversários de boa valia terão que ser superados para cumprirmos o nosso destino. Apelo a todos os Benfiquistas para mostrarem, num fim-de-semana sem Futebol, que o Glorioso é muito mais que onze jogadores num relvado. 

Confira a antevisão de todos as partidas onde se espera que os homens que envergam o "Manto Sagrado" sejam felizes. 

Ao início da tarde, no Pavilhão Fidelidade, o Tri-Campeão Nacional de Basquetebol defronta o CAB Madeira na 4ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. Este é um embate que foi trocado com a 15ª ronda da prova, em virtude da presença dos encarnados nas competições europeias, assim se evitando mais uma viagem nesta altura da época. 
A formação madeirense sofreu uma grande reformulação no plantel. Não iniciou bem a temporada, mas o triunfo conquistado no Barreiro, na última jornada, traz maior motivação a esta equipa. O trio de americanos composto pelo base Jordan Aaron e os extremos Jovonni Shuler e Sampson Carter, juntamente com o duo de poste portugueses Jorge Coelho e Stefan Djukic formam um bom "5 inicial" capaz de dar luta a qualquer rival da Liga. Um grande problema desta equipa é a falta de soluções no banco. Normalmente utilizam apenas 7 jogadores (no máximo). 
Os comandados de Carlos Lisboa podem e devem impôr o ritmo elevado que têm apresentado nas competições europeias. O desgaste não pode servir de desculpa, até porque internacionais portugueses como João Soares, Diogo Carreira ou Cláudio Fonseca tiveram poucos ou nenhuns minutos de utilização em França, na última terça-feira. 
Se defendermos bem e ganharmos a luta das tabelas, o sucesso fica muito mais próximo de ser alcançado. No ataque impõe-se uma maior aposta no jogo interior e na penetração para o cesto, de molde a não dependermos em demasia da inspiração dos nossos atiradores. 

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 4ª Jornada

Sábado - dia 15:

SL BENFICA-CAB Madeira 15h BENFICA TV
Sampaense-Ovarense 16h
Illiabum-Algés 18h
V. Guimarães-Galitos Barreiro 18h
Lusitânia-Oliveirense 21h30
Maia Basket-BC Barcelos 21h30 


Também às 15h entra em campo o Bi-Campeão de Voleibol, nas Caldas da Rainha, num embate diante do Sporting das Caldas a contar para a sexta etapa da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Ao que parece, a Sport TV "descobriu" que esta modalidade de que são titulares dos direitos de transmissão existia, isto porque ainda não tinham exibido nenhum encontro, excepção feita à Supertaça. Sejam bem-vindos!
Esta equipa sediada no distrito de Leiria tem como grande objectivo a manutenção no principal escalão. Para tal reforçou-se com qualidade, principalmente no centro da rede (Ivo Rodrigues e Nuno Pereira) e na distribuição, com a chegada do ex benfiquista Francisco Pombeiro. Jogarão sem qualquer pressão negativa, pois o SL Benfica é "ultra-favorito" a somar os três pontos. Estou certo que a formação visitada irá deixar tudo em campo, disputando qualquer ponto como se fosse o último das suas vidas. 
Do nosso lado, os pupilos às ordens de José Jardim não podem facilitar. Concentração máxima, não permitindo ao opositor acreditar numa surpresa. Os três pontos não podem fugir dos "rapazes da Luz". Apostaria no jovem João Oliveira a titular, pois a qualidade que tem mostrado sempre que é chamado ao campo justifica essa opção. 
O primeiro posto desta fase é muito importante na discussão do título. Nunca esquecer deste "pequeno grande" pormenor. 

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 6ª Jornada

Sábado - dia 15:

SC Caldas-SL BENFICA 15h SPORT TV 2
Castêlo da Maia-Clube K 16h
Sp. Espinho-Vilacondense 16h
Atl. Madalena-Esmoriz 16h
Ac. Espinho-V. Guimarães 18h
Fonte Bastardo 3-0 Leixões (25-14; 25-18; 25-18)


Mal termine o encontro de Basquetebol há Futsal no Pavilhão nº 2 da Luz. Os encarnados recebem o recém-promovido Burinhosa para a 10ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. A nossa Benfica TV transmitirá este desafio em directo e exclusivo. 
Considero o conjunto de Alcobaça a surpresa da competição até ao momento. No primeiro ano a jogar entre os "grandes" encontra-se no quarto posto da pauta classificativa, somando 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Mantém a base que lhes permitiu a promoção na época transacta. Perderam para o Sporting o goleador Cássio e recorreram ao mercado brasileiro para reforçar o seu plantel com o guarda-redes Welton, o pivot Marquinhos e o pivot Bruno Cintra. Praticam um futsal de qualidade/intensidade, com uma mescla de jogadores experientes como Nino e diversos jovens com muito potencial. 
Na defesa da liderança, os homens de "águia ao peito" têm que, em primeiro lugar, respeitar ao máximo quem está do outro lado da quadra. Evitar erros defensivos que permitam golos fáceis, como aconteceu frente ao Belenenses, é o primeiro passo para evitar dissabores. Já no processo ofensivo importa continuar a desenvolver o processo evolutivo com grande velocidade na troca de bola e, fundamentalmente, revelar eficácia na hora da finalização. 
Espero um belo espectáculo entre duas das formações que têm mostrado maior qualidade nesta temporada. 

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 10ª Jornada

Sábado - dia 15:

SL BENFICA-Burinhosa 16h30 BENFICA TV
Póvoa Futsal-SL. Olivais 16h
Modicus-Sporting 17h RTP 2
Rio Ave-Boavista 18h
Leões de Porto Salvo-AD Fundão 18h30
Dramático de Cascais-Belenenses 20h

Domingo - dia 16:

Unidos Pinheirense-Sp. Braga 16h


Na Maia, pelas 18h, a equipa de Andebol do SL Benfica enfrenta o ISMAI em encontro da 9ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Os benfiquistas do Norte que não puderem "dar um salto" ao pavilhão, podem ver o jogo n' A BOLA TV. 
Socorrendo-me apenas ao histórico dos últimos anos, este seria mais um encontro de vencedor previsível (SL Benfica) diante de uma formação maiata frágil que luta por escapar aos últimos lugares da tabela classificativa. No entanto, algumas desses cenários teóricos sofreram, esta época, alterações importantes. O ISMAI está melhor apetrechado e o espelho disso são os sucessos diante do Águas Santas mas, principalmente, na última ronda, frente ao Sporting, por 30-35, na condição de visitante. Apresentam um plantel com vários jogadores com formação no FC Porto que encontraram no ISMAI uma equipa onde podem ter vários minutos de utilização. Na baliza contam com o cubano Yusnier Giron, que se tem revelado uma peça fundamental para a progressão positiva dos maiatos. Sérgio Martins é a principal "arma" ofensiva deste adversário. 
Todos este condimentos anteriormente mencionados são sérios avisos para os rapazes liderados por Mariano Ortega. Adivinha-se uma partida equilibrada. 
Só a vitória interessa aos encarnados após o desaire caseiro frente ao ABC. Só assim poderemos continuar nos lugares cimeiros da classificação. 
A chave para o triunfo passa por defendermos de forma muito agressiva e unida, fundamentalmente o pivot contrário. Em ataque organizado, paciência e inteligência são adjectivos que devem qualificar o processo ofensivo benfiquista. Somos melhor equipa. Agora temos de o provar no campo. 

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 9ª Jornada

Sábado - dia 15:

ISMAI-SL BENFICA 18h BOLA TV
ABC-Passos Manuel 17h
Madeira SAD-Sporting 17h30
Águas Santas-Belenenses 18h
Sp. Horta-GC Santo Tirso 22h

Sexta - dia 14:

FC Porto-Xico Andebol 21h30 


O jogo "grande" da sétima jornada do Nacional de Hóquei em Patins joga-se na Luz onde o SL Benfica e a Oliveirense irão medir forças. Exige-se uma presença em massa de público no apoio aos homens de "águia ao peito" para mais uma "Final" na luta pelo título. 
O plantel sediado em Oliveira de Azeméis tem realizado um início de época aquém das expectativas. Ainda os considero um candidato ao título, apesar dos sete pontos de atraso em relação ao duo da liderança. Comandados por um glória encarnada (Vitor Fortunato), o nosso rival realizou contratações "de peso" para ser campeã. Os internacionais espanhois Xavier Puigbi e Albert Casanovas, aliados ao argentino Montivero, integram-se num plantel já dotado de muita qualidade, onde sobressaem os nomes de André Azevedo, Tó Silva ou Gonçalo Alves. Conhecendo bem o seu técnico, acredito que irão jogar de uma forma muito calculista, ou seja, dando a iniciativa de jogo ao Glorioso e esperando erros deste para criar perigo na baliza de Guillem Trabal. 
Os encarnados não podem arriscar. Frieza e astúcia na gestão da posse de bola são fundamentais para superar este obstáculo. Claro está que a eficácia de golo revelada será fundamental quando surgirem as grandes oportunidades em jogo corrido, mas também nas bolas paradas, as quais são cada vez mais decisivas para encontrar o vencedor. 
Espero que tudo aquilo que pude ver nos Açores encontre confirmação neste desafio de elevado grau de dificuldade. 

Campeonato Nacional - Jogos da 7ª Jornada

Sábado - dia 15:

SL BENFICA-Oliveirense 18h BENFICA TV
FC Porto-AD Sanjoanense 15h
Sporting-OC Barcelos 16h
CD Póvoa-HC Turquel 18h
HC "Os Tigres"-Paço de Arcos 18h 
Juv. Viana-CH Carvalhos 21h30

Domingo - dia 16:

AD Valongo-Candelária 15h BOLA TV 


FORÇA SL BENFICA!!! 1904!!!

GANHAR!!! GANHAR!!! GANHAR!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário