quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Ontem à noite, em França, o SL Benfica saiu derrotado perante o JSF Nanterre por 80-68 em partida da 2ª Jornada do Grupo E da EuroChallange. Quero deixar aqui umas palavras para o excelente "stream" disponibilizado pela equipa gaulesa no seu site que nos permitiu assistir a este excelente jogo de Basquetebol

Diante de um adversário com grande experiência europeia (Euroleague e Eurocup) e que ocupa actualmente os lugares cimeiros da fortíssima Liga francesa, os comandados de Carlos Lisboa entraram mal neste encontro. Muito passivos a nível defensivo, permitiram ao conjunto da casa vários lançamentos com pouca oposição e assim construírem uma vantagem confortável no final do primeiro período (27-15). 
No segundo parcial, com Tomás Barroso a tomar conta do ataque benfiquista e um Ronald Slay muito eficaz, conseguimos reduzir as diferenças e equilibrar o embate, embora o Nanterre, com um grande eficácia no tiro exterior, continuasse na frente do marcador até ao intervalo (44-34). 
O terceiro período mostrou o melhor Benfica. Forte na luta das tabelas (ao contrário do que se previa), a defender bem com constantes ajudas e a lançar melhor de longa distância, capítulo onde sobressaiu o fantástico Jobey Thomas. Um triplo de Doliboa perto do final deste parcial diminuiu a liderança dos franceses para os quatro pontos (57-53). Mostrámos que estávamos ali para discutir a vitória. À entrada para os derradeiros 10 minutos, perdíamos por apenas sete pontos (62-55), o que deixava tudo em aberto em relação ao vencedor. 
Já no último período, os rapazes da Luz ainda baixaram a diferença pontual (62-58) mas sete pontos seguidos por parte do Nanterre fizeram aumentar a distância para a casa das dezenas (69-58). A maior experiência europeia da formação gaulesa e o desgaste físico dos encarnados fizeram a diferença nesta recta final. Não entendi porque Cláudio Fonseca (o mesmo se passou contra os belgas...) e Diogo Carreira não tiveram qualquer minuto de jogo. Mesmo João Soares merecia mais tempo de jogo, até porque, apesar da boa exibição de Carlos Andrade, o cansaço notou-se no internacional português. 
Apesar de todos os esforços de Ronald Slay (23 pontos, 8 ressaltos) e Jobey Thomas (20 pontos, 6 ressaltos), um triplo sofrido a 2 minutos do fim colocaria um ponto final nas aspirações benfiquistas (74-63). 
Além da maior experiência europeia do nosso opositor, a nossa (in)eficácia no tiro exterior e na linha de lance livre revelaram-se fundamentais para o desfecho deste desafio. Nunca é bom perder. No entanto, senti orgulho no nosso colectivo que mostrou à Europa toda a sua qualidade. Acredito que temos capacidade para ainda sermos felizes nesta competição. 

Resultados Finais da 2ª Jornada

JSF Nanterre 80-68 SL BENFICA
Belfius Mons-Hainaut 71-62 Kataja Basket


Sem comentários:

Enviar um comentário