quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Futsal - Antevisão da Época 2014/2015

O início da época 2014/2015 para o Futsal encarnado está agendado para o próximo Domingo, dia no qual se realizará o encontro frente à AD Fundão, na Beira Baixa, relativo à 1ª Jornada do Campeonato Nacional da modalidade. 

No rescaldo da pior época de sempre desta secção do clube, impunham-se mudanças principalmente na liderança e na qualidade do plantel. E assim aconteceu. 
Como já aqui referi, João Freitas Pinto saiu do comando técnico assumindo um fracasso de uma temporada bem abaixo das expectativas. O grupo de trabalho não esteve com o treinador nos momentos decisivos e a qualidade muito baixa da equipa, a nível colectivo e individual - como se provou nos encontros contra a nossa "besta negra" AD Fundão (repito, AD Fundão) - traduziram uma temporada para (não) esquecer e nunca mais voltar a repetir.

Do Fundão chegou o novo líder do balneário benfiquista, Joel Rocha. Daquilo que conheço do novo timoneiro da Luz penso ser uma boa opção para o cargo. Carácter muito forte, capaz de cativar os seus pupilos, fazendo-os acreditar nas suas ideias. Realizou um excelente trabalho de vários anos na Beira Baixa. Obviamente ter-se-á que adaptar rapidamente a uma nova realidade, o SL Benfica. Aqui não há lugar para empates ou derrotas. Exige-se um regresso da cultura de vitória a esta modalidade encarnada. Será ele capaz de reerguer o Futsal benfiquista às glórias do Passado? Vamos ver...

Para lograr tal objectivo, o plantel foi reforçado com mais qualidade. 
Na baliza, o reforço Juanjo é o melhor guarda-redes que passou pelo Futsal português. O seu currículo fala por si. Um dos melhores do Mundo na sua posição. Tem uma enorme presença na baliza, com grandes reflexos e velocidade. Além de tudo isto coloca muito bem a bola em jogo com as mãos. Bebé é um bom segundo guarda-redes. Actualmente é pouco mais que isso. Contratámos ainda ao Burinhosa o jovem Cristiano Marques, que defenderá as nossas redes na equipa de sub-20, sendo também o terceiro guardião da equipa principal. Neste sector estamos, sem sombra de dúvidas, mais fortes. 

A minha grande preocupação para a época que se avizinha é a segurança e consistência defensiva. Este ponto é fundamental numa formação que luta pelo título. 
O fixo Gonçalo Alves continua de águia ao peito por mais uma época. No entanto, já não caminha para novo e, como tal, não poderá estar muito tempo em campo, pese embora toda a sua capacidade dentro da quadra. Por seu turno, Pablo del Moral, após um ano no qual nada mostrou, encontrava neste ano a sua oportunidade para se afirmar. Infelizmente lesionou-se gravemente e estará de fora nos próximos 6 meses. Consequentemente, julgo que será necessário um 'fixo' de qualidade para melhorar o desempenho defensivo de toda a equipa. Um "Rogério Vilela" dos tempos modernos. Bem sei que os orçamentos são para cumprir, contudo entendo ser essencial um esforço no mercado de Janeiro para colmatar esta falha evidente. 
Enquanto aguardamos este reforço, acredito que teremos em Jefferson o melhor elemento para desempenhar essa função, surgindo, ao mesmo tempo, como um líder dentro do terreno de jogo. Oriundo do Póvoa Futsal, este reforço não teve grande impacto mediático. Mas acredito que pode ser muito útil à nossa equipa ao longo do ano. Tem características diferentes e importantes para a conquista de muitos triunfos. Boa qualidade técnica, um remate muito forte de longa distância, voluntarioso na ajuda aos companheiros. Capaz de dar o exemplo ao assumir a mesma atitude e empenho seja contra o Sporting, seja contra o Piratas de Creixomil, ressalvado o devido respeito para com esta equipa. Penso que irá ser uma boa surpresa para os Benfiquistas...

Na posição de ala, apresentamos jogadores de características diferentes. Um Bruno Coelho com a raça "à Benfica", aliada a uma boa capacidade de desequilíbrio e de finalização. E caras novas: Chaguinha e Ré. 
O primeiro era um dos melhores jogadores do Campeonato Italiano. Acho que fará a diferença no nosso Campeonato. Muito rápido, bom nos duelos individuais, dotado de excelente visão de jogo. É alguém que nunca desiste de um lance. Um craque de 'fato-macaco'. 
De Porto Salvo vem o melhor marcador da fase regular do último Campeonato. Após uma passagem infeliz pelo Sporting, em contra-ciclo com o enorme destaque que teve no Leões de Porto Salvo, Ré integra agora o plantel do clube do seu coração. Considero-o um futsalista de "transições". Terá grandes dificuldades para impor as suas virtudes perante conjuntos muito fechados como são aqueles que o SL Benfica irá enfrentar. Veremos se será um valor acrescentado para o colectivo. 
Nesta posição, a minha dúvida chama-se Rafael Henmi. Tal como outros companheiros, nada provou no seu primeiro ano no clube. Será que foi porque o seu antigo técnico não conseguiu extrair as suas qualidades ou o principal culpado foi o jogador, na medida em que não se terá adaptado a uma nova realidade? Em 2014/2015 teremos a resposta. 
Paulinho e Bruno Pinto são os alas que terão menor preponderância no rendimento da equipa. Acredito que não terão (nem podem ter!) muitos minutos de utilização quando estivermos envolvidos em desafios mais exigentes. O ex-jogador do Frexieiro "dá tudo o que tem" sempre que é solicitado a dar o seu contributo, mas apresenta muitas limitações. É um jogador de equipa. Qualquer Campeão precisa destes atletas. Já no que respeita ao jovem Bruno Pinto, penso que devia ter sido emprestado a um clube onde tivesse mais tempo de jogo e pudesse evoluir a todos os níveis. Continua muito macio e pouco preparado para ser alguém importante nos encarnados. Não consegue "dar o salto" que se impunha. 

Fechando a explicação sobre o plantel, na posição de pivot temos aquele que será, para mim, o melhor marcador da época - Alessandro Patias. Internacional italiano, dono de um potente remate e uma eficácia notável na hora de bater livres de 10 metros. É um pivot muito móvel, sai muito da posição e revela-se muito inteligente na interpretação dos diversos momentos do jogo. Um matador!
Dispomos ainda de Alan Brandi nesta posição. Na temporada passada deixou-me com "água na boca". Muito dotado tecnicamente, conhecedor de todos os movimentos de costas para a baliza, encheu-me as medidas. Mas a sua produção caiu muito até ao final da época. Não sei quais os motivos para tal, porém acredito que careça de maior confiança para mostrar todo o seu valor. Por aqui posso dormir descansado. 

Como estamos a falar de uma modalidade colectiva, o mais importante é a EQUIPA. Será que iremos ver cada jogador a colocar na quadra toda a sua capacidade? Será que veremos um colectivo consistente a nível defensivo e capaz de criar muitas oportunidades de golo? Será Joel Rocha capaz de tirar o máximo rendimento individual e colectivo daqueles que tem à sua disposição? Tenho dúvidas, mas acredito que estamos a trabalhar bem para concretizar os nossos objectivos. O nosso grande rival Sporting está mais fraco individualmente, não deixando, todavia, de ser um grupo com qualidade, com historial vencedor, que trabalha junto há muito tempo. Continuam a ser os principais favoritos na luta pelo título nacional. 

Em suma, a vossa obrigação e nossa exigência passa pela recuperação do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal. 
Nós, os adeptos, estaremos em cada pavilhão a apoiar-vos e a exigir de vós a máxima entrega em cada segundo de cada jogo. 
Lembrem-se: vestir o Manto Sagrado é um orgulho, mas, simultaneamente, uma responsabilidade!

A responsabilidade tem um nome: GANHAR, GANHAR, GANHAR!


Podem consultar tudo sobre a época do Futsal do SL Benfica em:




FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário