sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Andebol - Antevisão da Época 2014/2015

A temporada 2014/2015 para o Andebol do SL Benfica tem o seu início marcado para a tarde de amanhã com a realização da primeira jornada do Campeonato Nacional. 

Começo a minha análise pela constituição da equipa técnica e directiva da nossa equipa. 
O principal problema desta secção ao longo dos últimos anos foi a sua estrutura directiva. Luís Gomes era a cara de um projecto perdedor. A direcção do clube e das modalidades optou - e bem - pela sua saída. Já não era sem tempo! Para o seu lugar entra Carlos Cruz, até aqui coordenador de toda a formação do Andebol encarnado, função na qual teve muito sucesso. Penso que foi uma óptica solução, na medida em que ela assegura maior competência e disciplina dentro desta secção do clube. 
Quanto ao comando técnico, na sequência da saída inevitável do Prof. Jorge Rito, o SL Benfica foi ao mercado espanhol contratar Mariano Ortega. Foi um grande jogador a nível mundial e comandou equipas do meio da tabela do campeonato do seu país. Notabiliza-se pela disciplina no trabalho, gosta de aplicar nas formações que orienta um Andebol moderno, isto é, muito rápido e agressivo. De notar ainda que Ortega aposta muito nos jovens. Não tem medo de arriscar nesse aspecto. Dada a qualidade que existe na nossa formação e as características que um treinador do Andebol do Benfica deve apresentar, parece-me uma escolha acertada. Contudo, e como já se sabe, só os resultados no final deste projecto de dois anos permitirão apresentar conclusões sólidas. 

Quanto à constituição do plantel estou satisfeito com a aposta em jovens valores da nossa formação, nomeadamente Davide Carvalho, Alexandre Cavalcanti e João Gomes. No entanto para melhorar o rendimento de um colectivo, revelava-se necessário contratar atletas no estrangeiro que sejam capazes de fazer a diferença. Fomos buscar, com total aval do nosso técnico - visto os conhecer muito bem -, o lateral esquerdo Albert Puyol e o lateral direito Javier Borragan. Pelo que pude observar na pré-temporada parecem-me dois andebolistas que podem constituir mais-valias no grupo em termos do processo defensivo. Ao nível ofensivo, quer Elledy Semedo, quer Cláudio Pedroso (revitalizado? será desta?) assumirão as funções das nossas laterais. 
Vicente Álamo e Hugo Figueira oferecem toda a segurança e confiança na baliza. Por sua vez, o jovem Miguel Espinha, dotado de bastante qualidade, foi muito bem emprestado ao Passos Manuel para ter maior tempo de jogo e assim evoluir positivamente na sua carreira. 
Dario Andrade será o nosso ponta-esquerdo titular e a sua qualidade não deixa margem para dúvidas. João Pais é um suplente útil.
No lado oposto, António Areia terá mais uma oportunidade para mostrar que não joga apenas bem naquelas partidas frente a equipas débeis, integrando ainda o conjunto um jovem chamado Davide Carvalho em quem deposito grandes esperanças. 
Como centrais, Carlos Carneiro (colocará o colectivo à frente do individual?) e Tiago Pereira. Jogadores de qualidade indiscutível. Ao nível da posição de pivot, José Costa será o dono natural da posição, esperando eu que mostre toda a sua capacidade e pense apenas em ajudar o colectivo ao jogar o seu melhor Andebol. Na sombra estarão os jovens Paulo Moreno e João Gomes. 
Como já referi, Elledy Semedo - sem lesões, espero - acrescenta maior poder à 1.ª linha benfiquista, porém, do lado contrário, não sei até que ponto teremos o melhor Cláudio Pedroso nos jogos de decisão. Espero bem que sim... Os contratos têm um prazo de validade! 
Relativamente ao processo defensivo, com a aquisição dos espanhóis e de jovens muito forte fisicamente como Ivo Santos ou Flávio Fortes, acalento ver um "muro" coeso e seguro perante os ataques contrários. 

Agora, como em qualquer das nossas modalidades de pavilhão, o mais importante é o colectivo. Ver como estas pedras irão funcionar juntas. E aí o treinador é a chave de todo este processo. Não podem existir "vacas sagradas"! Com a inclusão de 'playoff' este ano, a equipa será com toda a certeza trabalhada para estar nessa fase no seu melhor momento de forma. No entanto, e até lá, não se podem perder pontos com equipas como Águas Santas, ABC e Sp. Horta. CHEGA!!!

Olhando para a composição dos plantéis dos grandes rivais, FC Porto e Sporting, acho que eles são os principais favoritos na luta pelo Campeonato Nacional. Apesar de algumas importantíssimas baixas como Tiago Rocha e Wilson Davies que rumaram ao estrangeiro, e Pedro Spínola,  agora jogador do Sporting, o FC Porto continua a apresentar um plantel de qualidade e um treinador muito competente que lhes permitiu - recorde-se - a hegemonia nacional nos últimos largos anos. 
Já o Sporting, claramente dotado de melhores atributos do ponto de vista individual - veja-se a sua 1ª Linha com Fábio Magalhães, Bosko, Rui Silva, Spínola ou Frakis Carol - lutará por todos os troféus a nível nacional. 


Portanto, caros jogadores e equipa técnica, quero ver uma equipa que seja um verdadeiro colectivo. Qualidade, união, segurança são a receita para o sucesso. Os benfiquistas estão fartos de perder. Fartos!!!

Mostrem-nos que merecem o nosso apoio. Sem desculpas. É GANHAR OU GANHAR! 


Podem consultar tudo sobre a época do Andebol do SL Benfica em:




FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA


2 comentários:

  1. Não sei até que ponto não seria melhor dispensar/não renovar o contrato com o Carlos Carneiro, assisto a alguns jogos, neles às vezes há uma serie de ataques que são one man show sem que a eficácia seja nada de relevante, ou seja para central deveria preocupar-se mais em fazer a equipa brilhar do que no seu desempenho individual, pode ser que com este novo treinador espanhol as coisas melhorem. Para além o seu ordenado deve ser brutal comparado com os restantes companheiros de equipa, pensei que reforços espanhóis, que não conheço, um deles fosse defensor para substituir o Chernov e outro LD mais ofensivo para rodar com o Cláudio Pedroso e substitui-lo nas constantes lesões, pelo que escreves neste post são sobretudo defensores, não creio que tenha sido uma boa aposta, mas vamos ver.

    Não estou muito esperançado relativamente ao título, o correctivo aplicado pelo SCP no torneio de Viseu menos ajudou.

    Espero que em relação ao ano passado aja uma clara melhoria no ataque, mais jogo de equipa diferentes combinações, se não melhorarmos neste aspecto não temos qualquer hipótese, ficaremos quase de certeza pelas meias finais.

    Quero salientar dois aspectos bastante positivos: o comportamento da nossa equipa B no ano transacto sempre a competir um nível à frente pois a quase totalidade dos jogadores eram juniores, e nesta época o empréstimo de uma serie de jogadores ao Passos Manuel competindo estes na 1ª permite uma evolução mais rápida para além de que esta equipa é essencialmente formadora, faz com que os nossos atletas estejam bem acompanhados. Espero ainda que aposta na formação seja para manter e não fazer apenas um ciclo de 2/3 anos e depois desistir, pois no futuro iremos tirar os dividendos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.

      Fazer pior do que nos anos anteriores, parece-me complicado. É de salutar a renovação que foi feita na secção de Andebol ao nível directivo e da equipa técnica, sobretudo.

      Pelo que vimos no 1.º jogo oficial, depreendemos que a aposta na Formação é uma realidade, pelo que parece estarmos no rumo certo.

      É estranho que tenham sido contratados dois estrangeiros somente para o processo defensivo, mas também é verdade que um bom bloco na retaguarda garante muitas vitórias.

      A época é longa e muito há a melhorar. O colectivo deve sempre sobrepor-se às individualidades. Quem não o compreender, não tem capacidade para vestir o "manto sagrado".

      Gloriosas saudações benfiquistas

      Eliminar