terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mais SLB

Campeões Nacionais de Voleibol de Praia! A dupla formada por Kibinho e Roberto Reis garantiu o 4.º título do seu palmarés, 2.º com as cores encarnadas.
O 22.º Campeonato da Europa de Atletismo terminou neste Domingo. Pese embora não se tenha registado a conquista de medalhas por parte dos atletas benfiquistas em prova, o saldo final esteve longe de ser um fracasso. Foram batidos alguns recordes nacionais e diversos atletas confirmaram a sua posição no topo do Atletismo Europeu.


Após 1 ano de interregno, e após o título alcançado nos pavilhões (http://benficaecletico.blogspot.pt/2014/05/um-ataque-historia-bi-campeoes.html), Kibinho e Roberto Reis venceram o Campeonato Nacional de Voleibol de Praia!!!
O título foi obtido este fim de semana na Finalíssima disputada em Macedo de Cavaleiros depois da dupla benfiquista ter suplantado no derradeiro jogo João Simões/Rui Moreira por 2-1 (21-16; 16-21; 15-10).
Felicitações aos dois. Provaram serem os melhores de Portugal e merecem indubitavelmente um maior apoio, fundamentalmente com o intuito de representarem o nosso país nas competições internacionais, aliás este ano demonstraram capacidade para enfrentarem as duplas estrangeiras com maior regularidade (http://benficaecletico.blogspot.pt/2014/07/mais-slb_7.html). Apesar das evidentes dificuldades para se apurarem, as entidades competentes deveriam olhar para os nossos voleibolistas e ajudá-los a lutar por uma presença nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Confira todos os resultados oficiais, nomeadamente o caminho 100% vitorioso da dupla encarnada na Praia do Azibo até ao jogo decisivo que permitiu aos benfiquistas subirem ao lugar mais alto do pódio na 5.ª e última etapa do Circuito Nacional:
http://www.fpvoleibol.pt/CNVP2014/duplas/etapa_5/resultados_masc_P.htm





Em Zurique, 18 benfiquistas foram seleccionados para representar Portugal no Campeonato da Europa de Atletismo ao Ar Livre. Destaque para o facto da Selecção Nacional, composta por 44 atletas, ter alcançado apenas duas medalhas, ambas na Maratona Feminina, uma individualmente (Bronze) e outra colectivamente (Prata).
Nenhum benfiquista conquistou medalha todavia isso não significa que a prestação globalmente tenha sido abaixo das expectativas. Positivamente, alguns recordes pessoais foram quebrados e houve quem confirmasse o seu lugar entre os melhores atletas europeus. 
Uma palavra de apreço para a Casa do Benfica em Zurique pela organização de um jantar para os atletas e técnicos benfiquistas presentes no Europeu.
Seguidamente encontram-se as classificações finais de todos os atletas do SL Benfica que competiram no Estádio Letzigrund:
- Masculinos
  • Maratona - Ricardo Ribas cotou-se como o melhor entre os fundistas lusos em prova, tendo concluído os cerca de 42 km no 10.º lugar. José Moreira atravessou a linha de meta com o 39.º tempo. Rui Pedro Silva desistiu, alegadamente por ter sentido dores que o levaram a abandonar a prova a uns 10 km do término da corrida.
  • 50 km Marcha- Pedro Isidro foi o 25.º classificado.
  • 20 km Marcha- Sérgio Vieira não cumpriu a prova na totalidade devido a problemas físicos.
  • 10000 m - Ricardo Ribas cortou a meta com 12.º melhor registo. Correr esta distância e a Maratona com um intervalo de tempo de 4 dias merece a nossa vénia. 
  • 3000 m Obstáculos - Alberto Paulo não passou da 1.ª ronda, classificando-se na 24.ª posição da geral.
  • 1500 m - Emanuel Rolim conseguiu a sua 2.ª melhor marca pessoal no entanto não chegou para alcançar a final, posicionando-se no 21.º lugar da geral. Realce para o facto de se tratar da sua primeira participação num Europeu de Séniores.
  • 400 m - O jovem Ricardo dos Santos bateu o recorde nacional nesta distância por duas vezes, que durava há já cerca de 18 anos. Primeiramente nas eliminatórias registou um tempo de 45.81 s, e na semi final gastou 45.74 s, tendo alcançado o 9.º lugar. O atleta benfiquista é o primeiro português a percorrer a distância abaixo dos 46 s. Tem 19 anos, pelo que o seu futuro promete!
  • 100 m - Yazaldes Nascimento e Diogo Antunes competiram no hectómetro, com o primeiro a ser o 8.º mais rápido entre os finalistas (para além de Obikwelu, nenhum português tinha estado presente numa final de uma prova de velocidade numa grande competição internacional de Séniores) e o segundo a ficar-se pelas eliminatórias, concretamente no 32.º lugar da geral
  • 4x100 m - A estafeta portuguesa melhorou o recorde nacional, 38.79 s, e assim se qualificou para a final onde teve efectivamente azar. Arnaldo Abrantes lesionou-se, antes de passar o testemunho a Yazaldes Nascimento, facto que culminou no abandono da formação de Portugal. Diogo Antunes completou o trio benfiquista que integrou a equipa lusa.
  • Lançamento do Peso - O recordista português e Capitão da equipa lusa, Marco Fortes, classificou-se na 7.ª posição. 
  • Triplo Salto - O Campeão Olímpico de 2008 não foi além do 6.º posto, mostrando estar ainda algo afastado da sua melhor forma. Oxalá que brevemente possamos ver o Nelson Évora de regresso ao seu melhor nível, aquele que já lhe permitiu arrecadar diversas medalhas nas mais importantes competições.
  • Salto com Vara - Diogo Ferreira, tal como o outro atleta português presente, fez história. Nunca tivemos um representante nacional na final desta disciplina até este Europeu. Para que este feito se tornasse realidade o atleta encarnado ultrapassou a fasquia colocada a 5,50 m. Finalizou no 12.º lugar.
- Femininos
  • 10000 m - A Capitã da comitiva portuguesa no Europeu realizado na Suíça, Dulce Félix, terminou na 12.ª posição. Era expectável um resultado melhor, mas na parte final da corrida houve efectivamente uma quebra física por parte da fundista benfiquista. A atleta viria depois a optar por não correr a prova de 5000 m.
  • 4x400 m - Dorothé Évora fez parte do quarteto nacional que garantiu o 10.º posto. Miriam Tavares foi excluída da estafeta, uma vez que foram seleccionadas 6 atletas para esta especialidade, duas de reserva para alguma eventualidade. Assim sendo, calhou à atleta benfiquista ficar de fora.
  • Triplo Salto - Susana Costa teve um bom desempenho ao apurar-se para a Final da disciplina, na qual conseguiu o 8.º lugar.

4 comentários:

  1. Parabens ao Kibinho e Reis

    ResponderEliminar
  2. acompanho atletismo à tempo suficiente para saber que com 2 ou 3 excepções os resultados ficaram, como é normal, muito aquém das possibilidades. Não esquecer a moral com que o Nelson Évora falou antes dos europeus, esquecendo-se que as bolsas da Federação são suportadas pelos contribuintes, bem como as condições que o Benfica lhe dá são o resultado das quotas. Ricardo dos Santos e Yazaldes Nascimento foram efectivamente as excepções. O Ricardo Ribas fez uma prova muito aceitável na Maratona, correndo de trás para a frente (aos 5 km já tinha descolado do grupo dos primeiros), mas a valia internacional e mesmo nacional do tempo obtido é relativamente fraca. Quanto ao Emanuel Rolim tem potencial para futuros bons desempenhos, mas tem que crescer muito, em especial tacticamente.
    Ainda gostava de saber porque razão ficou o Marcos Chuva de fora, pois de certeza que seria um dos finalistas do Salto em Comprimento.
    A terminar só dizer que isto foram os Europeus. Nuns Mundiais ou mesmo Olímpicos, a generalidade dos finalistas não o seria e estes resultados seriam qualificados pela sua real valia - fracos.

    ResponderEliminar
  3. B Cool,

    Antes de mais, obrigado por seguir o Benfica Eclético.

    Devo ainda agradecer o facto de ter despendido um pouco do seu tempo para nos deixar aqui a a sua apreciação face à prestação dos atletas lusos, concretamente dos que pertencem à secção de Atletismo do SL Benfica.

    Todos queremos sempre mais, mas no âmbito internacional, o nosso país revela inferioridade face à grande maioria das nações que competem nas grandes provas, seja em meros Meetings, em Europeus, em Mundiais ou em Jogos Olímpicos.

    As declarações do Nelson Évora merecem reflexão, indubitavelmente. Admito que possa ter sido algo arrogante no seu discurso, mas o que, acima de tudo, o Campeão Olímpico de 2008 quis asseverar foi a diferença de tratamento por parte dos altos responsáveis do panorama político de Portugal perante as comitivas portuguesas em competições além-fronteiras. Por exemplo, ao invés do que se sucedeu com a delegação nacional que competiu em Zurique, a Selecção Nacional de Futebol foi recebida pelo Presidente da República no Palácio de Belém, antes desta viajar para os EUA e posteriormente para o Brasil, a fim de disputar o Campeonato do Mundo 2014

    Quanto à ausência do Marcos Chuva, partilho de seguida as palavras do próprio:
    "Obviamente que a felicidade com que vou saltar não é por a minha querida Federação não me ter convocado para o Campeonato da Europa quando este ano fiz mínimos no inverno e nesta época de verão saltei 4 vezes acima dos 7,95m."

    Gloriosas saudações benfiquistas

    ResponderEliminar