sexta-feira, 13 de junho de 2014

Podia (e devia) ter sido muito melhor...

Frustração é o sentimento que melhor explica a temporada da nossa equipa de Hóquei em Patins. Conquistámos a Taça de Portugal, a Taça Continental e a Taça Intercontinental, mas o facto de termos perdido o Campeonato com os mesmos pontos do primeiro classificado deixa um sabor amargo, sobretudo porque mostrámos que fomos e somos a melhor equipa. 

A época começou da melhor maneira. Em Outubro, na Taça Continental, frente aos espanhóis do Vendrell fizemos duas boas exibições, com destaque para aquela realizada no Pavilhão da Luz, onde goleámos esta boa equipa do Campeonato Espanhol por 5-0. 
Já a meio do mês de Novembro, em Torres Novas, fechámos a epopeia internacional com a vitória por esclarecedores 10-3 na Taça Intercontinental, diante dos brasileiros do Recife. Dois troféus no início da "era Pedro Nunes". Auspicioso, até ver...

O Campeonato 2013/2014 ficar-me-á "atravessado" por muito tempo. Podemos analisar de vários prismas a não conquista deste título. Ora vejamos:

- Incompetência da nossa parte, principalmente em encontros perante as formações do Turquel, Sporting e Oliveirense, nas primeiras jornadas. Apesar de alguns erros de arbitragem, temos que assumir que aí não estivemos ao nosso melhor nível e que naqueles campos não podíamos perder pontos. 

- Ainda assim recuperámos os pontos perdidos, e quase no fim da primeira volta, goleámos o rival, FC Porto, no Pavilhão Fidelidade. Demonstrámos que éramos nitidamente superiores. Depois veio aquilo a que chamo "o ROUBO de Valongo". Não nos deixaram vencer aquela partida. Fomos melhores num campo muito complicado de se jogar, todavia a equipa de arbitragem trazia a "lição" bem estudada e "deu" os 3 pontos ao conjunto que viria a sagrar-se campeão nacional. Um encontro que podia alterar toda a história deste Campeonato.  

- Correndo sempre atrás do prejuízo, e já depois de uma justa e vergonhosa derrota em Viana, chegámos ao confronto no Dragão Caixa com tudo em aberto para conquistar o título. Tendo começado novamente a perder, chegámos à igualdade no princípio da etapa complementar. Por essa altura, o jogo estava completamente controlado pelos encarnados. Aproveitando erros benfiquistas na finalização (e não só...), os portistas chegaram novamente à vantagem num livre directo que viria a ser fatal para as nossas contas. 

Concluímos o campeonato no segundo posto com os mesmos pontos do Campeão, Valongo, e do terceiro classificado, FC Porto. É a segunda vez que, em poucos anos, o SL Benfica termina um Campeonato em igualdade pontual com o vencedor e não é Campeão. Incrível! 

A prestação europeia esteve dentro das expectativas. Íamos defender o título conquistado de forma brilhante em 2012/13 e apenas o perdemos na meia-final diante da melhor equipa do Mundo, o FC Barcelona, por 3-2, no Palau Blaugrana. Estes viriam a bater o FC Porto, na final, e conquistaram a Liga Europeia. 

Já na segunda competição nacional mais importante, a Taça de Portugal, o SL Benfica qualificou-se para a "final four" da competição após ter batido, por esta ordem, o HC Mealhada (de forma fácil), a Oliveirense (pela margem mínima) e a Sanjonanense (num jogo electrizante), nas eliminatórias anteriores. 
Na meia-final derrotamos por 6-4 um Cambra já despromovido, mas que lutou com todas suas armas. Em sintonia com as expectativas, eis um clássico para fechar esta temporada. 
Na grande final, mais uma vez demonstrámos porque somos a melhor equipa portuguesa. Com uma segunda parte perto da perfeição, com verdadeiros "hinos de Hóquei", voltámos a golear o FC Porto, desta feita por 8-3, e a erguer a Taça na "Aldeia da modalidade" que é Turquel. 

Num ano razoável, é obrigatório destacar um nome. O capitão, Valter Neves. Um defesa que terminou com 46 golos em todas as competições. Fantástico! 
Nunca vi o Sr. Coluna jogar, mas tenho a certeza que tu, Valter, és tudo aquilo que eu quero para um Capitão do meu clube. Muito Obrigado! 

Continuo a acreditar que o nosso técnico, Pedro Nunes, é muito competente. Existem muitas arestas por limar, fundamentalmente, no processo defensivo. No entanto acredito que, na próxima época, iremos ser bastante melhores e triunfar, em toda a linha, a nível nacional. 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014, pode ver aqui:

1 comentário:

  1. É mais difícil perder assim, mas penso que a equipa deixa bons apontamentos para a época 14/15. Veremos ;)

    ResponderEliminar