quarta-feira, 28 de maio de 2014

Um ataque à História: Bi-Campeões!

Uma época 2013/2014 de sucesso para o Voleibol encarnado. Conquistámos dois dos troféus possíveis e este grupo entrou para a História do clube na modalidade. 

E tudo começou em Vila do Conde. Aí vencemos de forma muito difícil - mas saborosa! - a formação açoriana da Fonte do Bastardo, a qual mostrou que, a par do SL Benfica, era o principal candidato a vencer tudo a nível nacional. Foi um jogo muito equilibrado onde os pormenores decidiram a favor dos encarnados com a experiência e maior qualidade dos nossos atletas a fazer a diferença. Entrámos da melhor forma nesta temporada. 
Depois veio aquela 1ª Fase que, infelizmente, devido ao modelo competitivo existente (20% pontos passam para a 2ª Fase), não conta para quase nada. Espero sinceramente que isto mude, pois as épocas começam, em bom rigor, no mês de Setembro e não em Fevereiro. 
Os comandados de José Jardim vencerem 21 dos 22 encontros. Apenas uma derrota por 3-0 nos Açores, mas por números muito próximos em todos os parciais. Acabámos na 1ª posição com mais um ponto que a Fonte Bastardo e mais 16 e 17 que Castêlo da Maia e Sp. Espinho, respectivamente. V. Guimarães e Atl. Madalena (a surpresa deste ano) foram as restantes equipas que passaram à 2ª Fase na luta pelo acesso ao Playoff Final. 
A 2ª Fase chegou e as águias provaram novamente ser a melhor equipa nacional. Venceram em Espinho por 3-0 e, logo a seguir, na Luz, pelo mesmo resultado, derrotaram a Fonte do Bastardo. Estava praticamente assegurada a passagem ao playoff do título. Diante dos outros emblemas, a superioridade foi demonstrada de forma clarividente. Os açorianos também corresponderam às previsões e asseguraram o segundo posto, apenas com uma derrota averbada no Pavilhão da Luz. 
Chegou então o Playoff Final, à melhor de 3 partidas. O primeiro encontro, disputado em Lisboa, foi completamente dominado pelo SL Benfica. Um triunfo pela margem máxima não deixando o adversário chegar sequer aos 20 pontos em qualquer set. Sem margem para dúvidas, portanto.
Nos Açores, assistimos a uma partida comandada pela Fonte Bastardo. Um conjunto cujo orçamento está ao nível dos encarnados rubricou uma boa exibição e forçou a "negra" para esta Final. 
Aí chegados, em encontro realizado no Pavilhão da Luz, mandou o SL Benfica. Apesar de um set perdido, os pupilos às ordens do Prof. José Jardim mostraram no campo porque durante um ano foram a melhor equipa em Portugal. E alcançamos a História. 
Pela primeira vez no Historial do clube na modalidade, sagramo-nos bicampeões Nacionais. Um feito totalmente justo para um grupo fantástico, composto por grandes Homens e excelentes profissionais. Um prazer ser vosso amigo e apoiante. Muito Obrigado. 
Pelo meio, o momento negro da temporada tem lugar na Taça de Portugal. Eliminámos o V. Guimarães e o Sp. Espinho. Mas foi na Maia que, num dia mau, diante do futuro vencedor da competição, sucumbimos. Foi merecido. Encontrámo-nos na próxima Supertaça. 
É realmente uma pena que esta modalidade não seja mais acarinhada pelos Benfiquistas. É uma dor na alma ver o Pavilhão da Luz em jogos de Voleibol. São Bi-Campeões Nacionais! Jogo após jogo honram e de que maneira o Manto Sagrado. Um maior apoio a este grupo era uma obrigação da nossa parte (adeptos). 
Perdem a oportunidade de ver um líbero fantástico como João Coelho. O verdade equilíbrio daquele plantel. Um senhor. Perdem a chance de vibrar com aqueles serviços e remates do Ché. E que época, ele fez. Fabulosa! Perdem a possibilidade de presenciar ao vivo a classe e qualidade de jogadores como o capitão Hugo Gaspar ou os internacionais Roberto Reis e Flávio Cruz. Não viram as grandes exibições de Perini que distribui para nomes como Zelão, Kibinho ou Marcel Gil também brilharem. Miguel Tavares, tu serás o nosso futuro. Mas o melhor jogador deste ano chama-se Marc Honoré. Um muro no bloco, a eficácia no remate. Um craque! Parabéns também ao João Magalhães e João Oliveira por contribuirem para todo este sucesso. 
Ao Prof. José Jardim, uma vénia! Não só pelos títulos, mas sobretudo por tudo aquilo que deu ao Voleibol Benfica. Posso não estar de acordo com algumas das suas opções, porém a sua felicidade é a minha. Parabéns a todo o staff técnico! 

Agora só penso no Tri-Campeonato. Quero o Triplete em 2014/2015. Vocês são SL Benfica!


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014, pode ver aqui:

5 comentários:

  1. Grande Benfica! Uma grande temporada em que só a derrota em Maia veio escurecer. Comparto a pena de ter visto o pavilhão tão vazio -nem para a final o pessoal achou necessário apoiar a equipa até ao fim do jogo, quando o encontro na Luz não tinha interesse desportivo... E infelizmente, o problema foi o mesmo para quase todas as modalidades (ai, a final de basquetebol, com nem sequer mil apoiantes no Fidelidade...). Um só desejo, pois sei que essa turma seguirá trabalhando, e forte: disputar a Taça CEV, pois acho que seria interessante medir forças com equipas europeias e ter um outro cenário onde evoluir. Aproveito, finalmente, para dar os meus parabéns aos responsáveis deste blogue -podem ser duros às vezes nas suas avaliações (não concordo, por exemplo, com a tabula rasa exigida em andebol), mas as suas publicações tornaram-se imprescindíveis para mim. Obrigado!

    Hervé

    ResponderEliminar
  2. Dizer que a FB tem o mesmo orçamento que o SLB só de quem desconhece a realidade
    E para a próxima época vai ser o mesmo pela amostra
    Em dois dias foi o Ivo e o André e depois o orçamento é igual
    Tá certo

    ResponderEliminar
  3. Conheço bem a realidade. Não quero iludir ninguém. Gilson França, Lucas Gregoret, Caíque Silva, Marco Vargas, Lundgren, Angel Melean e João José. Ainda somados a um João Fidalgo e Bruno Gonçalves.

    Conheço bem a empresa que patrocina a Fonte Bastardo. São orçamentos muito equiparados mas nos Açores pagam muito bem.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  4. Pois eu falo do que cada instituição gasta com o seu plantel e ai o SLB gasta muito mais
    Vejo que conhece bem a realidade , pergunte por exemplo ao Perini quanto ganhava num lado e quanto ganhou no outro

    ResponderEliminar
  5. Bem haja,

    Agradecemos as palavras. Aqui, no BenficaEclético, enaltecemos o ecletismo do SL Benfica e sempre que necessário expomos as nossas opiniões, independentemente delas agradarem ou não a quem nos acompanha frequentemente ou pontualmente.

    Todos nós, sem excepção, desejamos ver as nossas equipas das modalidades de pavilhão a competir além fronteiras. Todavia a participação numa competição europeia, nomeadamente do Basquetebol/Andebol/Voleibol, requer disponibilidade financeira por parte do clube, por exemplo sem investirmos no plantel somos eliminados precocemente.
    Há que ter em conta então a sustentabilidade financeira que as modalidades apresentam.
    Poucos são os adeptos/sócios do SL Benfica que acompanham verdadeiramente as modalidades. Já imaginaram jogarmos na Luz para a Europa, com uma assistência inferior a 500 pessoas? Basta lembrarmos alguns dos jogos do Hóquei em Patins Benfiquista a contar para a Liga Europeia, pese embora se tratar da modalidade,entre as cinco, com menos expressão no continente europeu...

    Gloriosas saudações benfiquistas

    ResponderEliminar