terça-feira, 25 de março de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A inesperada eliminação da Taça de Portugal de Voleibol marca de forma negativa o último fim-de-semana desportivo das modalidades de pavilhão do SL Benfica. 
Destaque para a vitória benfiquista no 'derby' de Futsal mas também para o complicado triunfo da nossa equipa de Hóquei em Patins. Desta forma, ambas as secções continuam na luta pelos principais objectivos da época. 

Confira todas as incidências das partidas onde o 'Manto Sagrado' esteve em acção durante a última jornada.

O SL Benfica é o novo líder da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal, depois de bater o Sporting CP por 3-1, na 23.ª Ronda da competição. 
Num pavilhão praticamente lotado, com um excelente ambiente, o Sporting entrou melhor na quadra, apresentado-se nos primeiros minutos com maior perigo junto da baliza de Marcão.
Assim, não foi de estranhar que, ao minuto cinco, Pedro Cary colocasse a sua equipa na frente do marcador. Os comandados de João Pinto estavam intranquilos e a permitir muitas transições rápidas ao adversário.
A meio da primeira parte, e já depois do nosso técnico ter pedido um desconto de tempo, o colectivo encarnado estabilizou e teve uma boa reacção à desvantagem.
Joel Queirós, Rafael Henmi e Ricardo Fernandes tiveram oportunidades para finalizar, mas João Benedito correspondeu de forma positiva às investidas encarnadas. Estávamos então com 15 minutos de jogo. 
Ao minuto 16, o Benfica chega à igualdade por intermédio de Serginho, num fantástico remate de meia distância, após ter "quebrado os rins" a Marcelinho. Um hino à modalidade!
Os encarnados estavam por cima, valendo-se da boa pressão defensiva e qualidade individual dos seus jogadores. A 34 segundos do intervalo chega o momento do jogo. Desta feita, foi Nenê quem, a passe longo de Marcão, recebeu a bola de peito, e de pontapé de bicicleta, desfeiteou o guarda-redes contrário. 
Desta forma, o conjunto benfiquista chegava ao descanso em vantagem com justiça.
No regresso ao terreno, o encontro iniciou-se num ritmo baixo. O Benfica diminuiu a intensidade e a pressão sobre o rival. O Sporting aproveitou este facto, acabando por criar muito perigo junto à baliza encarnada. Da nossa parte, Marcão esteve em bom nível. Em face das circunstâncias, o técnico benfiquista pediu novamente desconto de tempo e a equipa voltaria a responder de forma positiva. 
A 7 minutos do fim, Bruno Coelho colocou a bola nas costas da defesa leonina, onde apareceu Alan Brandi a receber de forma magnífica e a atirar com sucesso para a baliza contrária. Pavilhão da Luz ao rubro! 
A partir do 3-1, Sporting arriscou tudo, fazendo avançar o seu '5 para 4', com Alex como "guarda-redes" avançado. Contudo pela frente tiveram um Benfica bem organizado no seu processo defensivo, que poucas hipóteses deu ao adversário para finalizar com sucesso. Quando tiveram chances, Marcão estava lá para as defender. Nessa fase, Bruno Coelho  e Joel ainda tiveram oportunidades para aumentar a vantagem encarnada.  
Chegou ao fim mais um derby, no qual o SL Benfica venceu e convenceu. Vitória da organização, da inteligência e da eficácia. 
Consequentemente, a formação encarnada coloca-se em boa posição para chegar ao fim da fase regular na frente. Temos que vencer o Póvoa Futsal e Académica na Luz e o S.L. Olivais fora de casa. 
Agora, o foco está na Taça de Portugal e no complicado confronto em Braga onde se irá discutir um lugar na 'Final Four' da prova. 

Resultados Finais da 23ª Jornada

SL BENFICA 3-1 Sporting
Póvoa Futsal 4-5 Rio Ave
Fundão 3-2 Dramático de Cascais
Académica 3-8 Sp. Braga
Boavista 2-3 Leões de Porto Salvo
Módicus 10-2 Vila Verde
SL. Olivais 7-2 Belenenses 


Jornada dupla negativa para o Voleibol encarnado, marcada indelevelmente pela eliminação da Taça de Portugal perante o Castêlo da Maia, no último Sábado, por 3-1, na meia final da prova. 
José Jardim colocou em campo a sua melhor equipa. Perini, João Coelho, Flávio Cruz, Roberto Reis, Honoré, Kibinho e Ché. 
O primeiro parcial foi de domínio total dos encarnados. Serviço agressivo, recepção eficaz e qualidade individual e colectivo a fazer o resto. O triunfo por 16-25 foi disso demonstrativo. 
O pior veio a seguir. Roberto Reis claramente afectado pelo ambiente exterior, Flávio Cruz muito desconcentrado e mesmo João Coelho muito irregular complicaram as nossas contas no capítulo da recepção. O nosso distribuidor Perini correu demasiado e tornou previsível todo o nosso jogo. Começamos a dar ânimo ao adversário, que apostava as suas 'fichas' na qualidade do seu oposto, Pedro Figueiredo. Um jogador que devia estar debaixo de olho dos encarnados. Faz claramente a diferença. 
Um Castêlo confiante, a dar tudo por tudo nesta partida, apostou em Roberto Reis para responder ao seu serviço. E teve sucesso. Um Roberto mais preocupado em discutir com árbitros e companheiros de equipa, influenciado pelas provocações vindas da bancadas, esteve horrível na recepção. Inevitavelmente, o adversário venceu por 25-20 no segundo set. Encontro empatado. 
No terceiro parcial o equilíbrio foi a nota dominante. Com várias oscilações no 'placard', as situações de igualdade foram constantes. Os pupilos liderados José Jardim não souberam ganhar a partida. Quando podiam passar para a frente ou, pelo menos, igualar a contenda, falhavam pontos fáceis. A defesa "baixa" esteve muito apática. Na fase decisiva, o conjunto maiato teve mais alma e raça, acabando por triunfar novamente (26-24). 
Já no quarto e último set, frente a um oponente visivelmente cansado, os encarnados não souberam dar a resposta devida. Já com Miguel Tavares e Hugo Gaspar em campo, os erros mantiveram-se. Recepções completamente falhadas e muita passividade na defensiva levaram a uma derrota tão justa como vergonhosa. Não pode ser! Não encarámos aquela partida como uma Final e acabamos eliminados! Fiquei muito desiludido e triste com a prestação da nossa equipa!
No dia seguinte, no mesmo local, frente à mesma equipa, triunfo fácil por 0-3 na 5.ª Jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional.
Vitória natural de uma equipa que é muito superior ao adversário e que teve pela frente um conjunto de jogadores fatigados física e psicologicamente com o jogo da véspera.
Os parciais de 21-25, 11-25 e 21-25 espelham bem a supremacia encarnada. Continuamos na liderança com 5 vitórias em 5 jogos realizados. 
Após a perda da Taça de Portugal, a obrigação do bicampeonato é ainda superior. 

Taça de Portugal - 1/2 Final

Castêlo da Maia 3-1 SL BENFICA (16-25; 25-20; 26-24; 25-22)

Resultados Finais da 5ª Jornada

Castêlo da Maia 0-3 SL BENFICA (21-25; 11-25; 21-25)
Fonte Bastardo 3-0 Atl. Madelana (25-0; 25-0; 25-0)
V. Guimarães 0-3 Sp. Espinho (23-25; 29-31; 23-25) 


Na noite de Sábado, os Campeões da Europa de Hóquei em Patins receberam e venceram o Paço de Arcos por 4-3, em jogo a contar para a 22.ª Jornada do Campeonato Nacional.
Ganharam mas não convenceram. Final superada - é certo - mas espero que tenha sido apenas um dia menos bom. 
Os primeiros 15 minutos do encontro foram desoladores. Pouca intensidade, pouca velocidade e muito poucas ocasiões de golo por parte do conjunto orientado por Pedro Nunes. O Paço de Arcos estava completamente fechado no seu "quadrado defensivo" apostando nas saídas para o contra-ataque. 
Aproveitando a passividade benfiquista, a formação da Linha adiantou-se no marcador por Rui Ribeiro. Adivinhava-se mais um jogo sofrido...
Com a entrada de Miguel Rocha, o SL Benfica 'arrebitou'. A velocidade aumentou e apenas um Carlos Silva em grande na baliza do Paço de Arcos impedia o golo encarnado. Isto até ao momento em que não foi capaz de parar um remate de meia distância por intermédio de Miguel Rocha. Poucos minutos depois, novamente Miguel Rocha, numa transição rápida, isolado, colocou os encarnados pela primeira vez em vantagem. Estava reposta alguma normalidade. 
Porém, a pouco tempo do descanso, na conversão de uma grande penalidade, o Paço de Arcos restabeleceu a igualdade com que iríamos chegar ao intervalo. Um castigo merecido para a exibição benfiquista.
Na etapa complementar, o colectivo benfiquista entrou novamente 'desligado'. Não entendo como Coy e Miguel Rocha não estiveram mais tempo em ringue. Não foi de estranhar que, na execução de um livre directo, a equipa da Linha chegasse novamente à frente do marcador. "Um bico de obra" para equipa da Luz. Mas a resposta, felizmente, foi pronta,
O capitão Valter Neves, numa belíssima jogada individual fez o 3-3. Jogo totalmente em aberto para os minutos finais. Aí a pressão encarnada aumentou, Carlos Silva continuava a fazer grandes defesas e apenas Carlos López, numa boa stickada a 4 minutos do fim, deu a vitória ao Benfica, fechando as contas do desafio. Um alívio! 
Tudo na mesma na frente da pauta classificativa. Vem aí os quartos-de-final da Liga Europeia frente ao Réus.

Resultados Finais da 22ª Jornada

SL BENFICA 4-3 Paço de Arcos
HC Mealhada 6-7 Sporting
Oliveirense 2-1 AE Física
FC Porto 8-2 HA Cambra
Valongo 6-1 Sp. Tomar
HC Braga 3-6 Juv. Viana
OC Barcelos 1-1 HC Turquel
Candelária 2-4 CH Carvalhos


A anteceder o encontro de Futebol na Luz, o Andebol benfiquista conseguiu a primeira vitória na Fase Final ao derrotar o Sporting da Horta por 39-26.
Cumpriram, apenas e só, a sua obrigação diante de uma adversário muito frágil que dificilmente conseguirá melhor que perder todos os seus jogos nesta fase. 
Destaque apenas para a utilização de jovens da nossa formação como Hugo Lima (4 golos), Gonçalo Valério (1 golo) e Paulo Moreno (1 golo). Este é o caminho do futuro.

Resultados Finais da 3ª Jornada

SL BENFICA 39-26 Sp. Horta
ABC 24-23 Sporting
FC Porto-Águas Santas (25/03, 21h)


Por último, o recente vencedor da Taça de Portugal de Basquetebol e bicampeão Nacional prosseguiu o seu ciclo vitorioso ao bater, no Funchal, o CAB Madeira por 84-91 na 19.ª ronda da Fase Regular do Campeonato Nacional.
Mesmo com o primeiro lugar garantido nesta fase, a turma treinada por Carlos Lisboa não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu num campo muito difícil. 
Os encarnados começaram muito determinados e, aproveitando a vantagem física no jogo interior, alcançaram uma margem confortável no fim do primeiro período (11-27).
Nos segundos 10 minutos, a formação da casa reagiu, demonstrando eficácia no tiro exterior dos seus americanos e diminuindo a desvantagem para 10 pontos. Ainda assim, nos derradeiros três minutos antes do descanso, o Benfica 'fugiu' novamente e chegou ao intervalo a vencer por 14 pontos de diferença (34-48).
No regresso ao campo, os jogadores encarnados facilitaram na acção defensiva e permitiram ao adversário fazer 27 pontos no terceiro parcial. Cinco pontos separavam as duas equipas na entrada dos últimos 10 minutos (61-66).
O último período foi espectacular. Muitos pontos (23-25), muita emoção, equilíbrio, que apenas foi quebrado com um triplo de Betinho a 1 minuto do fim, quando o placard marcava 80-86. Foi dessa forma que ficou selado o 17.º triunfo neste Campeonato por parte dos encarnados. 
Pela negativa, assiná-lo o nosso desempenho no capítulo da luta dos ressaltos. Pela positiva, destaco a exibição de David Weaver. 29 pontos e 5 ressaltos fizeram dele o melhor jogador do encontro. Espero que tais exibições tenham continuidade na fase decisiva da temporada, os Playoffs.

Resultados Finais da 19ª Jornada

CAB Madeira 84-91 SL BENFICA
Sampaense 94-80 V. Guimarães
Barcelos 59-72 Algés
Oliveirense 78-84 Galitos Barreiro 
Maia Basket 60-71 Lusitânia


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário