quinta-feira, 13 de março de 2014

Adeus Campeonato...

Uma crónica anunciada. Ontem, em terras maiatas, o Andebol encarnado foi derrotado, de forma humilhante, por 23-22 perante o Águas Santas, na 2.ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional. 

Época nova, os mesmo erros de sempre. Uma secção completamente à deriva composta por eternos perdedores. Já lá vão 6 anos...
O resumo perfeito para o último desaire dos comandados de Jorge Rito é que um Águas Santas banal e sem o seu jogador mais preponderante revelou-se suficiente para vencer um SL Benfica horrível, no qual apenas Hugo Figueira, Elledy Semedo e José Costa jogaram de acordo com as suas reais capacidades.

O título não passa de uma miragem. Não o perdemos pela qualidade do plantel, apesar de dispormos de algumas opções muito duvidosas (Chernov? Lateral-Direito? etc). Começamos a sair derrotados na mentalidade e cultura perdedora que existe no Andebol benfiquista. É uma conjunto de jogadores que não respeita nem acredita no seu técnico. É uma secção a quem falta um pulso forte ao nível da sua direcção. É um conjunto de jogadores completamente perdidos a nível emocional. Ainda ontem protagonizaram cenas lamentáveis e vergonhosas, ao reagiram a provocações da bancada vindas de adeptos contrários. Enfim, trata-se um 'sem número' de falhas que existe nesta secção do clube, cuja erradicação urge assegurar.

Qual o rumo a seguir? Deixo apenas algumas sugestões: 

- Começar do zero, ou seja, apostar na excelente formação que temos e juntar a ela dois ou três jogadores com experiência e qualidade que os auxiliem na sua evolução. 

- Para tal, é obrigatório redefinir os objectivos. Ou seja, afirmar peremptoriamente aos sócios que não iremos lutar pelo vitória no Campeonato. Bem sei que se trata do SL Benfica, clube cujos pergaminhos exigiram sempre a luta pelo título, mas também existe um limite para tudo. Esbanjar dinheiro na contratação de jogadores internacionais que se tornam uns acomodados num clube que lhes dá todas as condições de trabalho é uma realidade que não pode continuar. Neste clube, só deve estar quem dá tudo pelo emblema que enverga. 

- Acabar com participações nas competições europeias. Uma secção que vive num insucesso constante não merece jogar nos palcos europeus. 

- Apostar num técnico muito exigente, de pulso extremamente firme, capaz de retirar o máximo rendimento de cada jogador. Uma sugestão: Paulo Fidalgo. 

- Colocaria o nosso actual coordenador da Formação, Carlos Cruz, como director da secção. Em tais funções, estaria muito atento aos jovens valores do mercado nacional que estão em grande progressão. Não podemos perder, como num passado recente - veja-se os exemplos de Ferraz, Spínola ou Rui Silva -, jovens promessas para os nossos rivais. Por outro lado, seria fundamental o SL Benfica deter maior poder nos meandros da modalidade, principalmente ao nível da arbitragem. Não podemos continuar a ser 'anjinhos'...

Mas agora pergunto ainda: será que algo vai mudar a um nível profundo na equipa de Andebol do SL Benfica? Tenho dúvidas... 

Acabar um jogo, ser derrotado de forma humilhante e vergonhosa, e aplaudir os jogadores que não dignificaram sequer o 'Manto Sagrado' é demonstrativo de um défice de exigência da parte dos adeptos. Desta forma transmitem a mensagem de que "está tudo bem". Nada mais errado.

Quanto à temporada 2013/2014, vençam a Taça de Portugal e honrem o SL Benfica nos restantes 8 encontros da Fase Final. 

1 comentário:

  1. Realmente não se entende....muda-se de jogadores, muda-se de treinador...e o resultados em vez de melhorarem, pioram...vassourada na secção...cambada de chupistas de dinheiro!!!

    ResponderEliminar