quarta-feira, 12 de março de 2014

17 Anos de Jejum? Chega!!!

De 13 a 16 de Março joga-se, no Pavilhão Municipal de Fafe, a 'Final 8' da Taça de Portugal de Basquetebol
Na minha opinião, este é o momento mais alto da temporada 2013/2014 para os comandados de Carlos Lisboa. E porquê? De 1996 em diante, o SL Benfica nunca conquistou este troféu. É algo que não se coaduna com a história desta secção. A melhor equipa portuguesa dos últimos 5 anos tem de quebrar esta "malapata". Aquela humilhante derrota na final do ano transacto ainda me está "atravessada". Só a conseguirei superar se levantarmos a Taça no próximo Domingo. Confiante no sucesso, assistirei 'in loco' ao reencontro dos encarnados com a história desta competição. Não podemos falhar! Se esta pode ser a conquista mais complicada da época, pode também ser a mais saborosa. 
O calendário da prova já é conhecido. Nos quartos-de-final, o nosso adversário chama-se BC Barcelos. Mais um encontro frente à formação minhota. Assim, pelas 21h de amanhã, inicia-se o caminho que se espera vitorioso até Domingo. O BC Barcelos é um equipa muito agressiva no seu processo defensivo, luta até à exaustão por todas as bolas, apostando sempre na saída rápida para o ataque com Nuno Oliveira no comando das operações. Têm em Marco Loncovic a grande "arma" ofensiva quer na marcação de pontos, quer na luta dos ressaltos. Controlada a acção deste jogador, o jogo ofensivo do BC Barcelos fica muito limitado. Uma grande debilidade desta formação prende-se com o défice qualitativo das opções que figuram no banco face ao '5 inicial'. Ou seja, quando o treinador recorre ao seu banco, a qualidade do jogo ressente-se automaticamente. 
Com todo o respeito pelos restantes adversários, a "nossa" "final" jogar-se-á no Sábado. O rival que defrontaremos nas meias-finais sairá do encontro entre Vitória SC e CAB Madeira. Penso que a equipa de Guimarães é aquela que nos pode criar mais dificuldades na luta pelo acesso à Final. Apesar de não terem a mesma capacidade que os titulares, as alternativas do seu banco têm mais qualidade que as das demais equipas, o que pode fazer a diferença numa competição em que se joga 3 partidas em 4 dias. O Vitória é um conjunto que vive muito da eficácia do seu tiro exterior. João Balseiro, José Silva, Pedro Pinto, Paulo Cunha e Anthony Meier são jogadores que podem fazer a diferença nesse aspecto do jogo. Recentemente, com o novo poste Ismael Torres, os vitorianos ganharam capacidade no jogo interior e na luta das tabelas. 
Por seu turno, o CAB Madeira tem um bom 'cinco inicial' e nada mais. Esses 5 jogadores actuam praticamente os 40 minutos. Todo o seu jogo passa pelos americanos Ricky Franklin (jogo exterior e penetração) e Aaron Anderson (jogo interior). Gostaria que fosse este o nosso oponente na meia-final. Não vejo como possam estes 5 jogadores aguentar 2 jogos intensos em 3 dias. Serão naturais (diria mesmo inevitáveis) as consequências negativas ao nível físico. 
Do outro lado do quadro estão Algés, Galitos Barreiro, Illiabum e Dragon Force. Acredito que uma das equipas do Sul do país irá chegar à Final da competição. Contudo, na teoria (e tem-se visto na prática), estas formações são muito inferiores a SL Benfica, V. Guimarães e mesmo CAB Madeira. 
Dito isto, passo agora à definição da estratégia a seguir pelos encarnados em prol da superação de todos estes adversários. 
Continuo a insistir na "tecla" do jogo interior. Quem tem Doliboa, Gentry, Cláudio Fonseca e David Weaver tem que apostar nas áreas próximas do cesto. Isso terá as suas consequências positivas? Sim, claro! Maior eficácia de lançamento e faltas cometidas pelos jogadores contrários, o que vai obrigar formações muito 'curtas' na rotação a socorrerem-se do seu banco. Temos que ser inteligentes! 
Só um Benfica a privilegiar o colectivo conseguirá sair vitorioso desta competição. Não podemos viver constantemente da inspiração do tiro exterior de Jobey Thomas ou Diogo Carreira. Defender bem e ganhar a luta dos ressaltos são aspectos fundamentais para a conquista de êxitos pelo colectivo encarnado. Conto, também, com um Betinho ao seu melhor nível no ataque ao cesto, secundarizando o tiro exterior. «Mostra que és o melhor jogador português da actualidade!». 
Apelo a todos os benfiquistas desta região do país a ajudarem os nossos 'meninos' a 'matarem um borrego', marcando presença no Pavilhão de Fafe. Vamos a isto, Rapazes!

Taça de Portugal - Final 8 

1/4 Final 

Quinta - dia 13:

V. Guimarães-CAB Madeira 19h

Sexta - dia 14:

Galitos Barreiro-Algés 19h
Illiabum-Dragon Force 21h

1/2 Final

Sábado - dia 15:

SL BENFICA/Barcelos - V. Guimarães/CAB Madeira 15h SPORT TV 2

Galitos Barreiro/Algés - Illiabum/Dragon Force 17h SPORT TV 2

Final

Vencedores das Meias Finais 16h SPORT TV 2 


3 comentários:

  1. Sessão de autógrafos na Casa do Benfica de Fafe na sexta feira às 17:30!
    Apareçam!

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que seja desta!!! Vamos ver...não temos grande treinador...ganhamos os jogos porque temos os melhores jogadores.

    ResponderEliminar
  3. É este ano!!! Eu acredito

    Força campeões

    ResponderEliminar