terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Antes de mais, o Mundo Eclético encarnado está de luto. Foi bonito assistir à homenagem feita pelas modalidades de pavilhão do SL Benfica ao nosso Rei, Eusébio da Silva Ferreira. O King na sua Imortalidade apenas pede que "sejam Benfica" em qualquer campo de Portugal ou do Mundo. Muito Obrigado, Eusébio. 

De seguida, farei o rescaldo do último fim-de-semana desportivo das nossas modalidades.

Em Ovar, o Basquetebol benfiquista triunfou frente à Ovarense por 75-85 na 10ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
Os comandados de Carlos Lisboa entraram decididos a resolver o encontro na primeira parte. E a nível exibicional, foram dos melhores 20 minutos da temporada, até ao momento. Defensivamente agressivos, dominadores nas tabelas e eficazes no aproveitamento das vantagens nas áreas próximas do cesto. Não foi assim de estranhar que o Benfica estivesse a vencer por 22 pontos de diferença ao intervalo (25-47). 
Na segunda parte, o conjunto de Ovar beneficiou de alguma passividade benfiquista e, sendo eficaz no tiro exterior, conseguiu reduzir a diferença para os 7 pontos. No entanto, a experiência demonstrada pelo colectivo encarnado na fase decisiva da partida, bem como a eficácia na linha de lance livre carimbaram mais uma vitória do bicampeão nacional e consequente liderança da classificação. 
Do ponto de vista individual, destacaram-se dois americanos. Seth Doliboa foi o MVP do jogo (27 pontos, 10 ressaltos, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento). Jobey Thomas, sem ter convertido qualquer triplo, somou 19 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências. 
Como já referi algumas vezes - e ficou bem demonstrado em terras vareiras -, o principal opositor do Benfica é a sua própria equipa e o modo como encara cada encontro. 

Resultados Finais da 10ª Jornada

Ovarense 75-85 SL BENFICA
V. Guimarães 80-57 Oliveirense
Sampaense 79-68 Maia Basket 
Lusitânia 70-73 Barcelos 
Galitos Barreiro 68-75 CAB Madeira 


O Futsal Benfica desiludiu e empatou perante o Rio Ave a duas bolas em partida a contar para a 17ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
Daqui desejo as melhoras ao técnico João Freitas Pinto que teve que abandonar o comando técnico da nossa equipa neste desafio em virtude de problemas de saúde. 
Quanto ao jogo, mais uma má prestação do conjunto benfiquista no Pavilhão da Luz. Uma equipa sem alegria, a praticar um Futsal pouco dinâmico e intenso, muito previsível e fácil de combater. 
O Rio Ave apresentou-se fechado na sua defensiva, aproveitando os erros do Benfica para criar perigo junto da baliza de Marcão. E na primeira metade do encontro ainda teve algumas oportunidades claras de golo. 
O Benfica também teve as suas oportunidades, mas raramente fruto de um bom trabalho colectivo. Sei que a equipa é muito jovem, mas é algo estranha a diferença de comportamento nos jogos realizados em casa e fora da Luz. 
O nulo no descanso não surpreendia quem estava a presenciar à partida. 
Na etapa complementar, quando se esperava um recomeço poderoso de jogo por parte do colectivo encarnado, assistiu-se a mais do mesmo. 
Ainda assim, à passagem do minuto 24, Joel Queirós abriu o activo, num bom remate cruzado. Pensava que podia ser o ponto de partida para uma vitória tranquila. Puro engano.
A equipa do Benfica recuou no terreno e parecia contente com a vantagem mínima. No Futsal não existem vitórias de 1-0. 
O adversário aproveitou alguns erros individuais dos nossos jogadores e, em 3 minutos, deu a volta ao marcador. Faltavam 8 minutos para o fim. 
A nossa formação reagiu e Joel Queirós bisou na conversão de um livre, igualando assim a partida. 
Até final do encontro, o Benfica teve oportunidades para vencer, mas a ineficácia foi, de novo, uma marca dominante nos nossos jogadores. 
Nesta fase da época, acho que devíamos ter um nível de jogo mais consistente e dinâmico. Assim não pode ser. 
Estamos na liderança - a par do Sporting - e, na próxima jornada, temos um jogo muito complicado em Porto Salvo, antes da paragem do Nacional para a realização do Europeu da modalidade. 

Resultados Finais da 17ª Jornada

SL BENFICA 2-2 Rio Ave
Académica 1-4 Fundão
Sporting 6-5 Leões de Porto Salvo
SL. Olivais 0-2 Boavista 
Belenenses 5-3 Dramático de Cascais 
Sp. Braga 11-2 Vila Verde
Póvoa Futsal 1-2 Módicus 


No Pavilhão Fidelidade, o Campeão da Europa de Hóquei de Patins goleou por 10-3 diante do HC Medalhada para a 10ª Jornada do Campeonato Nacional. 
Final superada com distinção. Perante um conjunto frágil mas que lutou pelo melhor resultado possível, o conjunto liderado por Pedro Nunes não deu qualquer chance ao adversário de sonhar com a conquista de qualquer ponto. 
O 6-0 ao intervalo espelhava toda a diferença qualitativa existente entre as duas equipas. Marc Coy fez um "poker", tendo Carlos López e Diogo Rafael marcado os outros dois golos. 
Para os derradeiros 25 minutos, o Benfica geriu o esforço, em virtude dos próximos compromissos importantes que estão a chegar. Ainda assim, João Rodrigues, Valter Neves, Miguel Rocha e novamente Diogo Rafael colocaram o seu nome nos marcadores da partida. O HC Mealhada obteve três merecidos tentos.
Tudo na mesma no topo da pauta classificativa. A partir da próxima jornada, o título começa a ser decidido. Os Campeões vêem-se nestes momentos. Em Oliveira de Azeméis, só podemos ganhar, ganhar ou ganhar. 

Resultados Finais da 10ª Jornada

SL BENFICA 10-3 HC Mealhada
FC Porto 11-2 Sporting
Oliveirense 7-2 Candelária
Valongo 5-3 AE Física
HC Braga 5-1 Paço de Arcos
OC Barcelos 4-4 HA Cambra
CH Carvalhos 5-3 Sp. Tomar 
HC Turquel 2-6 Juv. Viana 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário