segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Uma jornada "à Benfica" aquela que, no último fim-de-semana, foi protagonizada pelas nossas modalidades de pavilhão. Pese embora o empate registado pela secção de Andebol, motivado por "causas externas" à normal competição e com poucas consequências negativas no futuro, as restantes equipas do clube lograram conquistar vitórias importantes sobre adversários de muito valor. Nota para as boas assistências registadas nos pavilhões da Luz no último Sábado, que muito ajudaram os nossos rapazes a atingirem os seus objectivos. Juntos, somos mais fortes! 

Fique, desde já, com o rescaldo de cada partida do 'Mundo Eclético' encarnado nos últimos dias. 

Dois jogos, duas vitórias categóricas. E ascensão ao 1º Lugar da tabela classificativa do Campeão Nacional de Voleibol
Na tarde de Sábado, os comandados de José Jardim receberam e derrotaram a Fonte Bastardo por 3-0, na 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
O Benfica iniciou a partida com Hugo Gaspar na posição de 'oposto' e Flávio Cruz ao lado de Roberto Reis, na 'zona 4'. A entrada em campo do colectivo encarnado foi fulgurante. Um parcial inicial de 6-0 permitiu-nos garantir uma vantagem para gerirmos ao longo do parcial. A diferença notou-se na agressividade do nosso serviço e na baixa eficácia da recepção contrária. Até ao final do parcial, a nossa formação conseguiu sempre receber bem e impedir uma reacção dos insulares. Assim acabamos por vencer o primeiro set (25-20).
No segundo parcial a história foi diferente. A Fonte Bastardo entrou mais concentrada e a servir com muita qualidade, colocando vários problemas na nossa recepção. Conseguiu atingir uma vantagem de 7 pontos de diferença, aos 5-12.  O Benfica ainda tentou uma aproximação, mas os açorianos nunca deixaram equilibrar o set. No entanto, quando já parecia estar ganho o parcial por parte da Fonte Bastardo com o resultado num 20-24, Roberto Reis, a assumir o serviço, alterou as perspectivas. Serviço após serviço conseguiu chegar aos 24-24. Fantástico! Os grandes jogadores vêem-se nestes momentos! Depois existiram várias mudanças no marcador, mas a crença da turma benfiquista levou a melhor e triunfou por 32-30. Um set que mostrou quem eram os dois principais candidatos ao título neste temporada. Um hino ao Voleibol! 
Muito fragilizada emocionalmente, a formação vinda dos Açores iniciou mal o terceiro set. O Benfica aproveitou tais debilidades e, mais uma vez, chegou aos 6-0 no placard. O vencedor estava praticamente encontrado e, até ao final da partida, o colectivo encarnado geriu a vantagem e venceu por 25-20. 
Grande exibição. Excelente vitória. Está dada a resposta à derrota diante deste opositor por 3-0, nos Açores. 
Destaque para as exibições de Roberto Reis e Flávio Cruz que, na recepção, no serviço ou no ataque, mostraram porque são do melhor que existe em Portugal. 
Para o dia seguinte, estava marcada uma deslocação até ao Norte do país, para o confronto diante do Esmoriz. Triunfo tranquilo por 0-3 (12-25; 17-25; 22-25) frente a uma equipa que luta por fugir aos últimos lugares da pauta classificativa. Deu para rodar a equipa e jogadores como Ché, Kibinho, Miguel Tavares ou João Magalhães darem o seu contributo para mais uma vitória que nos consolida na posição cimeira da primeira fase.

Resultados Finais da 16ª Jornada

SL BENFICA 3-0 Fonte Bastardo (25-20; 32-30; 25-20)
Atl. Madalena 3-1 Vilacondense (30-28; 25-16; 17-25; 25-21)
SC Caldas 1-3 Clube K (18-25; 28-26; 22-25; 18-25)
Sp. Espinho 3-2 Marítimo (27-29; 18-25; 25-11; 25-10; 15-10)
Castêlo da Maia 3-2 Esmoriz (22-25; 21-25; 25-19; 27-25; 16-14)
V. Guimarães 3-1 Ac. Espinho (22-25; 25-13; 30-18; 25-21)

Resultados Finais da 17ª Jornada

Esmoriz 0-3 SL BENFICA (12-25; 17-25; 22-25)
SC Caldas 3-1 Marítimo (25-22; 21-25; 26-24; 25-19)
Vilacondense 0-3 Fonte Bastardo (13-25; 19-25; 16-25)
Ac. Espinho 3-0 Clube K (25-16; 25-23; 25-11)
Atl. Madalena 0-3 V. Guimarães (19-25; 12-25; 17-25)
Sp. Espinho 3-0 Castêlo da Maia (25-18; 25-22; 25-20)


Ao início da noite de Domingo, o Campeão da Europa de Hóquei em Patins goleou o FC Porto por 6-1 no Grande Clássico da 13ª Jornada do Campeonato Nacional. 
Que grande demonstração de força por parte do conjunto liderado por Pedro Nunes! Diogo Rafael entrou para o lugar de Tuco em relação àquele que tem sido o 'cinco inicial' habitual do nosso técnico. 
Nos primeiros instantes do encontro, as equipas não arriscaram e assistiu-se a um jogo morno. Quando, aos 5 minutos, Caio desperdiça uma grande penalidade, deu-se o mote para uma grande exibição de Guillem Trabal e seus companheiros. Com 8 minutos jogados, Valter Neves e o génio Carlos López fizeram dois golos que deixaram o Pavilhão da Luz ao rubro. O adversário estava atónito perante uma exibição de gala por parte do colectivo encarnado. João Rodrigues, por duas ocasiões, deu ainda mais colorido ao marcador, aproveitando jogadas individuais por parte de um 'mago' do Hóquei em Patins chamado Carlos López. Em 15 minutos, estávamos a ganhar por 4-0 frente a um rival que tinha sido feliz nos últimos anos no nosso pavilhão. Um grande guarda-redes e uma equipa confiante, a acreditar nas suas capacidades e devidamente ajudada por um público empolgado, conceberam a receita para um brilhante triunfo. 
Até ao intervalo, Trabal ainda defendeu um livre directo executado por Hélder Nunes. 
Na etapa complementar da partida, Diogo Rafael começou por desperdiçar um livre directo mas, pouco tempo depois, Tuco fez o 5-0 na recarga a um remate por si efectuado. A 17 minutos do fim, Jorge Silva ainda falhou mais um livre directo oferecido por uma equipa de arbitragem que 'tentou' equilibrar o desafio. 
Com 10 minutos para jogar, o capitão Valter Neves fez o sexto golo, na sequência de uma grande stickada de meia distância. "À meia dúzia sai mais barato" cantava a plateia benfiquista, orgulhosa com a exibição da nossa equipa. 
Até ao final da partida, Caio ainda marcou o tento de honra dos portistas e quer de um lado, quer do outro foram desperdiçadas várias bolas paradas. 
Destaque para três homens: Trabal, Valter Neves e Carlos López.
Mais um jogo, mais uma agressão de um 'animal' que dá pelo nome de Edo Bosh. Até quando isto vai passar impune? 
Mais a frio, esta foi uma vitória importante, mas cuja valia se pode desvanecer caso não surja um triunfo em Valongo na próxima ronda. É o jogo da época! Uma Final que só podemos GANHAR! Força Rapazes!

Resultados Finais da 13ª Jornada

SL BENFICA 6-1 FC Porto
Oliveirense 9-3 Valongo
HC Mealhada 3-3 HC Braga
Sporting 4-5 OC Barcelos
AE Física 2-5 CH Carvalhos
Paço de Arcos 2-3 HC Turquel
HA Cambra 4-8 Juv. Viana
Candelária 1-0 Sp. Tomar 


A equipa de Basquetebol do SL Benfica foi bem sucedida na deslocação aos Açores, onde defrontou o Lusitânia, para a 13ª Jornada da Fase Regular da Liga. A formação encarnada, Campeã em título e líder da classificação, venceu por 66-73. 
O domínio da turma treinada por Carlos Lisboa fez-se sentir logo no início do encontro, com a conquista de uma vantagem de 7 pontos no fim do primeiro período (14-21).
Nos segundos 10 minutos, o equilíbrio foi a nota dominante e, quando chegou o descanso, a vantagem era dos encarnados por 29-35.
Durante todo o segundo tempo, o Benfica acabou por gerir eficazmente a sua vantagem, mostrando a razão pela qual era considerado amplamente favorito para este jogo. 
O bicampeão realizou um desempenho 'quanto baste'. Apoiado num processo defensivo de qualidade conseguiu mais um triunfo. 
No capítulo ofensivo, destaque para as exibições do duo americano, Seth Doliboa e Jobey Thomas. Doliboa foi o melhor jogador da partida, registando 21 pontos e 14 ressaltos. Jobey Thomas acabou também com 21 pontos.
No próximo fim-de-semana chega um dos pontos altos da época. A disputa pela Taça Hugo dos Santos. A nossa obrigação passa por conquistar o troféu. 

Resultados Finais da 13ª Jornada

Lusitânia 66-73 SL BENFICA
Ovarense 86-72 Oliveirense
Sampaense 64-86 CAB Madeira
Maia Basket 64-58 Barcelos
Galitos Barreiro 68-80 Algés 


Por fim, em Braga, o Andebol encarnado foi "impedido" de chegar à vitória por dois "artistas" do apito chamados Duarte Santos e Ricardo Fonseca. O empate a 26 diante do ABC foi o resultado do jogo "grande" da 19ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.
A primeira parte pertenceu por inteiro ao SL Benfica. Uma defesa coesa e agressiva, bloqueando os principais rematadores do adversário, e um Álamo ao seu melhor nível, apenas por nove vezes foram batidos nos primeiros 30 minutos. No ataque, um excelente Elledy Semedo e uma dupla Tiago Pereira/José Costa com excelente dinâmica e entrosamento alcançaram uma vantagem de 4 golos (9-13) até ao descanso do jogo. Merecido. E até pecou por escasso, dado que desperdiçamos alguns contra-ataques de resolução fácil. 
Na segunda parte, assistimos a uma partida muito viva e mais equilibrada. O Benfica regressou ainda mais eficiente, com um Elledy Semedo a marcar de todo o lado (14 golos!!!, no final), ampliando assim a vantagem para 10-15. O ABC reagiu e aproximou o 'score' das equipas (14-17, aos 37 minutos). Porém, o momento do jogo chegou quando estávamos a 15 minutos do fim e os encarnados venciam por 15-20. Carlos Resende, técnico do ABC, pede um desconto de tempo. O seu adjunto e antigo guarda-redes, Carlos Ferreira, passa esse tempo técnico a gritar com a dupla de arbitragem, exercendo pressão sobre esta. Uma estratégia que teve resultado.
A partir desse momento, a dupla de 'ladrões' só teve na sua mente uma coisa: roubar o Benfica. Faltas atacantes marcadas sem qualquer justificação, exclusões aos nossos jogadores quando na outra área situações idênticas não tinham a mesma punição, levaram a um empate injusto numa das melhores exibições da temporada por parte dos pupilos orientados por Jorge Rito. 
O lance final que dita o 26-26 demonstra o quão deliberada foi a actuação da dupla de arbitragem no sentido de nos prejudicar. Dario Andrade não toca no seu adversário e o 'artista do apito' marca um livre de 7 metros. Inacreditável! Um filme já visto na época transacta. Até quando?! O Andebol é uma modalidade cada vez mais suja e corrupta. Chega!
O problema é que o meu clube nada faz para impedir isto. Tomem atitudes! Denunciem a ilegalidade dos angolanos do nosso rival. Acabem com o poder do Porto na Federação. Passar anos e anos a chorar de nada vale. 
A luta pelo título irá continuar e temos a obrigação de vencer todos os jogos até final desta primeira ronda para entrarmos na fase final com tudo para conquistar o objectivo principal.

Resultados Finais da 19ª Jornada

ABC 26-26 SL BENFICA
Madeira SAD 27-29 FC Porto
AC Fafe 26-22 Avanca
Passos Manuel 21-20 Belenenses
ISMAI 25-40 Sporting 
Sp. Horta 18-24 Águas Santas


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário