sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana electrizante para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Não obstante o facto de as competições nacionais de Futsal sofrerem uma paragem de um mês em virtude da realização do Europeu, as restantes secções do clube têm pela frente jogos de elevado grau de dificuldade e até decisivos na luta pelos principais objectivos da temporada.
A obrigação dos Benfiquistas é lotar os pavilhões da Luz, no dia de amanhã, assegurando assim o apoio às nossas formações de Voleibol e Hóquei em Patins nos encontros com os seus principais rivais. 
Elogiam os outros clubes porque criam grandes ambientes contra nós mas quando chega a nossa vez o que fazem?! Lembrem-se que a presença de cada um pode ser muito importante para o SL Benfica vencer qualquer jogo. 

Confira, de seguida, a antevisão de cada encontro onde o 'Manto Sagrado' está presente nos próximos dias. 

Começo pela 'jornada dupla' do Voleibol encarnado. 
No Sábado, pelas 15h30, no Pavilhão n.º1 da Luz, o Campeão Nacional recebe a equipa da Fonte Bastardo em encontro da 16ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. Este jogo entre os dois principais candidatos ao título será transmitido em directo pela Benfica TV.
Espero um duelo muito equilibrado. São dois plantéis semelhantes no seu nível qualitativo e serão pequenos (grandes) pormenores a decidir o vencedor. Relembro que a formação açoriana soma triunfos em todos os jogos realizados, até ao momento.
Os insulares apresentam como pontos fortes, a agressividade do serviço de grande parte dos jogadores, bem como a eficácia ao nível do ataque, com destaque, neste particular, para o oposto Gregoret, o central João José e o 'zona 4' Caíque Silva. 
Para enfrentar este opositor, os comandados do Prof. José Jardim têm de colocar em prática o seu melhor Voleibol. Tal traduz-se num serviço forte que provoque desequilíbrios na recepção contrária e, acima de tudo, uma eficácia muito alta no nosso 'side-out'. 
Apesar de toda a qualidade de Hugo Gaspar, apostaria em Ché para figurar no sexteto titular neste desafio. De resto, designava Flávio Cruz e Roberto Reis como 'zonas 4', João Coelho para libero, Perini na distribuição e Honoré e Marcel Gil no centro da rede a tentar fazer a diferença perante uma distribuição da Fonte Bastardo que me parece o seu ponto mais frágil. 
A partida não é decisiva, mas pode ser bastante importante para, do ponto de vista psicológico, responder com um triunfo à derrota da 1.ª Volta nos Açores por 3-0, embora com parciais bastante equilibrados. 
No dia seguinte, às 18h30, numa deslocação até ao Norte do país, iremos defrontar o Esmoriz em jogo da 17ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Este é um encontro no qual o SL Benfica é amplamente favorito a conquistar os 3 pontos, de forma tranquila. Mesmo existindo alguma rotação de plantel, a diferença de valores entre ambas as formações é muito grande. Como tal é legítimo exigir uma vitória pela margem máxima. 

1ª Fase - Jogos da 16ª Jornada

Sábado - dia 25:

SL BENFICA-Fonte Bastardo 15h30 BENFICA TV
Atl. Madalena-Vilacondense 16h
SC Caldas-Clube K 17h
Sp. Espinho-Marítimo 17h
Castêlo da Maia-Esmoriz 17h
V. Guimarães-Ac. Espinho 18h 

1ª Fase - Jogos da 17ª Jornada

Domingo - dia 26:

Esmoriz-SL BENFICA 18h30 SPORT TV 2
Ac. Espinho-Clube K 11h
SC Caldas-Marítimo 15h
Vilacondense-Fonte Bastardo 16h
Atl. Madalena-V. Guimarães 16h
Sp. Espinho-Castêlo da Maia 17h 


O Grande Clássico do Hóquei em Patins nacional joga-se, ao principio da noite de Sábado, no Pavilhão Fidelidade. O Campeão da Europa, SL Benfica, enfrenta o Campeão Nacional, FC Porto em encontro a contar para a 13ª Jornada do Campeonato Nacional da modalidade.
É o "tudo ou nada"! O conjunto liderado por Pedro Nunes só tem uma hipótese para continuar a acalentar esperanças na conquista do campeonato nacional nesta temporada: VENCER! Há que ter a noção completa que uma não vitória neste jogo significa o adeus realista à luta pelo campeonato 2013/2014. É o encontro mais importante da época! 
Portanto, como já referi, uma casa cheia poderá ser um facto decisivo para ajudar os nossos rapazes a atingir o seu objectivo. Soube que, até ontem à noite, não estava vendida meia casa sequer. Uma vergonha! Assim, o adversário entra em campo a ganhar. 
O Porto é uma equipa que vale muito pela qualidade individual dos seus jogadores. Pelo que tenho visto, a aposta recai sobre a inspiração de cada atleta. Já sabemos que, quando se deslocam até Lisboa, sentindo-se muito protegidos, jogam de forma descontraída e têm feito bons resultados. Acho que o desempenho colectivo, ao nível defensivo, do nosso opositor deixa muito a desejar e tem que ser bem aproveitado pelos nossos atacantes. 
Em relação ao colectivo encarnado, exige-se o melhor Benfica da época. Temos que estar perto da perfeição. Evitar todo e qualquer tipo de desconcentração defensiva, acreditar numa grande noite de Trabal e, no capítulo atacante, temos que apresentar num hóquei rápido, dinâmico e eficaz. 
Um aspecto que normalmente é fundamental na decisão neste tipo de partida equilibradas é a eficácia nas bolas paradas. E aí, a nossa obrigação é sermos superiores. O medo de falhar tem que ser muito inferior à força, querer e ambição de marcar. BENFICA! BENFICA! BENFICA!

Campeonato Nacional - Jogos da 13ª Jornada

Sábado - dia 25:

SL BENFICA-FC Porto 19h BENFICA TV
Oliveirense-Valongo 17h
HC Mealhada-HC Braga 18h
Paço de Arcos-HC Turquel 18h
HA Cambra-Juv. Viana 18h
AE Física-CH Carvalhos 18h30
Sporting-OC Barcelos 21h
Candelária-Sp. Tomar 22h30 


No arquipélago dos Açores, o bicampeão Nacional de Basquetebol joga diante do Lusitânia, às 22h do Continente, em partida a contar para 13ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. Transmissão em directo na RTP Açores.
O Lusitânia começou mal a época. Vários problemas nas escolhas dos seus americanos e alguns atletas lesionados contribuíram para vários maus resultados na primeira fase do Campeonato. Nos últimos encontros, recuperaram e até foram vencer à Madeira perante o CAB. 
Passa pelo duo de americanos composto pelo base, James Smith, e o poste, Marcel Monplaisir, quase a totalidade do Basquetebol praticado por esta equipa. São dois bons marcadores de pontos, sendo que Marcel é muito forte na luta dos ressaltos. No entanto, quando recorrem ao banco para fazer descansar alguns dos melhores jogadores, tal reflecte-se imediatamente no rendimento do conjunto. 
Do lado encarnado, pede-se concentração total desde o apito inicial. O segredo para um desafio seguro é não deixar o adversário acreditar que pode provocar uma grande surpresa. Logo, aos pupilos de Carlos Lisboa exige-se que coloquem no campo toda a nossa superioridade. Um basquetebol colectivo, assente no jogo interior e nas grandes vantagens que iremos ter ao longo da partida é aquilo que quero ver. Importante também será um domínio claro nas duas tabelas. 
Antes da discussão pela Taça Hugo Santos, vamos somar mais um triunfo para transmitir confiança a todo o plantel! 

Fase Regular - Jogos da 13ª Jornada

Sábado - dia 25:

Lusitânia-SL BENFICA 22h RTP Açores
Ovarense-Oliveirense 16h
Sampaense-CAB Madeira 16h
Maia Basket-Barcelos 21h

Domingo - dia 26:

Galitos Barreiro-Algés 17h30 


Em Braga, a equipa de Andebol do SL Benfica tem pela frente o obstáculo mais complicado até ao final desta 1ª Fase, o ABC. Partida da 19ª Jornada, disputada este Domingo, pelas 15h, com transmissão em directo A BOLA TV.
O histórico ABC ainda não perdeu qualquer ponto no seu terreno esta temporada. Venceu Sporting, FC Porto e Águas Santas. Acho que não será preciso dizer muito mais para se perceber a dificuldade deste encontro. 
A formação bracarense comandada por Carlos Resende aposta, essencialmente, no seu processo defensivo para conseguir atingir o sucesso almejado. Devo dizer que me deparei, no encontro dos bracarenses contra ao FC Porto, com o desenvolvimento de um processo defensivo brilhante pela formação do ABC. Agressividade ao máximo, entreajuda e coesão notáveis. Começaram aí a ganhar o jogo. Humberto Gomes na baliza também é um valor seguro do Andebol Nacional. No ataque organizado, Nuno Grilo é a principal arma na concretização da 1ª Linha. Não nos esqueçamos ainda do jovem chamado Nuno Rebelo, que tem realizado jogos notáveis na lateral-direita. 
Para o colectivo treinado pelo Prof. Jorge Rito este desafio tem que ser encarado como uma final! Com Carlos Carneiro castigado, Cláudio Pedroso lesionado, só uma grande EQUIPA sairá vitoriosa desta 'fortaleza' chamada Pavilhão Flávio Sá Leite. 
Não podemos somar muitas falhas técnicas e, no ataque, temos que ser pacientes e privilegiar o colectivo para encontrar a melhor solução ofensiva. Espero um grande Elledy Semedo e uma grande solicitação do nosso pivot, José Costa. Mas é na defesa que podemos vencer este jogo. Chernov, Álvaro e Inácio têm que formar um 'muro' para evitar remates fáceis ao adversário. A Álamo peço uma grande exibição, ao nível do que vimos na temporada transacta. 
Uma vitória daria muita confiança e faria acreditar todo o grupo na conquista dos objectivos traçados. Um desaire pode ter custos muito elevados na luta pelo Campeonato. 

1ª Fase - Jogos da 19ª Jornada

Domingo - dia 26:

ABC-SL BENFICA 15h BOLA TV
Sp. Horta-Belenenses 18h

Sábado - dia 25:

Madeira SAD-FC Porto 17h
AC Fafe-Avanca 18h
Passos Manuel-Belenenses 18h
ISMAI-Sporting 18h30 



                                                     FORÇA SL BENFICA!!! 1904!!!

GANHAR!!! GANHAR!!! GANHAR!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário