segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Quatro jogos, quatro vitórias. Eis o saldo das modalidades de pavilhão do SL Benfica durante o último fim-de-semana desportivo. Até ao momento, todas as secções do clube mantêm os seus principais objectivos da temporada intactos e estão na luta para os conquistar. 
Farei, de seguida, o rescaldo de cada triunfo encarnado nesta jornada. 

A equipa de Voleibol do SL Benfica recebeu e venceu o Sporting de Espinho por 3-1 em jogo da 12ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional.
Apesar de algumas dúvidas que surgiram durante a semana, fruto de salários em atraso, a formação de Espinho marcou presença no Pavilhão da Luz. 
E até foi o clube derrotado na última final de campeonato a iniciar melhor a partida. Aproveitando alguns erros de serviço e recepção dos encarnados, o marcador estava em 4-8 no primeiro tempo técnico. Com essa paragem, os pupilos de José Jardim assentaram o seu jogo e começaram a impôr toda a sua qualidade no terreno do encontro. Assim, não foi de estranhar a vitória segura por 25-19 no primeiro parcial.
O segundo set teve bastantes semelhanças com o primeiro e também foi na fase final que o Benfica aumentou o seu nível nos diversos capítulos do jogo. O set fechou com 25-18 a nosso favor.
Parecia estar encaminhado um triunfo pela margem máxima para o colectivo benfiquista. Puro engano. O Sporting de Espinho reagiu e, beneficiando de um Benfica menos eficaz e agressivo, venceu por 19-25 no terceiro set. 
Aí soou o alarme na equipa da Luz. A concentração passou para níveis mais elevados, a recepção foi mais eficaz e um Ché poderoso na posição de oposto resolveu a partida, fechando o quarto parcial por 25-20, ficando os três pontos para o conjunto benfiquista.
É sempre importante bater um candidato ao título. Continuamos na luta pela primeira posição desta 1ª Fase (que não tem grande importância para as decisões finais).

Resultados Finais da 12ª Jornada

SL BENFICA 3-1 Sp. Espinho (25-19; 25-18; 19-25; 25-20)
Ac. Espinho 1-3 SC Caldas (25-22; 16-25; 23-25; 21-25)
Vilacondense 3-0 Esmoriz (25-21; 25-19; 25-18)
Marítimo 0-3 Castêlo da Maia (16-25; 18-25; 16-25)
Clube K 1-3 Atl. Madalena (25-21; 22-25; 18-25; 18-25)
Fonte Bastardo 3-0 V. Guimarães (25-0; 25-0; 25-0)


Na deslocação até à cidade de Barcelos, o Basquetebol benfiquista triunfou por 64-77 frente à equipa local para a 7ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
A turma da casa entrou bem na partida e, aos cinco minutos, já vencia por 14-5. Após o desconto de tempo pedido por Carlos Lisboa, os encarnados reagiram e ainda acabaram na frente no primeiro período (19-20).
Nos segundos 10 minutos de encontro, o colectivo benfiquista aumentou a sua agressividade defensiva (os árbitros quiseram ser protagonistas ao assinalar todo e qualquer contacto) e no ataque foi mais eficaz no lançamento exterior, permitindo chegar ao descanso a vencer por 10 pontos de diferença (33-43).
O Benfica iniciou a segunda parte disposto a resolver a contenda e assim foi. Um parcial de 9-16 no terceiro período e a partida estava resolvida. Apesar de alguma confusão na organização ofensiva, acabou por ser a "lei do mais forte" a impor de forma natural as suas regras. O nosso adversário não aguentou o ritmo de jogo, pois tem uma rotação muito curta no seu banco. 
Até ao final do desafio, a formação barcelense ainda assustou e reduziu as distâncias para nove pontos, mas o Bi-Campeão Nacional não se deixou atemorizar, acabou por vencer de forma tranquila e, consequentemente, estar na liderança isolada da tabela classificativa, isto porque o Vitória de Guimarães saiu derrotado da deslocação até Ovar. 
Ninguém teve um grande desempenho individual, mas Seth Doliboa acabou por ser o melhor jogador em campo, somando 15 pontos e 12 ressaltos. 

Resultados Finais da 7ª Jornada

Barcelos 64-77 SL BENFICA
Ovarense 81-74 V. Guimarães
Maia Basket 70-57 Galitos Barreiro
Sampaense 89-81 Lusitânia
Oliveirense-Algés (Adiado para 9/3)


O Campeão da Europa de Hóquei em Patins bateu o Paço de Arcos por 1-4 na 7ª Jornada do Campeonato Nacional da modalidade. 
Mais uma Final superada. E desta feita, com a derrota do maior rival na véspera, ainda teve um melhor sabor. 
Quanto ao jogo, acabou por ter duas partes bem distintas. A partida começou e desde cedo se viu que ambas as equipas estavam com mais medo de sofrer do que com vontade de arriscar no processo ofensivo. Somente após as entradas de Miguel Rocha e Diogo Rafael, os comandados de Pedro Nunes colocaram maior intensidade no ringue. Com 15 minutos jogados, os encarnados dispuseram de um livre directo que foi muito mal batido por Carlos López. A cinco minutos do descanso, o conjunto da casa abriu o marcador num contra-ataque bem finalizado por Rui Pereira. Ainda antes do intervalo, Marc Coy restabeleceu a igualdade numa boa jogada colectiva. As 14 faltas benfiquistas ao intervalo demonstravam que a dupla e arbitragem iria fazer de tudo para minimizar a derrota da "sua" equipa na véspera. E assim vai o Hóquei em Portugal... 
Na etapa complementar do encontro, o Benfica mostrou um estofo ao nível dos grandes campeões. Volvidos dois minutos do reatamento da partida, já Diogo Rafael e Miguel Rocha tinham colocado os encarnados em vantagem. Com a turma benfiquista na frente do marcador, surgiu um nome: Guillem Trabal. Mostrou porque é um dos melhores guarda-redes do Mundo. Defendeu tudo. Seja livres directos (e foram mais 3), fosse jogadas de grande perigo com golo já "cantados", mas em que o espanhol se opunha de forma fantástica, sendo decisivo para a vitória encarnada. Vale ouro, vale pontos. 
Até ao final do jogo, Marc Coy ainda fez o seu bis e acabou com todas as esperanças da equipa de Paço de Arcos em criar uma surpresa, como na temporada passada. 
O Valongo lidera com sete jogos e sete vitórias. O Benfica vem logo atrás com menos dois pontos fruto do empate em Turquel. Porto passou para o terceiro lugar após a derrota em Vale de Cambra. 

Resultados Finais da 7ª Jornada

Paço de Arcos 1-4 SL BENFICA
Sporting 7-3 HC Mealhada
HA Cambra 7-4 Porto
Sp. Tomar 2-5 Valongo
Juv. Viana 2-3 HC Braga
HC Turquel 2-1 OC Barcelos
CH Carvalhos 5-2 Candelária
AE Física-Oliveirense (10/12)


No Pavilhão nº 2 da Luz, o Futsal encarnado ganhou 4-2 diante do Módicus em encontro a contar para a 14ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
Dos jogos que pude assistir (e foram quase todos) do conjunto orientado por João Freitas Pinto, esta foi a pior exibição da época. A obrigação foi cumprida, mas esperava mais do colectivo encarnado. Desta feita com Ricardo Fernandes e Paulinho de fora. Gonçalo Alves e Alan Brandi estavam de regresso às opções. 
O nosso opositor até foi a primeira equipa a criar perigo, com Bébe a anular uma situação de dois contra um dos visitantes, através de uma boa defesa a remate de Tiago Soares. A praticar um futsal muito passivo e pouco intenso, o Benfica apenas inaugurou o placard à passagem do minuto 11, quando Alan Brandi recuperou uma bola e assistiu Rafael Henmi para o golo. 
O resultado de 1-0 ao intervalo espelhava a fraca dinâmica benfiquista, apesar de a partida estar sempre sob o controlo dos encarnados. 
Na segunda parte, e sempre com o Benfica nas despesas da partida, o conjunto de Sandim tentava criar perigo através de saídas rápidas para o ataque. E num desses ataques, Gabriel teve nos pés o golo do empate, desperdiçado de forma incrível. Logo na resposta, o Benfica chegou ao 2-0, com Bruno Coelho a aproveitar um erro infantil do adversário para "fuzilar" o guarda-redes contrário. Aí parecia estar encontrado o vencedor do encontro. No entanto, o Módicus não baixou os braços e, aproveitando um erro de Serginho, colocou a desvantagem na margem mínima, a cinco minutos do fim. Volvidos dois minutos, e já em situação de 5x4, o Módicus chegou ao empate, gelando por completo o pavilhão encarnado. 
O Benfica tinha apenas três minutos para evitar a surpresa e também arriscou no 5x4, com Rafael Henmi a fazer de quinto homem. E foi assim que o conjunto benfiquista chegou ao 3-2, por intermédio de um grande remate de meia distância de Joel Queirós. Nos últimos segundos, Serginho carimbou o triunfo encarnado com um remate de 30 metros, perante uma baliza sem guarda-redes, visto o Módicus ter colocado o 5x4 em jogo. 
Liderança consolidada, é certo. Mas é necessário uma postura mais intensa, dinâmica e agressiva em campo para evitar todo o tipo de surpresas desagradáveis. 

Resultados Finais da 14ª Jornada

SL BENFICA 4-2 Módicus
Académica 2-1 SL. Olivais
Fundão 1-2 Sporting
Boavista 6-4 Belenenses
Dramático de Cascais 4-4 Póvoa Futsal
Leões de Porto Salvo 4-3 Vila Verde
Rio Ave 2-6 Sp. Braga 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário