segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada com sabores completamente distintos para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. As duras e pesadas derrotas das formações encarnadas de Basquetebol e Voleibol contrabalançam com as vitórias tranquilas das secções de Andebol e Hóquei em Patins. No Futsal, o triunfo benfiquista num fantástico espectáculo desportivo foi o momento mais alto deste fim-de-semana.

Confira, de seguida, o rescaldo de cada uma destas partidas onde o nosso clube foi interveniente. 

Assisti, no Pavilhão Fidelidade, à entrada vitoriosa do Hóquei em Patins encarnado na Liga Europeia após derrotar a formação suíça do Diessbach sem contemplações por 13-3. A defesa do título europeu começou assim da melhor forma. 
Apesar de ser um encontro teoricamente fácil para os comandados de Pedro Nunes, esta equipa do SL Benfica merecia ter tido uma assistência muito melhor na Luz, ainda por cima em dia de derby no Futebol. Todos gostam de estar quando "cheira a festa", mas para isso é preciso apoiar e ganhar durante todo o resto de uma época. Fica a dica.
Quanto ao jogo propriamente dito, a formação encarnada entrou com disposição de resolver o mais cedo possível e, aos 5 minutos, já vencíamos por 2-0, com golos de João Rodrigues e Carlos López. Contudo, o conjunto benfiquista passou por momentos de desconcentração e deixou o seu opositor empatar o jogo a duas bolas com cerca de 15 minutos da 1ª Parte. A surpresa era grande. Na resposta, o Benfica teve novamente que colocar mais intensidade e rapidez na pista. E tudo se resolveu. Até ao intervalo, Miguel Rocha por duas vezes e Marc Coy colocaram normalidade no marcador (5-1).
Na segunda parte, assistiu-se um "massacre" encarnado à baliza contrária. Miguel Rocha foi o homem da partida tendo marcado mais 6 golos. O júnior Diogo Neves fez o gosto ao stick por duas ocasiões. 
Vitória robusta por parte do SL Benfica que assim assume a liderança do Grupo B.

Resultados Finais da 1ª Jornada - Grupo B

SL BENFICA 13-3 RHC Diessbach
CE Vendrell 4-1 Quever 


Logo de seguida, a equipa de Andebol do SL Benfica entrou em acção e bateu de forma tranquila o colectivo do Madeira SAD por 40-23 em partida a contar para a 10ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional. 
Desde muito cedo que o conjunto liderado pelo Prof. Jorge Rito tomou conta das rédeas da partida e conseguiu chegar a uma vantagem de 7 golos (8-1). Apoiado numa defesa agressiva que permitiu diversos contra-ataques - principalmente aos nossos pontas - o fosso no marcador chegou aos 18-8 favorável aos encarnados. Porém, no final da primeira metade do desafio surgiu um daqueles períodos de desnorte colectivo que possibilitou ao adversário chegar ao intervalo a perder somente por 5 golos (20-15).
Após o descanso, o Benfica voltou a entrar forte e acabou por resolver o jogo perante um Madeira SAD com muitas fragilidades a todos os níveis.
Tendo os encarnados já a vitória conquistada, o nosso técnico aproveitou para dar minutos a alguns jovens da nossa formação, como por exemplo João Moreira que até marcou um golo.
Destaque individual para Cláudio Pedroso que, com 9 golos, foi o melhor marcador do encontro.
Vitória tão tranquila como normal. Continuamos neste ciclo positivo diante de opositores que lutam pela manutenção na 1º Divisão. 

Resultados Finais da 10ª Jornada

SL BENFICA 40-23 Madeira SAD
Avanca 25-30 Belenenses
Sp. Horta 29-28 ABC
Águas Santas 33-28 ISMAI
Sporting 33-22 Passos Manuel
Porto 50-25 AC Fafe 


O Basquetebol benfiquista saiu derrotado da deslocação a Guimarães por 80-70 para a 3ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional da modalidade. 
Pese embora várias ausências na turma encarnada, como são os casos de Carlos Andrade, Fred Gentry, Ferreirinho e Diogo Carreira, uma equipa que apresenta 13% de eficácia da linha dos 3 pontos, 39% nos 2 pontos e 66% na linha de lance livre dificilmente irá ganhar alguma partida. 
Tendo pela frente talvez o principal opositor na luta pelo título, ainda mais complicado se torna sair vitorioso. 
Sabendo que estivemos a perder bastante tempo por mais de 15 e 20 pontos de diferença sem que o opositor estivesse a fazer uma grande exibição, ainda custa mais a admitir. 
É este tipo de desafios que depois me leva a tirar a conclusão que ganhámos nesta modalidade porque apresentámos, de muito longe, o melhor plantel. Quando surgem algumas dificuldades, aparecem as derrotas inexplicáveis. Estamos em Novembro tendo já perdido uma competição e somado uma derrota nesta Fase Regular.
Muita atenção que vem aí um decisivo jogo em Ovar para a Taça de Portugal. Obrigação é apenas uma: GANHAR!

Resultados Finais da 3ª Jornada

V. Guimarães 80-70 SL BENFICA
Sampaense 70-57 Académica
Ovarense 65-68 Galitos Barreiro
Oliveirense 61-58 Barcelos
Lusitânia 53-63 Algés
Maia Basket 57-60 CAB Madeira 


Na jornada dupla, nos Açores, o Voleibol encarnado obteve resultados distintos e consequentemente perdeu a liderança da 1ª Fase do Campeonato Nacional.
Para a 7ª Jornada desta Fase, o conjunto orientado pelo Prof. José Jardim perdeu por 3-0 frente à Fonte Bastardo no passado Sábado. 
Diante de um candidato ao título nacional, o SL Benfica sucumbiu nas fases decisivas de cada set. Todos os parciais foram muito equilibrados, mas o serviço agressivo do nosso adversário, a par de algumas fragilidade na recepção benfiquista permitiram ao conjunto açoriano triunfar pela margem máxima. 
Um sério aviso ao Campeão Nacional. Será muito complicado conquistar o título. Os adversários estão mais fortes e não podemos relaxar em nenhum momento.
A nossa equipa atravessa um mau momento de forma. Parece-me pouco confiante nas suas capacidades e frágil do ponto de vista emocional na hora da decisão. Para já, os pontos estão longe de ter grande importância, mas temos que encarar esta pesada derrota como um ponto de viragem na temporada e começar a praticar um Voleibol de muito maior qualidade.
Uma nota para Flávio Cruz. Continuas a desiludir na hora do aperto. Relembro-te uma coisa: estás a dever-nos um Campeonato. 
No Domingo, o colectivo encarnado triunfou diante do Clube K por 1-3 na disputa da 4ª Jornada da 1ª Fase num encontro que tinha sido adiado para esta data. 
É inadmissível perder um parcial contra uma formação como o Clube K que luta pela manutenção no primeiro escalão nacional. 
Ser Campeão Nacional é um Orgulho, mas uma imensa responsabilidade. Estejam à altura disso! 

Resultados Finais da 7ª Jornada

Fonte Bastardo 3-0 SL BENFICA (25-23; 25-23; 26-24)
Clube K 3-1 SC Caldas (22-25; 26-24; 25-18; 25-20)
Marítimo 0-3 Sp. Espinho (16-25; 12-25; 12-25)
Vilacondense 0-3 Atl. Madalena (13-25; 16-25; 17-25)
Esmoriz 0-3 Castêlo da Maia (14-25; 18-25; 21-25)
Ac. Espinho 1-3 V. Guimarães (19-25; 25-23; 21-25; 12-25)

Resultado Final da 4ª Jornada

Clube K 1-3 SL BENFICA (19-25; 25-21; 13-25; 21-25)


Em Loures, no derby com mais golos na história da modalidade, o Futsal Benfica bateu o Sporting, por 7-8, na disputa da 10ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.
Este resultado permite ao colectivo liderado por João Freitas Pinto alcançar a liderança da tabela classificativa em igualdade de pontos com Sporting e Leões de Porto Salvo.
À passagem do minuto dois, Bruno Coelho inaugurou o marcador numa rápida transição ofensiva. Praticamente na resposta, o Sporting chegou à igualdade. 
O equilíbrio era a nota dominante da partida quando, na sequência de um canto, Cary coloca o Sporting em vantagem. Logo de imediato, e da mesma forma, Nenê restabelece o empate na partida. Quatro golos em 7 minutos. Fantástico.
A meio da primeira metade, o conjunto verde e branco voltou a marcar após uma reposição lateral por intermédio de Caio Japa. Volvidos 3 minutos e numa brilhante iniciativa individual, Rafael Henmi concretiza um grande golo. 
Até ao intervalo, o Benfica revelou maior eficácia e passou novamente para a frente do marcador, tendo aumentado a diferença pela primeira vez para dois golos. Bruno Coelho deu a melhor sequência a um contra-ataque conduzido por Paulinho e Serginho concretizou o 5-3 numa recarga vitoriosa.
Na etapa complementar da partida, e quando se esperava uma reacção sportinguista, seria o Benfica através de Joel Queirós, num chapéu perfeito, a aumentar a vantagem encarnada. 
A cerca de 13 minutos do fim, o Sporting arriscou no 5x4 e teve algumas ocasiões para marcar. Aproveitando um desses falhanços, o nosso guarda-redes Marcão, num remate de 40 metros de baliza-a-baliza fez o 3-7. Pouco depois, Bruno Coelho deu o melhor seguimento a um erro de Marcelinho e, com a baliza deserta, completou um hat-trick. 
Quando tudo parecia perdido para o Sporting, Deo (por duas ocasiões), aproveitando a situação de "5x4", reduziu a desvantagem. Divanei ainda fez o 6-8 a 3 minutos do fim, devolvendo alguma esperança à sua equipa. Num "jogo de loucos", a menos de 1 minuto do final, Marcelinho reduziu para a margem mínima, mas o marcador não viria a sofrer mais alterações, acabando numa vitória justa por parte do SL Benfica.
Um "hino ao Futsal" foi aquilo a que se assistiu ao início da tarde de Domingo. 
O 5x4 foi mal defendido? Sim, em alguns momentos. É difícil parar o Sporting nessa situação, pois a qualidade de passe dos seus jogadores é muito boa? Sim, evidente. Como devíamos ter rebatido esse processo de jogo? Tendo posse de bola mas, para isso, é preciso que a equipa não estivesse fatigada e o nosso melhor pívot não se tivesse lesionado. São situações que temos que ter em conta. 
Mais, o Sporting tem um conjunto de jogadores que trabalha junto há muitos anos. O Benfica sofreu uma grande reestruturação na modalidade, contratando oito novos jogadores que trabalham há 4 meses juntos.
Não está nada mal ganhar em casa do rival que todos apelidam como a última "coca-cola do deserto". A tal equipa fantástica, invencível, etc etc.
"O caminho faz-se caminhando". Depois de Braga, não éramos "os piores do Mundo". Logo, após a vitória de ontem, também não somos os "melhores do Mundo". 
A arrogância combate-se com trabalho, atitude e empenho em cada jogo como se se tratasse de uma Final. Vamos a isso, rapazes!!!

Resultados Finais da 10ª Jornada

Sporting 7-8 SL BENFICA
Sp. Braga 4-2 Académica
Rio Ave 3-1 Póvoa Futsal
Dramático de Cascais 3-2 Fundão
Vila Verde 4-4 Módicus
Belenenses 4-3 SL. Olivais
Leões de Porto Salvo 8-3 Boavista 



Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

1 comentário:

  1. basquetebol - viu o jogo? não concordo com 1 palavra que escreveu!

    ResponderEliminar