segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Vitória na Supertaça no Basquetebol, conquista de um troféu europeu bem encaminhada no Hóquei em Patins, manutenção da liderança no Campeonato Nacional de Futsal e qualificação assegurada para a próxima ronda europeia da Taça EHF em Andebol, eis o saldo de uma jornada muito feliz para as nossas modalidades de pavilhão.
É disto que se alimenta o SL Benfica: sucesso desportivo. Passo então a fazer a análise de cada jogo realizado pelo nosso clube. 

Em partida que abriu a 7.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional, o Futsal Benfica bateu o Vila Verde por 5-3, no Pavilhão nº 2 da Luz. 
A nossa equipa entrou muito mal em campo, permitindo ao opositor, de forma surpreendente, marcar dois golos sem resposta nos primeiros oito minutos. Muita passividade, falta de concentração e pouca dinâmica. Era o que se sentia nos comandados de João Freitas Pinto. 
O colectivo encarnado sentia muita dificuldades para criar oportunidades de golo perante um Vila Verde muito agressivo a defender. Essa agressividade levou a que atingissem as 5 faltas bastante cedo na primeira metade da partida. Com o baixar de linhas do adversário, a formação benfiquista aproveitou para reduzir o marcador, por intermédio de Nenê, que aproveitou um ressalto para desfeitear o guarda-redes contrário, no interior da área. Pouco tempo depois, o jogador do Vila Verde, Dino, foi expulso por agarrar Bruno Coelho, originando livre de 10 metros para o Benfica, na sequência da 6.ª Falta da sua equipa. Na conversão do livre, Joel Queirós restabeleceu o empate no jogo. 
Logo de seguida, aproveitando alguma desorganização defensiva encarnada, a equipa de Sintra colocou-se novamente em vantagem na partida. No entanto, o conjunto benfiquista respondeu de imediato, uma vez que Rafael Henmi, ao segundo poste, encostou para o 3-3 que se manteve até ao intervalo. 
Na segunda parte, o SL Benfica entrou com vontade de resolver o jogo e acabou por marcar logo no reatamento, novamente através do goleador, Joel Queirós. A normalidade estava estabelecida. À passagem dos 30 minutos, um excelente movimento de Pablo del Moral resultou no 5-3. 
Com dois golos de desvantagem, o Vila Verde optou pela utilização do 5x4, mas os encarnados souberam defender da melhor forma essa situação de jogo e o marcador não iria registar nenhuma alteração até ao final. 
Vitória justa do SL Benfica, apesar da má exibição. Sem prejuízo do facto de o adversário estar no último lugar da tabela classificativa, não se pode menosprezar qualquer opositor. 
Realce apenas para o regresso aos pavilhões de Gonçalo Alves. Vem aí um grande teste à nossa capacidade (SC Braga). 

Resultados Finais da 7ª Jornada

SL BENFICA 5-3 Vila Verde
Académica 5-10 Leões de Porto Salvo
Sporting 3-1 Sp. Braga
Fundão 6-2 Boavista
Módicus 2-4 Rio Ave
SL. Olivais 1-1 Dramático de Cascais
Póvoa Futsal 1-1 Belenenses


Em Albufeira, o Basquetebol encarnado conquistou a 11.ª Supertaça Nacional do seu historial, após levar de vencida o Vitória de Guimarães, por 86-82.
Inteligência, Eficácia, Agressividade, Desconcentração/Desnorte são palavras-chave para definir esta partida. De seguida, explicarei porquê em pormenor. 
Após um boa entrada por parte dos homens de Guimarães, o conjunto liderado por Carlos Lisboa assumiu as rédeas da partida logo a meio do 1º período. Aproveitando o domínio exercido no jogo interior por parte de David Weaver, os encarnados venceram o primeiro parcial por 26-20. A eficácia no tiro de média e longa distância por parte dos nossos jogadores também foi evidente. 
O inicio do 2.º período foi muito forte por parte do colectivo benfiquista. Muito inteligentes no aproveitamento das vantagens no jogo interior e com grande domínio nas duas tabelas do campo, o Benfica aumentou a vantagem para 14 pontos (37-23) com 4 minutos jogados deste parcial. Após um desconto de tempo pedido pelo seu técnico, o Guimarães subiu a eficácia no lançamento exterior e diminuiu a sua desvantagem para 7 pontos de diferença (39-32). Os últimos minutos da 1.ª Parte foram marcados por alguma ineficácia de ambas as equipas e o resultado permaneceu favorável aos encarnados (43-34) até ao descanso. 
A etapa complementar da partida foi iniciada da melhor maneira pela turma da Luz. Um parcial de 13-3 (56-37) encaminhava a nossa equipa para um final de jogo tranquilo. Apoiada numa defesa agressiva, um ataque bem organizado, procurando sempre as vantagens no jogo interior e, ao mesmo tempo, com eficácia na linha dos 3 pontos, o Benfica dispunha de uma vantagem de 19 pontos (69-50) para gerir nos últimos dez minutos do encontro. 
Quando parecia que a Supertaça já não iria fugir ao colectivo encarnado, eis que no derradeiro parcial do jogo, o desnorte/desconcentração se apoderou dos nossos jogadores. Ataques rápidos resolvidos com lançamentos desprovidos de sentido, turnovers cometidos de forma inexplicável por jogadores experientes como os nossos e uma defesa menos agressiva permitiram ao adversário, de cesto em cesto, reduzir a diferença até aos 2 pontos (81-79) a 24 segundos do final. Na fase decisiva, um Carlos Andrade eficaz da linha de lançamento livre resolveu a contenda a favor do SL Benfica, impedindo um escândalo. 
Destaques individuais para David Weaver (20 pontos) e para Carlos Andrade que, com 18 pontos, 8 ressaltos e 7 assistência, foi o Melhor jogador em Campo.
Não se pode permitir a nenhuma equipa fazer 32 pontos num período, como fez a equipa de Guimarães no último parcial. Culpa de quem? De técnico e jogadores. São jogadores experientes, logo têm que perceber o que o jogo pede em cada momento. No 4.º período, o que se pedia era ataques prolongados, procurando sempre a melhor solução no jogo interior ou em penetração. 
Ainda assim, o fundamental estava concretizado. A Supertaça é Nossa. Parabéns rapazes!!!


A equipa de Hóquei em Patins do SL Benfica iniciou da melhor forma a sua prestação na Taça Continental (Supertaça Europeia) ao vencer, em Espanha, o Vendrell por 3-5, em partida respeitante à 1.ª Mão da competição. 
Excelente entrada oficial por parte dos pupilos de Pedro Nunes na nova temporada. O cinco eleito para iniciar a partida foi: Trabal, Tuco, Valter Neves, João Rodrigues e Carlos López. 
A turma benfiquista começou o jogo a impor o ritmo que mais pretendia para esta 1.ª Mão. João Rodrigues abriu o activo aos 6 minutos, num desvio de classe à "boca" da baliza. A relembrar aquele golo inesquecível no Dragão Caixa... A equipa da casa respondeu bem e, depois de algumas oportunidades desperdiçadas em virtude da excelente oposição de Trabal, empatou a partida a uma bola. O equilíbrio era a nota dominante, mas sempre se denotando um Benfica muito inteligente nos diversos momentos da partida.
À passagem dos 19 minutos, uma stickada forte de Diogo Rafael deu novamente vantagem aos encarnados. Contudo, numa resposta imediata, o Vendrell restabeleceu a igualdade, desta feita a 2 golos, e assim se chegou ao intervalo. Resultado era justo, até ao momento. 
Na segunda parte, o Campeão Europeu voltou a entrar melhor que o seu opositor e o "diamante" João Rodrigues, por duas vezes uma delas através de livre directo aumentou a contagem para 2-4 no marcador. 
Pouco tempo depois, o Vendrell beneficiou de uma grande penalidade. Traball defendeu a 1.ª tentativa mas, na recarga, os espanhóis reduziram para a diferença mínima. 
A 2 minutos do fim, o Benfica voltou a ter a hipótese de concretizar um livre directo. João Rodrigues falhou mas, na sequência, marcou o 3-5. Até ao final da partida, o Vendrell teve à disposição mais uma grande penalidade que Trabal voltou a defender com êxito. 
Que grande exibição do nosso guarda-redes!!! A melhor equipa triunfou. Esta vitória abre excelentes perspectivas para o jogo da 2ª Mão, que terá lugar no Pavilhão Fidelidade, no dia 2 de Novembro. 
Nada está ganho e agora o pensamento tem que estar focado em iniciar da melhor maneira o Campeonato Nacional, cuja conquista constitui o objectivo principal para esta temporada. 


Para fechar o fim-de-semana em beleza, o Andebol benfiquista conseguiu, este Domingo, na Islândia, o apuramento para a 3ª Ronda da Taça EHF, ao vencer 22-34 na visita ao terreno do Haukar.
Tal como se previa, o colectivo chefiado pelo Prof.Jorge Rito triunfou, novamente, de forma tranquila, perante a débil oposição islandesa, tal como se tinha visto na 1ª Mão. 
Desde o momento inicial, a formação encarnada liderou o marcador, chegando ao descanso a vencer por 7 golos de diferença (10-17). 
Na segunda metade do encontro, o nosso técnico aproveitou e bem - para gerir toda a equipa, colocando em campo os nossos jovens (Paulo Moreno, por exemplo) que souberam aproveitar da melhor forma os minutos que lhes foram concedidos.
O nosso ponta direito, Davide Carvalho, foi o melhor marcador do jogo com 8 remates vitoriosos. 
O sorteio da próxima eliminatória realiza-se amanhã, pelas 10h, em Viena.
Agora total concentração para o Campeonato Nacional, pois 5ª Feira temos um jogo na Maia para vencer.



Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário