segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

A perda do primeiro troféu oficial da época de Basquetebol foi a grande "mancha" deste fim-de-semana em que as restantes modalidades de pavilhão somaram vitórias nos jogos realizados. 
No nosso clube, a exigência tem que ser máxima! Seja relativamente a atletas, treinadores ou dirigentes de qualquer secção. A nossa obrigação como adeptos/sócios do SL Benfica é fazer ver a todos os funcionários do clube que só podem ter um caminho: GANHAR!
Penso que seja um imperativo para cada Benfiquista reflectir sobre o seu desempenho como adepto do Ecletismo encarnado. 
Agora, irei passar ao rescaldo/análise de cada jogo disputado nos últimos dias. 

Uma vergonha! Só posso qualificar nestes termos a eliminação do Basquetebol encarnado, em pleno Pavilhão Fidelidade, pelo Sampaense, por 79-85, na Meia-Final do Troféu António Pratas. 
Naturalmente o favoritismo pendia para a formação comandada por Carlos Lisboa, mas cedo se percebeu que o conjunto de São Paio de Gramaços vinha com intenções de o contrariar. 
O primeiro período foi horrível para a equipa encarnada. Falta de concentração defensiva, individualismo e ineficácia ofensiva, aliados ao bom desempenho no tiro do opositor redundaram numa desvantagem de 11 pontos de diferença (10-21). Simplesmente inacreditável, atendendo à diferença de valores entre as equipas. 
Quando se esperava uma reacção encarnada no segundo parcial, continuou tudo na mesma. Apenas um Jobey Thomas a excelente nível no tiro exterior ia colocando o Benfica numa posição de lutar pelo resultado no intervalo da partida (28-37). Inadmissível a atitude demonstrada pelo nosso conjunto!
A entrada do SL Benfica foi forte na segunda parte, com um parcial de 13-0, chegando consequentemente à liderança do marcador a meio do 3.º período (41-40). Quando se pensava que a turma da Luz ia arrancar para o triunfo, surgiram novamente as precipitações ofensivas, a falta de eficácia e a permissividade defensiva. O Sampaense aproveitou - e bem - tais debilidades. Assim, liderado por um excepcional Joel Almeida, vencia por 8 pontos no fim deste período (53-61).
No derradeiro quarto do encontro, os encarnados tiveram de correr atrás do prejuízo. Auxiliados pela qualidade de Carlos Andrade nos dois lados do campo chegaram ao empate a 74 pontos, a 3 minutos do fim do desafio. Contudo, regressaram os "turnovers" incompreensíveis, os ataques precipitados e a falta de atitude defensiva que, aliados a um bom jogo por parte do nosso opositor, conduziram a um desfecho tão justo quanto surpreendente face à qualidade dos plantéis de cada clube. 
Sendo uma crítico de Carlos Lisboa - como já manifestei amiudadas vezes -, já tive oportunidade de afirmar que sinto sempre que a equipa nunca rende o máximo que pode. Mas nesta partida em particular, a culpa tem que passar pelos jogadores que não tiveram a atitude correcta no jogo. A falta de concentração e atitude revelada e a muita displicência observada não são apanágio desta equipa e têm que ser assumidas. É que o primeiro troféu oficial da época foi para a Ovarense. 
Nada menos que a conquista do Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça (já no próximo fim-de-semana) e a Taça Hugo Santos vos posso e devo exigir. É a vossa obrigação! 

Troféu António Pratas 2013

1/2 Final

SL BENFICA 79-85 Sampaense

Ovarense 72-64 Maia Basket

Final

Ovarense 65-62 Sampaense


No encontro que marcou o inicio da participação da equipa de Andebol do SL Benfica na Taça EHF, a turma liderada pelo Prof. Jorge Rito bateu os islandeses do Haukar por 34-19, na 1ª Mão da 2ª Ronda da competição. 
A partida iniciou-se numa toada de equilíbrio, como resultava do marcador que exibia um empate a 6 bolas após os primeiros minutos de jogo. A partir daí, o conjunto encarnado impôs toda a sua qualidade perante um opositor mais frágil do que se pensava. Neste sentido, ao intervalo, a vantagem benfiquista já era de 8 golos (19-11).
No segundo tempo, o SL Benfica foi ampliando a distância, conseguindo um resultado que, salvo qualquer imponderável, nos coloca na 3ª Ronda da Taça EHF.
Parece que - finalmente! - esta equipa está "a entrar nos eixos" e, jogo-após-jogo, soma bons resultados e exibições que demonstram toda a sua qualidade. 
Destaques individuais desta partida vão para Carlos Carneiro e José Costa que, com 10 e 8 golos respectivamente foram os melhores marcadores do encontro. Será que a ida para o banco em alguns jogos e a "indicação" de que não existem "lugares cativos" está a fazer bem a alguns jogadores? Parece-me que sim...
O próximo desafio contra o ABC será um excelente teste à estabilidade emocional e exibicional do nosso conjunto. 


Jornada dupla totalmente triunfante para as hostes encarnadas na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Voleibol
Na tarde de Sábado, o SL Benfica foi até Espinho bater o Sporting local por 1-3, em jogo da 2ª Jornada desta 1ª Fase. 
O nosso adversário entrou para este encontro apenas com atletas portugueses, pois a Federação decidiu finalmente cumprir os regulamentos. Paguem o que devem e depois, então, podem inscrever os atletas estrangeiros! 
Novamente com o jovem João Oliveira na equipa inicial no lugar do internacional Flávio Cruz, os pupilos de José Jardim entraram muito mal no encontro. Com um bloco pouco eficaz e um serviço a criar poucas dificuldades à recepção contrária, o Sp. Espinho aproveitou e venceu o primeiro set por 25-20. Uma grande surpresa, diga-se, em abono da verdade. 
Foi necessária a perda de um parcial para a turma da Luz "acordar" e jogar o seu Voleibol, puxando dos galões de Campeão Nacional. Nessa sequência, e com toda a naturalidade, triunfou nos sets seguintes por 17-25, 15-25 e 14-25 conquistando os 3 pontos. 
A troca de João Oliveira por Ché, colocando Hugo Gaspar como "zona 4", foi fundamental para dar maior tranquilidade na recepção e, ao mesmo tempo, maior poder no remate e serviço para furar o bloco contrário. 
No dia seguinte, mais um triunfo dos "rapazes da Luz" perante o V. Guimarães por 3-1, para a 3ª Jornada da 1ª Fase do Nacional da modalidade. 
O Benfica entrou a todo o gás no jogo, colocando-se na frente do primeiro parcial por 5-1. Apesar da boa oposição, a vantagem manteve-se até ao final do set, fechado com um 25-22. Nota para a titularidade e boa exibição do nosso jovem distribuidor, Miguel Tavares. 
No set seguinte, o equilíbrio foi a nota dominante sendo que, na fase decisiva do parcial, a maior qualidade dos encarnados foi notória, triunfando estes por 25-21. 
Tivemos uma má entrada no terceiro parcial, mas respondemos de imediato, chegando ao empate a 8 pontos. A partir daí, o Vitória de Guimarães conseguiu uma vantagem de 3/4 pontos, fruto de um bom serviço/bloco, o qual o Benfica teve dificuldade em superar, acabando os vitorianos por vencer o set por 21-25. 
No quarto set, a turma encarnada esteve muito tempo em desvantagem no marcador, mas chegados à fase final do parcial - e apesar de erros graves da arbitragem -, a maior capacidade do SL Benfica a todos os níveis veio ao de cima e permitiu aos nossos rapazes fechar o set com um triunfo por 25-23 e vencer este encontro. Os 3 pontos ficaram na Luz. 
Saúdo a rotação feita pelo nosso treinador durante estes jogos. Excelente medida! Dar oportunidade a todos. 
Três jogos, três vitórias e manutenção da liderança desta 1ª Fase. Missão Cumprida. 

Resultados Finais da 2ª Jornada

Sp. Espinho 1-3 SL BENFICA (25-20; 17-25; 15-25; 14-25)
SC Caldas 2-3 Ac. Espinho (25-21; 25-27; 25-23; 21-25; 9-15)
Esmoriz 0-3 Vilacondense (15-25; 20-25; 26-28)
Castêlo da Maia 3-0 Marítimo (25-6; 25-10; 25-12)
V. Guimarães 1-3 Fonte Bastardo (25-22; 27-29; 17-25; 20-25)
Atl. Madalena 3-0 Clube K (25-11; 25-13; 25-12)

Resultados Finais da 3ª Jornada

SL BENFICA 3-1 V. Guimarães (25-22; 25-21; 21-25; 25-23)
Vilacondense 1-3 SC Caldas (16-25; 25-22; 21-25; 20-25)
Ac. Espinho 3-0 Marítimo (25-21; 25-16; 25-20)
Esmoriz 1-3 Fonte Bastardo (25-23; 15-25; 18-25; 11-25)
Castêlo da Maia 3-0 Clube K (25-15; 25-15; 26-24)
Atl. Madalena 3-1 Sp. Espinho (25-20; 25-23; 13-25; 25-19)


No jogo que encerrou a 6.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal, o SL Benfica foi a Cascais bater o Dramático por 2-7, assegurando assim a permanência na liderança da tabela classificativa. 
Com um piso escorregadio a dificultar as acções das duas formações, o conjunto encarnado esteve, desde cedo, no controlo da partida, gozando das melhores oportunidades para finalizar. À passagem do minuto 11, através de um remate cruzado de Nene, a turma treinada por João Freitas Pinto abriu o placard. Poucos minutos depois, uma excelente combinação entre Joel Queirós e Nene, permitiu ao primeiro fazer o 0-2. Pese embora o domínio benfiquista, o Cascais nunca virou cara à luta e perto do intervalo teve o prémio dessa dedicação, recolocando o marcador na margem mínima que iria levar para o descanso. 
Na etapa complementar, o Benfica marcou cedo, por intermédio de Joel Queirós, que deu a melhor sequência a uma reposição lateral. De seguida, e num canto, Nene também bisou no encontro. A turma de Cascais ainda fez o 2-4, mas a resposta foi imediata, através de um grande remate de Serginho que recolocou a diferença de 3 golos no marcador. Até ao final, Joel ainda fez o seu terceiro golo e Bruno Coelho, após assistência de Alan Brandi, fechou as contas finais. 
Vitória justa da melhor equipa. Triunfo importante para retomar o caminho das vitórias. Os processos continuam a ser consolidados, jogo após jogo, e dá gosto ver esta equipa jogar um bom Futsal. 

Resultados Finais da 6ª Jornada

Dramático de Cascais 2-7 SL BENFICA
Fundão 2-2 Póvoa Futsal
Sp. Braga 8-1 Belenenses
Rio Ave 1-1 Académica
Vila Verde 1-7 Sporting
Boavista 3-1 Modicus
Leões de Porto Salvo 8-5 SL. Olivais



Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

1 comentário:

  1. Em relação basket é simples. A mediocridade é a nota dominante do nosso campeonato. Quando o porto ou o sporting voltarem, temos que passar a ter um treinador e não um ex-jogador no banco.

    Futsal, excelente. Acho que há 3 meses atrás, ninguém esperaria:

    - Esta quantidade de reforços de enorme qualidade.
    - Este nível exibicional numa fase tão inicial da época.

    Com o Alípio, está visto que esta secção voltará a dar as alegrias a que nos tem habituado desde que foi criada. Eu não percebo nada de futsal, mas parece-me que este plantel, com esta qualidade aliada a uma juventude e um potencial enormes, talvez com o regresso do Ricardinho no futuro, poderá voltar a sonhar com a Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar