quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Hóquei em Patins - Antevisão da Época 2013/2014

A temporada de Hóquei em Patins está prestes a ter o seu inicio com a realização da 1ª Mão da Taça Continental, competição na qual o SL Benfica vai começar a lutar pela conquista do 1º troféu da época. Ser Campeão da Europa é um orgulho e uma felicidade, mas também uma grande responsabilidade em qualquer campo em que se esteja presente.

Esta época houve mudança no comando técnico nos encarnados. Luís Sénica - de saída para a Selecção Nacional - terminou o seu ciclo de águia ao peito, no qual conquistou todos os títulos que havia para ganhar. Apesar de todo o mérito que teve na recuperação da modalidade, perdeu vários Campeonatos e Taças de Portugal durante o seu consolado. Além do mais, sempre foi um técnico que tinha opções muito discutíveis ao longo das partidas mais decisivas. 
Para o seu lugar, chegou Pedro Nunes, vindo de Paço de Arcos, onde realizou um excelente trabalho. Anteriormente, como seleccionador de Moçambique, já tinha conquistado um fantástico 4º Lugar no Mundial 2011. É alguém a quem reconheço grande competência e que tem agora a sua grande "prova de fogo" no seu clube de sempre. Estou totalmente de acordo com a alteração feita pela direcção do SL Benfica. 

Relativamente ao plantel benfiquista para 2013/2014, registaram-se as saídas de três Campeões da Europa: Ricardo Silva, Cacau e Luís Viana. 
Na baliza, era necessário um guarda-redes de top mundial que faça a diferença nos jogos decisivos. Ele veio e chama-se Guillem Trabal. A qualidade de Ricardo Silva é indiscutível, mas considero-o apenas um bom guarda-redes, estando à vista de todos que era preciso maior qualidade na defesa das nossas redes. Trabal tem agora que mostrar toda a sua capacidade para ser aquele "upgrade" que todos esperámos. Além do espanhol, temos o enorme Pedro Henriques que foi decisivo na conquista da Liga Europeia na defesa de bolas paradas. Um guarda-redes para o futuro, dono de um grande talento. Pela baliza, acredito que podemos estar descansados.
Quanto aos jogadores de campo, a grande contratação foi o jovem Miguel Rocha, uma das grandes revelações da temporada transacta. Dotado de uma potente remate, bastante eficaz na bola parada, bom defensor, Miguel faz parte do futuro do Hóquei Nacional. Tem tudo para se tornar um dos melhores do Mundo nos próximos anos. 
No ataque, Cacau saiu principalmente devido a questões financeiras, pois tinha uma excelente proposta vinda de Itália. Estando em final de carreira, é perfeitamente normal a sua escolha. 
Já Luís Viana optou por seguir a sua carreira em Viana do Castelo e ficou um lugar por preencher. Penso que a solução passava pela chegada de Emanuel Garcia, que não foi concretizada. Esta secção merecia um esforço financeiro por parte da direcção do clube para lhe dar as melhores condições para lutar pelos títulos.
Agora a opção encontra-se na nossa excelente formação. O décimo jogador do plantel irá ser um dos miúdos da nossa equipa Campeã Nacional de Júniores.
A base do Campeão da Europa manteve-se: Valter Neves, Tuco, Diogo Rafael, João Rodrigues, Marc Coy e Carlos López. 
Portanto, pese embora a falta de um avançado de área, a modalidade, hoje em dia, está cada vez mais rápida, sendo que esse tipo de jogador praticamente já não existe. Assim sendo, confiando na capacidade de Pedro Nunes em colocar em prática um hóquei consistente ao nível defensivo e dinâmico no ataque, e com a maior utilização dos nossos diamantes - Diogo Rafael e João Rodrigues - temos qualidade para recuperar o Campeonato Nacional.

Este tem que ser o objectivo principal para esta temporada. A conquista do Campeonato. Obviamente, ganhar a Taça de Portugal, lutar pela presença na Final Four da Liga Europeia e conquistar as Taças Continental e Intercontinental também são metas que quero ver concretizadas, ficando assim mais recheado o novo Museu Cosme Damião.


Podem consultar tudo sobre a época do Hóquei em Patins do SL Benfica em:



FORÇA SPORT LISBOA E BENFICA


2 comentários:

  1. Só um pequeno reparo. Segundo sei a não vinda do Emanuel Garcia deveu-se, principalmente, à sua personalidade que poderia causar problemas a nivel do ambiente no balneário. lógicamente, acredito que o factor financeiro também tenha ajudado.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  2. Caro Bart SCO,

    Acredite que o principal motivo foi o financeiro, infelizmente.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar