domingo, 5 de maio de 2013

Resultados da secção do Triatlo


De seguida apresento as prestações dos nossos atletas neste fim de semana.

Ontem no Parque das Nações, Bruno Pais venceu a prova Olimpic Plus /Battle of The sexes. Esta competição, que se estreou ontem, caracteriza-se por ser uma prova onde as atletas partem e só 12 minutos depois é que os homens iniciam a prova na tentativa de anular a vantagem referida. Além disso o setor da natação tem a extensão de 950 m, enquanto que o ciclismo são 45 km e a corrida 10,5 km.


Hoje decorreu a Taça da Europa de Triatlo de Banyoles (Espanha) onde o atleta benfiquista Pedro Mendes (da categoria de sub-23) conseguiu um fantástico 5º lugar final (melhor resultado na carreira do atleta em Elites) e foi assim o melhor atleta português. 
Em Junho haverá o Campeonato da Europa de Triatlo do Escalão Sub23, onde o Pedro Mendes medirá forças com atletas da sua faixa etária.

2 comentários:

  1. Pedro Mendes Top 5º na Europa

    Pedro Mendes alcançou hoje seu melhor resultado da carreira ao terminar a prova na 5ª posição, a menos de um minuto do vencedor, o espanhol Fernando Alarzado (que já este ano havia ganho em Quarteira). Em prova estiveram ainda João Serrano (21º), Rafael Ribeiro (29º) e Filipe Azevedo (38º).

    A participação nesta terceira etapa da Taça da Europa de Triatlo Elite surgia no calendário como uma importante etapa no processo de preparação para o Campeonato da Europa de Triatlo do Escalão Sub23, agendado para o final do mês de Junho em Holten na Holanda. Desta forma,Portugal alinhou em Banyoles com uma equipa composto por 4 atletas ainda sub23 que enfrentaram um pelotão de grande qualidade, do qual faziam parte alguns dos atletas sensação do momento, como era o caso de vencedor do Triatlo de Quarteira, o espanhol Fernando Alarza.

    O segmento de natação foi uma das chaves da prova. Ao longo dos 1500 metros de natação, o espanhol Marco Rivera impôs um ritmo muito forte que estirou o grupo da frente. Assim, à saída do parque de transição ficava na frente um grupo com 18 unidades, do qual faziam parte Pedro Mendes e João Serrano. Do grupo imediatamente a seguir, faziam parte Filipe Azevedo e Rafael Ribeiro, que de imediato procuraram anular os 20 segundos que os separavam da frente.

    Conscientes do perigo que representavam corredores como Davide Uccellari (que seguia no grupo de Azevedo e Ribeiro) os demais candidatos ao triunfo impuseram um ritmo vivo, chegando à segunda transição com 1:40 de vantagem.

    Assim que iniciaram os 10.000 metros de corrida finais, Fernando Alarza colocou-se e paulatinamente foi deixando adversários para trás. Um dos que mais réplica ofereceu a Alarza foi Pedro Mendes, que se manteve na companhia Pierre Le Corre (Campeão da Europa Sub23) até aos últimos metros, discutindo com ele o quarto lugar.

    Desta forma, Alarza averbou a segunda vitória internacional da temporada (Quarteira foi a primeira), o francês Aurélien Lebrun foi o segundo classificado e o também espanhol Vicente Hernandez (terceiro em Quarteira) completou o pódio. Por seu turno, Pedro Mendes terminava na quinta posição, logo atrás de um melhores atletas franceses do momento, Pierre Le Corre. Pouco mais de 2 minutos depois, João Serrano cruzava a linha de meta, na 21ª posição, a apenas um lugar de pontuar para o Ranking ITU. Seguia-se Rafael Ribeiro na 29ª posição e Filipe Azevedo na 38ª.

    Com o resultado de hoje, Pedro Mendes, averbou 146 pontos para o Ranking ITU, um resultado que levará do lugar 410 ao lugar 265 do Ranking Mundial.


    ResponderEliminar
  2. Obrigado por enriquecer este post.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar