quarta-feira, 22 de maio de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O último fim-de-semana foi muito negativo para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Doeu muito perder os títulos para o principal rival, na sua casa, e logo em dose dupla. Nem é pela festa do rival, mas sim porque, nos dois jogos, estava perfeitamente ao nosso alcance deixar outra imagem. Passo então de seguida a explicar tudo isto e os restantes jogos que se realizaram durante o último fim-de-semana. 


O Andebol encarnado deslocou-se ao Dragão Caixa e perdeu, mais uma vez, por 26-23 frente ao Porto, na 9ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional.
Com esta derrota, a nossa equipa viu o rival festejar o pentacampeonato. Infelizmente, é mais um título merecido pelo Porto. Foram e são a melhor equipa portuguesa. Durante os últimos anos não perderam contra equipas como Sp. Horta, ABC e Águas Santas. É aí que se têm perdido todos estes campeonatos. 
Quanto ao jogo, foi mais do mesmo naquele local. Até ao meio da segunda parte assistiu-se a um jogo muito equilibrado. A nossa defesa muito unida e agressiva, o ataque paciente e inteligente evitando oscilações emocionais. A partir daí, esse Benfica acabou. A equipa passou a cometer erros atrás de erros, falhas técnicas e remates sem qualquer nexo. O Porto passou para a frente por 2/3 golos e até ao fim foi fazendo a festa. O Benfica nem isso tentou evitar, parecia que queria participar nela. Foi vergonhoso. Eles tinham de ganhar por 3 golos para serem campeões ali, e assim foi. Não falham nos momentos decisivos. 
Está perdido o objectivo principal da época. Agora assegurem o segundo lugar (o nosso?) e ganhem a Taça de Portugal. Ainda assim, independentemente do que acontecer mais uma vez, será uma época negativa. 


O Hóquei em Patins benfiquista também se deslocou ao Dragão Caixa e perdeu por 7-3 contra o Porto, na 28ª Jornada do Campeonato Nacional.
Adivinhem lá o que permitiu esta derrota? Porto Campeão. Recuperaram o título que nós conquistámos na época passada. Ganharam e de forma totalmente justa. 
Aliás, analisando este jogo, só posso dizer que tive vergonha da atitude da minha equipa. Sem alma, sem raça, sem querer, sem nenhuma ambição. A meio da primeira parte já estavam a levar 4-0 e o campeonato já era. Enfim, uma falta de respeito para a instituição e sócios/adeptos foi o que fizeram neste jogo.
Eu é que sou burro em acreditar em gente que antes de ir jogar a este pavilhão diz que é impossível lá vencer e começa logo a desculpar-se com outros factores. 
Bem, o objectivo principal está perdido. Agora tratem de vencer a Liga Europeia e a Taça de Portugal para ganharem a época. 


O Futsal Benfica viajou até Coimbra, triunfando por 3-6 perante a Académica, no primeiro jogo dos Quartos-de-Final do Playoff. 
Fica a faltar uma vitoria para garantirem a passagem às meias-finais.
Quanto ao jogo, obrigação cumprida. Com César Paulo e Gonçalo Alves de regresso à convocatória, uma vitória neste jogo ficou mais perto. E assim foi.
Logo aos quatro minutos de jogo, Diego Sol adiantou os encarnados no marcador, numa boa tabela com César Paulo. Por volta dos quinze minutos, Bruno Coelho, através de um forte pontapé, aumentou a vantagem para o Benfica. Já em cima do intervalo, a Académica reduziu num remate que desviou em Diego Sol.
Na segunda parte, o conjunto encarnado voltou a entrar de forma forte em jogo e César Paulo deu o mote. Marcou dois golos num espaço de trinta segundos, chegando assim ao 1-4 no marcador. Com esta desvantagem, a Académica colocou o 5x4 em jogo e Davi, com um remate do meio-campo, ainda acrescentou mais um golo para o Benfica. Até ao final, a Briosa conseguiu facturar duas vezes e, pelo meio, Diego Sol ainda facturou mais uma vez para o nosso clube.
Agora impõe-se carimbar no próximo Sábado, na Luz, o acesso à meia-final. Fundão, Sporting e Rio Ave também estão a uma vitória de fazer o mesmo.


Por último, mas não menos importante, o Basquetebol do SL Benfica levou de vencida por duas ocasiões a formação da Académica, no pavilhão da Luz, na Final do Campeonato Nacional.
Falta uma vitória para o conjunto de Carlos Lisboa conseguir o bi-campeonato  Parece que falta pouco mas ainda pode faltar muito. Nada de triunfalismos e muito respeito pelo adversário que agora, em sua casa, irá dar o que tem para nos derrotar. 
Relativamente aos jogos do último fim-de-semana tiveram o mesmo fim (vitória do Benfica) mas foram encontros com história completamente distintas.
No Sábado, uma vitória por 69-67 diz muito das dificuldades que os encarnados tiveram para vencer. Muitos turnovers, fraca eficácia no tiro exterior e a boa defesa contrária conduziram a todo este equilíbrio  Contudo, no último segundo do encontro, Betinho, através de um lançamento à tabela, permitiu ao Benfica conseguir a primeira vitória nesta Final. Foi um aviso para o que pode acontecer nesta fase decisiva. 
Já no Domingo, um triunfo por 94-62 não deixou qualquer margem para dúvidas sobre a melhor equipa neste encontro. Do início ao fim, assisti no pavilhão a um domínio encarnado perante uma oposição cansada e pouco eficaz da Briosa, em virtude da sua curta rotação. Jogadas para todos os gostos, excelente eficácia no tiro - quer interior, quer exterior - e, acima de tudo, um Benfica mandão nas duas tabelas. A grande diferença nos dois jogos fez-se no capitulo do ressalto.
Tenho de destacar o MVP dos dois jogos: Lace Dunn. 30 pontos no primeiro jogo e 31 pontos no segundo fazem dele um jogador à parte deste Campeonato. Vale a pena pagar bilhete para o ver jogar. Também foi bem auxiliado por Betinho ao longo deste dois jogos. 






Porque o SL Benfica não é só Futebol...


SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

3 comentários:

  1. Apenas um comentário: é verdade que a equipa de Hóquei apresentou-se no Dragão com a maioria dos jogadores sem terem convites para renovar? Assim querem ganhar?

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que os jogadores têm de respeitar a instituição que lhes paga bem e a horas e respeitar todos os seus sócios e adeptos.

    Seja com convites ou não para renovarem, têm de jogar para ganhar, sem medos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. No início da época deixei a pergunta, sem o líder que carregava a equipa às costas nos momentos maus que nos permitiu vencer o campeonato será sensato pensar no bi-campeonato. As primeiras jornadas mostraram que se calhar as minhas ideias estariam erradas, mas no fim aconteceu o que esperava, quando apareceu a fase decisiva da época faltou a mentalidade ganhadora que nos falta contra o Porto em diferentes modalidades. Joguem bem ou mal é preciso líderes carismáticos e o Benfica perdeu o líder dentro de campo e até viu o Porto reforçar-se. Não aconteceu nada que não esperasse. Frente ao Barcelona espero um resultado um pouco mais desnivelado que no Porto, infelizmente.

    No andebol, apesar do investimento em bons jogadores que acrescentaram valor à equipa, continuo a achar que o que falta à equipa é liderança a partir do banco. O professor não era e o Rito mostrou na primeira época, em especial aquele vergonhoso jogo em casa com o Madeira SAD, que também não o é. Se não querem ir buscar novamente o Donner por incompatibilização, encontrem quem tenha mentalidade de vencedor, sei lá, talvez um Carlos Resende ou um qualquer estrangeiro que tenha como atitude vencer, vencer sempre, vencer todos, que não ponha paninhos quentes e acabe com a importância de certas prima-donas que são irregulares e que falham nos momentos decisivos.

    Parabéns ao Voleibol. Confesso que não acreditava no Jardim, até pelo historial recente. Ouvi uns rumores que a modalidade estaria para acabar. Há algum fundo de verdade nisso ?

    No futsal não tenho qualquer expectativa. Lamento, mas acho que como equipa estamos muito atrás dos lagartos. Espero que este treinador consiga/tenha força fazer a revolução necessária na secção. A mentalidade há muito que deixou de ser a correcta e posso estar enganado, mas parece-me que há vários jogadores acomodados a um estatuto/ordenado que não é condizente com o desempenho desta época.

    No basquetebol foi importante que apesar do susto se tenha ganho o primeiro jogo. No entanto e com tamanha diferença de qualidade do Benfica para os demais, é para mim inconcebível que as outras equipas deem luta ao Benfica nos jogos decisivos, onde a equipa deveria estar super-focada em ganhar. Estarei enganado ?

    Uma última palavra para o vosso trabalho, realmente um grande serviço público benfiquista e que deveria ser mais conhecido e reconhecido.

    ResponderEliminar