quarta-feira, 1 de maio de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

O passado Sábado foi o dia mais negro do ano, até agora, para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. O Basquetebol cumpriu e bem com a sua obrigação, mas as restantes secções obtiveram derrotas inexplicáveis e até algumas vergonhosas. Tudo isto passarei a explicar de seguida, analisando jogo-a-jogo das nossas modalidades.

O Voleibol encarnado deslocou-se a Espinho e perdeu 3-1 frente ao Sporting de Espinho, no 2º Jogo do Playoff Final do Campeonato Nacional.
Tudo se decidirá na negra no pavilhão da Luz. Vitória justa por parte do Sp.Espinho perante um Benfica na maior parte do tempo irreconhecível.
O 1º set do jogo começou mal para os comandados de José Jardim. Filipe Pinto do Sp.Espinho a servir e a fazer a diferença perante um nível de recepção medíocre dos encarnados. Foi assim que o marcador chegou aos 16-8. A partir daí, Benfica reagiu com a entrada de Ché e Miguel Tavares em campo, mas a diferença era muito grande para conseguirmos a reviravolta e um Espinho com um fantástico Miguel Maia, e Alaniz e Flávio bem na recepção fechou o parcial por 25-21.
O segundo set foi mais do mesmo. Espinho desde cedo a conseguir uma boa vantagem, um Benfica muito fraco na recepção com destaque para Reidel Alfonso (como fez o jogo todo???) e o nosso treinador impávido e sereno sem mudar a equipa, tendo jogadores com muita qualidade no banco. Além de tudo isto, Vinhedo estava muito previsível na distribuição, permitindo ao bloco espinhense contrariar, em muitas ocasiões, os ataques de Gaspar e Reis. Não foi assim surpreendente o 25-18 no final do segundo parcial.
O terceiro set foi dominado pelo equilíbrio  Um Benfica mais sereno, melhor na recepção e mais imprevisível na distribuição permitiu vencer este parcial por 22-25. Pensava aqui que ia ser o momento da reviravolta, pois um Benfica a um nível médio tinha vencido um parcial.
O quarto set começa como o terceiro: equilibrado. As recepções de ambas as equipas estabilizaram e os ataques estavam eficazes. Assim se chegou aos 19-19. Porém na fase decisiva do parcial, Benfica teve erros individuais na recepção e serviço que permitiram ao Espinho vencer por 25-23 e fechar o jogo.
Um jogo muito mal perdido por parte dos encarnados. O Prof. José Jardim continua a cometer os mesmos erros do passado. Se o Reidel Alfonso está mal na recepão e o Vinhedo na distribuição tem no banco boas opções como Ché e Miguel Tavares. Não se pode insistir nos mesmos erros de sempre. Espero que entenda isto, e no caso de Reidel, na "negra", não estar bem, tem que reagir de forma rápida. Pode ser a chave para ganhar ou perder um jogo
Nota Final: O Miguel Maia é de facto um jogador fantástico de Voleibol. Foi bonito ver o pavilhão cheio e bom para a promoção da modalidade.
Agora só existe uma opção: Ganhar sem dúvidas na Luz, BENFICA!!!


O Futsal Benfica foi derrotado por 3-2, em Braga, perante o Sporting local, nos Quartos-de-Final da Taça de Portugal.
Fomos eliminados da Taça de Portugal. Infelizmente, não é um resultado muito surpreendente.
O jogo começou de forma intensa, mas sempre com o Braga a criar mais perigo junto da baliza de Marcão. No entanto foi o Benfica que abriu o marcador por parte de Diece, num contra-ataque rápido. Logo na resposta, o Braga faz o empate por intermédio de Néne. Diga-se que o Benfica jogou sem César Paulo e Gonçalo Alves, jogadores decisivos no nosso jogo. Assistia-se a mais Braga no jogo, mas foi o conjunto benfiquista por Marinho a fazer o 1-2 a 5 minutos do intervalo. Foi com este resultado que se chegou ao descanso na partida. Um Benfica eficaz contra um Braga com melhor qualidade de jogo, mas com muita ineficácia foi o resumo da 1ª parte.
A segunda metade do jogo começou praticamente com o golo do empate, apontado por Miguel Almeida. O técnico João Pinto sentiu que necessitava de alterar o rumo do jogo e fez avançar Marcão para o 5x4 no sentido de equilibrar o jogo e conseguiu. Foi nessa fase do jogo que Néne falha uma oportunidade de forma incrível e não coloca os encarnados de novo na frente do encontro. A 2 minutos do fim do tempo regulamentar, Diece é expulso ao ver o segundo cartão amarelo, deixando o Benfica em maus lençóis. O Braga aproveitou a vantagem numérica e a 30 segundos do final, Amílcar faz o 3-2 e coloca o Benfica fora da Taça. 
Como o jogo não foi televisionado, não consigo dizer se Diece foi bem ou mal expulso, mas pese embora tudo isso, a nossa equipa tem de jogar bem melhor perante um Braga com muito menos qualidade. A segunda derrota em Braga durante esta época marca a eliminação de uma competição do Benfica. O Futsal Benfica vive dias negros e o plantel apresenta muitas debilidades. 


Já, o Basquetebol benfiquista viajou até aos Açores e venceu o 3º jogo dos Quartos-de-Final do Playoff por 65-89 contra o Lusitânia.
Carimbada, assim, a qualificação para as Meias-Finais dos Playoffs. Cumprida, de forma limpa, a nossa obrigação.
O 1º período do jogo foi marcado pelo equilíbrio confirmado pelo 18-20 com que fechou esse parcial do jogo. Porém, no 2º período, o Benfica marcou a diferença através de uma defesa mais agressiva e boa eficácia ofensiva, chegando ao intervalo a vencer por 15 pontos de diferença (32-47).
Até ao final do jogo, os comandados de Carlos Lisboa foram alargando a diferença, acabando por vencer por 24 pontos. Respeitando o adversário e tendo a total concentração no jogo, a diferença de qualidade seria facilmente visível. Foi isso que aconteceu.
Destaque para o bom jogo de Betinho e Cláudio Fonseca, que com 17 e 15 pontos respectivamente, foram os melhores marcadores da partida da nossa equipa. 
Agora é fazer o mesmo nas meias-finais. O adversário sairá do vencedor do quinto jogo entre Ovarense e Guimarães. Somos claramente favoritos a atingir a final do playoff. 


No final da tarde de Sábado, o Andebol do SL Benfica foi derrotado, na Maia, por 23-21 em jogo a contar para a 6ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional.
Sei que continuamos a depender apenas de nós, mas deixei de acreditar na conquista do título. Façam-me engolir estas palavras. 
Esta partida até começou de forma excelente para os pupilos de Jorge Rito. A meio da 1ª Parte, o Benfica vencia por 2-9. Estava tudo encaminhado para uma vitória tranquila. Puro engano. A partir daí, a nossa equipa começou a somar erros técnicos, em consequência de ataques precipitados e com pouca concentração, acabando por chegar ao intervalo apenas a vencer por 10-11. São inacreditáveis as oscilações emocionais desta equipa. Incompreensível como ainda não foram rectificadas. 
Deixámos acreditar a equipa da Maia e depois andamos atrás do prejuízo  Foi isto que aconteceu no jogo. Na segunda parte continuaram os ataques precipitados (Carneiro foi o destaque negativo), as falhas técnicas e mesmo a nível defensivo, em algumas fases, fomos muito permissivos. Em consequência de tudo isto, o Águas Santas conseguiu uma vantagem de 2 golos a 10 minutos do fim da partida. O Benfica foi atrás do resultado, mas foi muito coração e pouca cabeça. Assim se chegou ao resultado final de 23-21.
Um resultado vergonhoso e que, ou muito me engano, marca o adeus ao título.
Depois de vencerem o principal rival pelo título, perder em Odivelas e na Maia é inqualificável. Assim não merecem ser campeões.


Por fim, o nosso Hóquei em Patins obteve um empate a 4 golos, em Oliveira de Azeméis, frente à Oliveirense na disputa da 26ª Jornada do Campeonato Nacional.
Um empate que deixa o bi-campeonato ainda mais longe. Só um milagre nos permitirá atingir o título. 
O Benfica começou com Pedro Henriques na baliza, em virtude da lesão de Ricardo Silva. A partida inicia-se com a Oliveirense, através de Gonçalo Alves, a fazer o 1-0. O jogo estava intenso, a eficácia do adversário prevalecia. André Azevedo, aos 10 minutos de jogo, aumenta a vantagem. Tudo corria mal à nossa equipa. Aos 17 minutos de jogo, na transformação de um livre directo, Cacau falha, mas, logo de seguida, reduz a desvantagem e dá esperança ao conjunto encarnado na obtenção de mais um reviravolta. Apesar de algumas chances para golo de ambas as equipas, o intervalo chega com 2-1 a favor da turma da Oliveirense.
Logo no reatamento da partida, e em consequência da 10ª falta da Oliveirense, Carlos Lopez, através de mais um livre directo, consegue chegar ao empate. A meio da segunda metade do jogo, Gonçalo Alves coloca novamente a Oliveirense na frente do marcador, através de uma boa execução individual. Logo na resposta, novamente Cacau restabelece a igualdade a 3. A cerca de 8 minutos do fim, e na sequência de uma 10ª falta duvidosa do Benfica, Miguel Rocha faz o 4-3 no jogo na execução do livre directo. No entanto, a 5 minutos do final do jogo, Carlos Lopez iguala novamente o jogo, na transformação de um penalty. Estava um jogo muito emotivo. A poucos instantes do términos da partida, Carlos Lopez falhou uma grande penalidade, que podia ter dado a vitória ao Benfica. Foi então que, a segundos do fim do jogo, deu-se o caso do jogo. O conjunto encarnado dispôs de um livre directo que viria a ser anulado de forma inexplicável pelo "artista do roubo" chamado Paulo Romão.
Não foi aqui que se perdeu o título. Agora é esperar que o Turquel consiga triunfar diante do Porto e nós ganharmos todos os jogos até ao final do campeonato, inclusive no "antro da corrupção". Era muito bonito mas tenho de ser sincero: acredito muito pouco nisso.





Porque o SL Benfica não é só Futebol...


SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

2 comentários:

  1. que grande descalabro. será que perdemos as hipóteses de ser campeões em andebol e hóquei em patins ? No volei acho que podemos ser campeões jogando em casa, agora nas outras modalidades deixando o Porto chegar à frente é muito complicado recuperar. O Futsal acho que precisa de ser pensado de alto abaixo, pois sendo a modalidade onde o orçamento é dos mais elevados é inadmissível uma época tão pobre

    ResponderEliminar
  2. Como foi referido pelo Faneca na sua habitual crónica, ainda é possível sermos campeões nacionais em qualquer modalidade de pavilhão, sendo que dependemos exclusivamente de nós.

    No Andebol e no Hóquei em Patins a tarefa está mais complicada pois em ambas temos ainda de jogar e ganhar no reduto do Porto.

    O Voleibol tem de conseguir aquilo que não tem conseguido nas últimas épocas. Não podemos voltar a vacilar, temos de jogar em grande nível para sermos campeões nacionais 8 anos depois...

    O Futsal tem vivido uma época algo conturbada e há que referir as lesões de alguns jogadores importantes. Vencemos a Supertaça, fomos eliminados na Fase de Elite da Uefa Futsal Cup, perdemos nos Quartos-de-Final da Taça de Portugal e temos os PLAYOFFS do Campeonato Nacional para disputar.
    O Sporting também tem um orçamento elevado mas tem correspondido com uma época muito regular e claramente superior ao Benfica. Resta-nos encarar a fase decisiva da época com a esperança de que o Sporting possa quebrar em termos emocionais e exibicionais, e o Benfica possa apresentar um Futsal eficaz, eficiente, agressivo,etc.

    ResponderEliminar