segunda-feira, 15 de abril de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim-de-semana agridoce para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Apesar de alguns maus resultados, todas as secções continuam na luta pelos seus principais objectivos na época 2012/2013. Foi bonito ver o pavilhão nº 2 da Luz cheio a apoiar a nossa equipa de Andebol. Assim sim, é à BENFICA. Passo então agora a fazer o rescaldo de cada jogo das modalidades. 

Na tarde de Sábado, o Basquetebol do SL Benfica bateu por 62-78 a Ovarense, em Ovar, na última jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
A Ovarense começou melhor o jogo e venceu o primeiro período por 20-15. Os comandados de Carlos Lisboa responderam com um parcial de 12-22 no segundo período, chegando assim ao intervalo a vencer por 5 pontos de diferença. O Benfica apresentou melhor eficácia no segundo período, deixando de cometer "turnovers" e defendendo de forma mais concentrada e agressiva. 
No terceiro parcial do encontro, o equilíbrio foi a nota dominante, logo não era de estranhar o 49-51 no fim do mesmo.
Porém, no último período, o Benfica acabou com qualquer dúvida sobre o vencedor do jogo. Com Diogo Carreira, Lace Dunn, Betinho e principalmente Cláudio Fonseca em destaque, aproveitando o enorme desgaste do adversário que tem uma rotação curta, a vantagem dos encarnados chegou a estar perto dos vinte pontos de diferença. O resultado final traduz a diferença de qualidade entre ambos os conjuntos. Benfica acabou a Fase Regular na primeira posição, indo assim defrontar o Lusitânia nos quartos de final do playoff. 


Um final de tarde à Benfica, dentro e fora do campo. O nosso Andebol venceu o Porto por 30-28, no pavilhão da Luz, para a 4ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da modalidade.  
Mais uma Final superada. O jogo começou numa toada de equilíbrio, estando o marcador nos 5 igual até aos 10 minutos da partida. Depois disso, a equipa do Porto superiorizou-se. Com uma 1ª linha com grandes jogadores - como Gilberto Duarte e Wilson Davies - e um pivot muito forte - Tiago Rocha -, e aproveitando alguma permissividade por parte do conjunto benfiquista, o Porto, aos 20 minutos de jogo, estava a vencer 8-13. No entanto, o Benfica reagiu muito bem. Aumentou a agressividade defensiva, levando ao adversário a cometer erros e, na fase ofensiva, procurou de forma mais paciente a melhor solução para rematar à baliza. Juntando a isso a agressividade em demasia por parte da defesa do Porto - que levou a várias exclusões merecidas - os comandados de Jorge Rito chegaram ao intervalo empatados a 14 bolas no marcador. 
Na segunda parte do encontro, a formação encarnada entrou melhor, com destaque para David Tavares e Cláudio Pedroso, que tiveram boa eficácia no remate, mas também Vicente Álamo na baliza a ser aquela "parede" que nós precisávamos. Aos 35 minutos de jogo, o Benfica vencia por 19-16, porém o Porto reagiu muito bem e colocou-se na frente do marcador por 24-26, a 10 minutos do fim da partida. O Benfica tinha de operar a reviravolta. E assim foi. Fora do campo com um público fantástico, dentro do campo um conjunto de jogadores com uma alma imensa, uma grande capacidade de sofrimento e muita qualidade. No final obtivemos uma boa vitória por 2 golos de diferença. Destaque para os 10 golos de David Tavares (foi essencial a sua frieza no momento de rematar à baliza) e para o nosso "monstro da baliza" chamado Vicente Álamo. Foi a EQUIPA que ganhou! 
Agora nada está ganho. Faltam seis Finais. A próxima em Odivelas é tão importante como complicada e não adianta vencer o Porto em casa para depois facilitar em algum jogo. Força rapazes!!!
Nota final para os adeptos e sócios do Glorioso que foram decisivos para este triunfo. Com um apoio assim, ninguém nos ganha na Luz. Percebam isso e não deixem de apoiar todas as modalidades (no próximo Sábado, Futsal e Voleibol!!!)


O Voleibol encarnado obteve uma vitória por 0-3, fora de portas, frente ao Guimarães na disputa da última jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional. 
Os pupilos de José Jardim entraram em campo com o apuramento e primeiro lugar garantidos para o playoff final. No entanto, jogar no Benfica é sempre para vencer. Uma vitória que não deixou qualquer dúvida. Parciais de 22-25, 14-25 e 19-25 mostram a superioridade benfiquista e a justiça da nossa vitória. 
O Sp.Espinho, como já se previa, venceu o Esmoriz de forma fácil e será o nosso adversário no playoff final na luta pelo título. É um playoff à melhor de 3 jogos, com o primeiro jogo na Luz no Sábado dia 20 de Abril, o segundo jogo dia 27 de Abril em Espinho e, caso seja preciso, uma "negra" será jogada na Luz a 4 de Maio. 
Apelo aqui novamente a todos os benfiquistas para, no próximo dia 20, às 16h30, logo a seguir ao derby de Futsal, encherem o pavilhão nº 2 da Luz, assegurando um grande apoio à nossa equipa de Voleibol rumo à conquista de um título que nos escapa há demasiado tempo. 


No domingo de manhã, o Futsal Benfica empatou a 4 frente ao Fundão, na região do interior de Portugal, a contar para a 24ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.
É um mau resultado, mas atendendo à tabela classificativa do momento, acabou por nos garantir o máximo que podíamos atingir, o segundo lugar desta Fase Regular.
Os primeiros 10 minutos da partida foram marcados por grande intensidade de jogo, mas sem qualquer golo, apesar de várias oportunidades para isso. No entanto, de seguida, aproveitando algumas desconcentrações defensivas dos encarnados, o Fundão fez dois golos de rajada em boas jogadas colectivas. O conjunto liderado por João Pinto insurgiu-se, e através de grande jogada individual de César Paulo, reduziu a desvantagem. Mesmo em cima do intervalo, e numa jogada de insistência, Néne restabeleceu a igualdade que era justa no intervalo do encontro.
Na segunda metade do desafio, o Benfica entrou da melhor forma e chegou à vantagem com uma excelente jogada colectiva entre Diece e César Paulo, na qual o nosso pivot finalizou da melhor forma. A 8 minutos do fim do jogo, César Paulo constrói mais uma jogada na sua posição e dá o 4-2 a Diego Sol que finalizou de forma fácil. Parecia tudo encaminhado para mais um triunfo benfiquista. Puro engano. O Fundão acreditou e como boa equipa que é fez o 3-4 numa excelente jogada de combinação colectiva a 5 minutos do fim da partida. O Fundão já com "GR avançado" tentava tudo para dar a reviravolta no marcador, mas o Benfica a defender bem impedia qualquer chance de golo. O Benfica teve tudo para a 2 minutos do fim "matar" o jogo mas não concretizou. E à entrada do último minuto de jogo, Néne faz um falta desnecessária - a sexta do Benfica -, permitindo assim ao Fundão, através de um livre de 10 metros, chegar à igualdade final do jogo. 
Apesar do resultado, registei melhorias na qualidade de jogo da equipa. Futsal mais colectivo, defendemos melhor a situação de 5 para 4. De notar que tivemos as ausências importantes de Gonçalo Alves e Joel neste jogo. O Fundão está a fazer um excelente campeonato e, por isso, ocupa o terceiro lugar da classificação. Venha o derby da próxima semana que pouco interessa a nível classificativo, mas pode ser importante a nível motivacional.


Já o Hóquei em Patins benfiquista registou um empate a 2 golos, em Oeiras, frente ao Paço de Arcos, na 25ª Jornada do Campeonato Nacional. 
Mau resultado. Perdemos a liderança na tabela classificativa. Resultado justo, numa má exibição por parte da equipa chefiada por Luís Sénica. 
O encontro até começou bem para o SL Benfica, com Tuco a fazer o 0-1, numa recarga de um penalty. A partir do golo, os encarnados baixaram a intensidade do jogo e o Paço de Arcos, com a sua juventude de muito valor, conseguiu a reviravolta no marcador. Antes do 1-1, Tuco falha mais um penalty. André Moreira faz o empate num golo consentido por parte de Ricardo Silva. Logo após, o Paço de Arcos tem um livre directo superiormente defendido por Pedro Henriques. Já perto do intervalo, Johe, numa boa execução, faz o 2-1 e naquele momento coloca justiça na partida. Até ao descanso, Pedro Henriques defende mais um livre directo. A atitude e intensidade tinham de melhorar muito na segunda parte.
No reatamento do encontro, a ineficácia nas bolas paradas continuou. Assim não se consegue ser campeão. Que saudades do Sérgio Silva!... Não entendo tanta ineficácia desde o inicio do campeonato. Jogos equilibrados decidem-se aí, como resultou provado a época passada. Urgente melhorar isso. Carlos López falhou um livre directo e, na resposta, com Pedro Henriques na baliza, o Paço de Arcos também não concretizou os livres directos que teve à disposição. A 5 minutos do fim e com um Benfica balanceado para o ataque, Valter Neves, num bom remate, chega ao 2-2. Esperava-se novo milagre por parte deste conjunto de campeões, mas nem sempre acontecem. Logo de seguida e depois da 15ª falta do adversário, Carlos López falha novamente um livre directo. A 30 segundos do fim da partida, o Benfica ainda dispôs de mais um livre directo que Luís Viana desperdiçou e assim acabou a partida numa igualdade.
Duas notas que tenho de salientar: Pedro Henriques - e bem - é chamado para defender as bolas paradas, agora: Prof. Sénica, defina lá o melhor batedor das bolas paradas para a nossa eficácia melhorar, pois assim é impossível ser campeão; o Diogo Rafael tem de jogar muito mais tempo, ele é muito importante para aumentar a nossa intensidade de jogo, sob pena de estarmos a desperdiçar um talento. 
Eu continuo a acreditar nesta equipa e temos de vencer as 5 finais até ao término do Campeonato. 





Porque o SL Benfica não é só Futebol...


SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário