segunda-feira, 18 de março de 2013

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Um fim-de-semana que considero negro para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Que me desculpem as restantes modalidades, mas não conseguirei esquecer nos próximos tempos a vergonha que passei ao assistir à final da Taça de Portugal de Basquetebol, sem prejuízo da derrota do Futsal. De seguida apresentarei o resumo do fim-de-semana desportivo das nossas modalidades de pavilhão.

O nosso Basquetebol tinha em Fafe aquele que considerei o principal objectivo da época. A Taça fugia há 17 anos. No campeonato o impossível é não ser campeão em sistema de playoff. A Taça tinha de ser encarada de forma muito séria para evitar percalços do passado. 
Duas vitórias frente a Académica (51-65) e Sampaense (81-103) permitiram ao conjunto encarnado chegar à final da competição. O Guimarães era o opositor. Uma equipa com bons jogadores, mas que apresenta pouca rotação no banco e graves problemas financeiros. O Benfica era amplamente favorito, porém as camisolas e a melhor qualidade dos jogadores não ganham títulos. É preciso atitude, competência e, acima de tudo, respeito pelo clube, sócios/adeptos e adversário.
O que eu presenciei em Fafe foi uma humilhação. Faltou tudo à equipa do Benfica. Nem vou falar propriamente do jogo, mas sobretudo dos erros do meu clube. Um conjunto de jogadores com "egos do tamanho do mundo" que andaram a passear as camisolas do SL Benfica. Falta de atitude gritante ao longo de todo o jogo, uma displicência incrível e atitudes como a que os suplentes protagonizaram - estarem-se a rir quando a equipa está a fazer figuras tristes no campo - são altamente condenáveis.
Quanto à incompetência demonstrada, essa vai quase por completo para o treinador Carlos Lisboa. O melhor jogador de todos os tempos, arrisco-me a dizer, é um dos piores treinadores de sempre do clube. Não existe organização ofensiva da equipa. É tudo baseado no 1x1 e esperar que os jogadores estejam inspirados. Também quando se tem um pseudo-base que só pensa em marcar pontos, o que podem os colegas pensar? Fazem o mesmo, obviamente. O melhor base do Benfica chama-se Diogo Carreira. Foi com ele em campo que chegamos estar a 2 pontos do adversário. Na segunda parte não jogou. Incrível. Tomás Barroso joga 3 minutos? Minhava não joga? Então porque está na equipa? Não se entende as opções do treinador. E no aspecto defensivo? Miserável. Sofrer 100 pontos de uma equipa que joga com 7/8 jogadores e que fez 3 jogos em 3 dias é vergonhoso. 
Eu admito perder, não admito é faltas de respeito. Vi uma equipa sem atitude, incompetente a todos os níveis e a desconsiderar todos os sócios do clube. Inadmissível. Exijo a demissão do treinador, contudo bem sei que nada acontecerá e, no final da época, após ser campeão vai renovar mais 2 ou 3 anos. Para mim, esta época ficou estragada e nem o título obrigatório de campeão me fará esquecer uma das páginas mais negras da história recente da modalidade.


O Voleibol obteve uma importante e excelente vitória em Espinho, frente ao Sporting local por 1-3 em jogo da 6ª Jornada da 2ª Fase do Nacional da modalidade.
Os dois primeiros sets ficaram marcados pelo domínio benfiquista. Um serviço bastante agressivo (destaque para Reffati) a juntar a uma boa distribuição ditaram vitória por 21-25 e 15-25.
No terceiro parcial, o Espinho reagiu e, mesmo com Miguel Maia de fora (devido a lesão), acabou por vencer por 25-23. 
Naquele que acabaria por ser o último set do jogo, o Benfica, com um Hugo Gaspar muito eficaz e a conseguir uma recepção estável, acabou por levar de vencida o parcial com 19-25.
Foi um vitória que permite ao conjunto benfiquista abrir as portas de forma escancarada do primeiro lugar desta fase e, consequentemente, o acesso ao playoff final de atribuição do título com "vantagem casa".
Destaque, como já mencionei, para Reffati no serviço e Hugo Gaspar no ataque. Obviamente um Espinho com Miguel Maia lesionado vale muito menos, porém espero que esta vitória tenha permitido acabar com os fantasmas do passado e relance definitivamente a equipa para a conquista do campeonato nacional. Uma vergonha este jogo não ter sido transmitido por nenhum canal de televisão.


Quanto ao Futsal Benfica, mais um derrota inadmissível por 4-3, no Casal Vistoso, frente ao SL.Olivais, a contar para a 21ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional.
A equipa do Benfica entrou mal em jogo e o adversário chegou à vantagem do marcador por volta dos seis minutos de jogo. Os comandados de Paulo Fernandes reagiram e ainda chegaram ao intervalo a vencer por 1-2 com golos de Marinho e Joel. O inicio da segunda parte foi morno, tendo ficado marcado por várias faltas. Já a 8 minutos do fim, Davi aumenta a vantagem do conjunto encarnado e pensava-se que o resultado estava feito. Puro engano. O Olivais colocou o "5 para 4" em campo e, nos últimos quatro minutos de jogo, conseguiu fazer três golos e dar a volta no marcador. Incrível uma equipa profissional como o Benfica não saiba defender esta situação de jogo. Não foi apenas deste jogo, já vem há alguns anos. 
A derrota acaba por não ter grande peso na classificação porque o SL Benfica irá ficar no segundo lugar da Fase Regular.


Já o Andebol encarnado conseguiu mais uma vitória por 28-21 (12-8 no intervalo), no pavilhão da Luz, frente ao Sporting da Horta, na disputa da 2ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional. 
Mais uma final superada. Era uma das finais mais fáceis do ponto de vista teórico. Fizemos uma exibição q.b., pois tivemos fases do jogo de pouca concentração e alguma displicência, contrapondo com outras de bom andebol colectivo e defesa agressiva, permitindo contra-ataques fáceis. 
Destaque para a boa exibição de Cláudio Pedroso que, com 6 golos, foi o melhor marcador do Benfica no jogo.
Tudo ficou na mesma no topo da classificação com Benfica e Porto empatados.


No último sábado ao inicio da noite, o Hóquei em Patins do Glorioso venceu por 12-3 o Cronenberg para a última jornada da Fase de Grupos da Liga Europeia.
Um jogo que vitória fácil expectável para os encarnados e no qual só restava saber por quantos golos iria ganhar o conjunto liderado por Luís Sénica.
Existiram golos para todos os gostos, com destaque para os três de João Rodrigues e Diogo Rafael, as jóias do presente e futuro desta secção.
A derrota do Réus, em Itália, frente ao Viareggio permitiu ao Benfica assegurar o primeiro lugar do grupo. Justo. Fomos a melhor equipa ao longo de toda esta fase. 
Agora vem aí o Nóia, nos quartos-de-final da competição, jogados a duas mãos. Somos favoritos a atingir a "final four" da competição.





Porque o SL Benfica não é só Futebol...



SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!

4 comentários:

  1. Falo aqui sobretudo do Futsal. Como tenho vindo a dizer nos últimos meses, só não vê quem não quer: o Futsal do Benfica está «PODRE»! E essa podridão começa ao nível do Secretário Técnico, que já devia estar na rua há muito tempo. Creio que o dr. Almeida Lima já está munido de todas as informações sobre o que se tem vindo a passar. E não tardará a agir. Mas também ao nível da equipa técnica as coisas têm que mudar: o Paulo fernandes e o nelito devem sair. O primeiro não tem «cabedal» para liderar uma equipa como a do benfica e o nelito está ali a tempo parcial...o que é o mesmo que ganhar sem trabalhar. Por fim, é imprescindível uma «limpeza» do balneário: Joel, marinho e César Paulo são as «maçãs podres» do balneário.

    ResponderEliminar
  2. Eu que sou pai de um ex atleta sub20 que se sentiu obrigado a sair do benfica pelos interesses instalados bem o compreendo meu caro.O Lisboa nunca foi nem será treinador para o Glorioso, mas "valores" mais altos se levantam!Tinhamos obrigação de ganhar este titulo...estou triste porque amo a modalidade, e atletas a que tudo lhes é permitido não servem para uma equipa.Depois asssistimos a atletas que sao super protegidos e estao a maribar-se para o Benfica quando chega a hora-vide caso do Diogo ventura e outros que com os exemplos que aprenderam so pensam neles.

    ResponderEliminar
  3. As secções de Futsal e Basquetebol desiludiram e muito, particularmente o Basquetebol pois esperava conquistar a Taça de Portugal que nos escapa incompreensivelmente desde 1996.

    Infelizmente, para quem acompanha semana após semana os jogos das nossas equipas, as derrotas que se verificaram neste fim de semana não são surpreendentes.



    Obrigado pelos comentários :)

    ResponderEliminar
  4. Conforme nossa conversa em Guimarães o resultado do Basquetebol é vergonhoso...simplesmente vergonhoso. Os jogadores deviam cobrir de vergonha...aliás espero que no próximo jogo em casa, que será contra o mesmo Guimarães, tenham a recepção devida no Pavilhão da Luz.

    Uma equipa que recebe a tempo e horas, que tem um plantel tão extenso que permite-se dar ao luxo de ter Minhava sem jogar, que tem n soluções para todas as posições perder da forma como perderam é vergonhoso, simplesmente vergonhoso.

    ResponderEliminar