quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A importância da BenficaTV


A BenficaTV soma já mais de 4 anos de existência e tem-se revelado uma excelente aposta.

As transmissões das nossas modalidades, na Luz e também fora de casa, são fundamentais para o universo benfiquista, em Portugal e além fronteiras. Assim "estamos" mais perto das nossas equipas.

Atualmente creio que as modalidades são a maior atração do nosso canal. O canal permite, através dos espaços noticiosos e das transmissões, que os benfiquistas se interessem mais pelas nossas várias equipas e que compreendam melhor as diversas modalidades.

Relembro que, antes do projeto BenficaTV, não havia a possibilidade de acompanharmos, via televisão, tão frequentemente o nosso ecletismo.

Todavia há aspetos a melhorar tal como a competência de alguns comentadores, no que respeita ao conhecimento sobre as modalidades, o grafismo dos jogos, concretamente tempo, marcador e faltas atualizados, melhor definição de prioridades, quando há jogos do Benfica em simultâneo, etc.

Esperamos que a BenficaTV continue a cumprir o seu papel, o de servir e orgulhar os benfiquistas, ou seja mostrando o Benfica na sua plenitude.

4 comentários:

  1. Concordo, mas é alguns dos melhoramentos que sugeres são facas de dois gumes, como foi o caso do marcador, que depois serviu (estupidamente) de motivo a um protesto da equipa de corruptos na modalidade de hóquei em patins.

    E nas modalidades de pavilhão por vezes é complicado seguir o que se passa na ficha de jogo, se não se tiver acesso à mesma.
    Eu falo, por conhecimento próprio, enquanto fui cronometrista de futsal. Muitas vezes, os próprios delegados ao jogo questionavam a mesa sobre as quantidade de faltas ou o tempo de jogo.

    Eu compreendo as tuas sugestões, mas penso que as leis terão de ser alteradas para permitir que exista alguém da TV junto da mesa ou então ser o próprio cronometrista a passar essa informação à TV, porque por exemplo, no basquetebol, como no hóquei, como no futsal, um pequeno desajuste entre o cronometro da TV e o oficial de jogo, que é o que está na mesa ou o do próprio árbitro e não o que está pendurado no pavilhão (muita gente não sabe disso), é o suficiente para provocar o fim do mundo.

    ResponderEliminar
  2. Caro F1,

    Obrigado pelo esclarecimento.

    Obviamente escrevi sem conhecimento de causa.

    No entanto não será possível, através dos meios tecnológicos, conseguir uma articulação entre a mesa do cronometrista e a realização responsável pela transmissão dos jogos? Assim sendo não seria necessário ter uma pessoa junto da mesa constantemente a atualizar a informação de acordo com a oficial.

    Saudações benfiquistas,

    Hugo1904

    ResponderEliminar
  3. Caro Hugo1904, claro que dá. Atualmente "tudo" é possível. Aliás, nos desportos de pavilhão nos EUA penso até que já existe esse sincronismos e não me parece em nada complicado.

    É natural que exija algum investimento, ter uma solução dessas, mas haverá sempre os seus "riscos".
    vou dar-te um exemplo, que já aconteceu e não é assim tão invulgar e é o pesadelo de qualquer cronometrista, incluindo a mim. O cronometrista tem de estar tão atento ao jogo como qualquer árbitro, porque tem de saber quando é que a falta é para contabilizar e quando não é. E por conseguinte, o cronometrista não está preocupado com o painel electrónico (quando ele existe), e por vezes o tempo parava, ou simplesmente o painel avariava. Acredita que se gera o pânico na bancada. Só que o que muitas pessoas não se apercebem, pelo menos no meu tempo era assim, o cronometrista está com a mão num cronometro de "bolso" e outro no de mesa. O que conta é o de bolso. E ainda tinhamos mais um que contava o tempo de forma contínua. Os próprios árbitros que são, por lei quem dá inicio e quem termina o jogo (e não a mesa), utilizam cada um o seu próprio cronometro.
    E outro dos maiores pesadelos de um cronometrista é não conseguir parar o cronometro de parede ao segundo (e acredita que eles não respondiam de imediato). E é complicado para um cronometrista estar a controlar tudo ao mesmo tempo e ainda estar atento ao jogo.

    É por esse motivo que em jogos internacionais a mesa tem duas pessoas. Um dos cronometristas apenas trata do painel e o outro controla as incidencias do jogo. Podem ainda estar na mesa um delegado ao jogo de cada equipa, o que provoca uma pressão enorme a quem está a trabalhar na mesa, porque só tem duas mãos e dois olhos e muitas vezes eu nem conseguia ver a sinalética feita pelos árbitros para perceber se tinha sido marcada falta passível de ser contabilizada ou não e muitas vezes tinha de esperar por um período mais calmo para perguntar ao árbitro que está do lado da mesa. Do que tenho visto, essas situações estão a ser controladas. E nisso o basquetebol está muito à frente, porque o árbitro vem para um local isolado mostrar a sinalética à mesa, para não deixar dúvidas.

    Por isso, possível é tudo, mas acima de tudo, tem de se começar pela formação e ensinar aos telespectadores que o painel electrónico não tem valor oficial, muito menos o de uma TV, o que conta é sempre o que está na mesa. Aliás, os corruptos fizeram papel de estúpidos ao reclamar um jogo de hóquei na Luz, tendo por base que o cronometro da Benfica TV não parou.

    Mas concordo que há coisas que são simples de fazer e que ajudam muito a quem vê na TV.

    ResponderEliminar
  4. F1,

    Compreendo que a BenficaTV tenha de fazer algum investimento. Todavia logicamente que mantenho o desejo do melhor desempenho possível por parte do "nosso" canal.

    Agradeço mais uma vez a sua partilha enquanto exerceu a função de cronometrista.

    Felizmente já tive oportunidade de assistir a alguns jogos das nossas equipas de modalidades de pavilhão,quer em casa quer fora,e confesso que várias vezes me irritei,tendo em conta o desenrolar dos jogos,pelo simples facto do painel não estar atualizado.

    Certamente, após o seu esclarecimento, serei mais benevolente nesse aspeto e até procurarei explicar aos adeptos irritados, que se encontrem perto de mim,a dificuldade que o cronometrista tem em manter tudo atualizado de acordo com a oficial.

    Compreenderá que é habitual os adeptos,ainda mais se a sua equipa estiver em desvantagem,reagirem de forma menos correta, dada a paixão pelo clube que leva o adepto a ter momentos de alguma irracionalidade.

    O Desporto em Portugal,como afirmou,não tem os melhores meios para a realização dos jogos. Se os árbitros,nas diferentes modalidades,informassem a mesa,como no Basquetebol,iria causar várias paragens no jogo e,consecutivamente,os jogos tinham mais paragens,podendo se tornarem menos intensos.


    Cordialmente,

    Hugo1904

    ResponderEliminar