terça-feira, 20 de março de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Começou bem, acabou mal. Eis o resumo da jornada desportiva que passou. Se as nossas meninas do Hóquei nos fizeram ter orgulho nelas pela digna prestação na Liga Europeia, o mesmo não se pode dizer dos igualmente finalistas vencidos da Taça de Portugal de Basquetebol. Também no Atletismo, no Campeonato de Portugal de Corta-Mato Longo as coisas não correram de feição às cores encarnadas.

Acompanhe-nos então nesta deambulação pelo pretérito fim de semana.


Fracasso. Não há como classificar de outra forma a prestação benfiquista na Final da Taça de Portugal de Basquetebol.

Em Braga falhamos um dos principais objectivos da época. Depois de quatro temporadas consecutivas em que erguemos o majestoso troféu, sucumbimos perante o Illiabum. Parabéns à formação de Ílhavo, que fez história ao estrear-se a vencer na competição.

No último jogo dos Quartos de Final, o Benfica levou a melhor no Clássico, ao vencer por 99-95.

Como era expectável o equilíbrio foi a nota dominante, com várias alternâncias no comando da marcha do marcador. A incerteza quando ao desfecho final permaneceu até ao "cair do pano", no entanto tal como nas bancadas acabou por ser o SLB a sobrepor-se ao FCP. Triunfo justo, que poderia ter sido mais desnivelado. Mas o importante foi conseguido. A equipa de arbitragem teve uma série de decisões a prejudicar-nos, todavia não chegou para nos derrubar. Raven Barber foi a unidade encarnada mais em foco, mercê dos 16 pontos e 7 ressaltos totalizados.

O Benfica começou por cima (19-11), mas gradualmente os nortenhos foram recuperando distâncias e no 2º Período passaram para a frente no "score". Nesta altura, as águias revelavam precipitação e pouco critério na circulação de bola. Até ao intervalo, voltamos a assumir a dianteira do 'placar', devido a uma postura mais determinada e colectiva. Um triplo em cima da buzina por parte dos azuis fixou o resultado em 49-47.

Com Miroslav Todic tapado por faltas, as águias viram-se privadas do extremo-poste e demoraram a retomar o trilho certo. Por seu turno, o FC Porto voltou à liderança do marcador (49-52) onde se manteve durante algum tempo, beneficiando dos erros e da desorganização defensiva lisboeta, bem como dos ressaltos consentidos. O extraordinário apoio vindo das bancadas despertou as águias e no final do 3º Período já estávamos de novo a vencer (73-72). Nos derradeiros 10 min desperdiçamos por diversas ocasiões possibilidade de dilatar distâncias, acalentando esperanças ao conjunto portista. A vitória ficou confirmada na última posse de bola do FCP. Ridícula a forma como Marcus Gilbert deixou esgotar o tempo de ataque sem sequer lançar ao cesto quando perdia por 97-95 e no mínimo poderia ter levado o jogo para prolongamento.

Já ao fim da tarde de Sábado impusemos uma pesada derrota ao Terceira Basket nas Meias Finais. O resultado final de 116-71 não deixa margem para dúvidas.

Foi um jogo de sentido único. Os insulares foram uma presa fácil para os Campeões Nacionais que desde a etapa inicial cavaram um fosso alargado e com o desenrolar da partida ampliaram ainda mais. Destaque para os 25 triplos logrados pelos homens que envergam o "Manto Sagrado" e para os 18 pontos e 5 ressaltos de Carlos Andrade, que se cotou como o melhor elemento do SLB.

Depois de duas vitórias obtidas com mérito, o Illiabum foi o opositor na Final, uma vez que bateu após prolongamento o Galitos Barreiro. Perdemos por 83-91. Inadmissível.

Todos sabemos que perder integra o vocabulário desportivo, porém exigia-se substancialmente mais à formação treinada por José Ricardo. Aliás, não estivemos muito longe de perder por números bem mais expressivos, pese embora o claro favoritismo que nos era atribuído. De realçar o excelente ambiente, de enorme "fair-play" proporcionado por ambas as massas associativas.


Desde o começo se verificou um Benfica desconcentrado, passivo, egoísta, a cometer 'turnovers' e ineficaz no ataque ao cesto, mesmo com lançamentos abertos, em contraste com um Illiabum disciplinado, ousado, extremamente eficaz, a condicionar bem o nosso processo ofensivo, em suma, organizado em todas as suas acções. Nunca estivemos na posição de vantagem. Durante a primeira parte os erros sucediam-se e o cenário era horrível, como espelha o 33-55 registado ao intervalo. A equipa da região de Aveiro esteve soberba do ponto de vista ofensivo.

No 3º Período, surgiu a reacção benfiquista, à boleia de Carlos Morais e João Soares. Bastou aumentar a agressividade nos duelos individuais e acertar com o cesto, aliado a uma procura da melhor solução ofensiva, para reduzir drasticamente distâncias (63-68) e reentrar na discussão do resultado. Nos últimos 10 min voltou aquele Benfica com uma atitude que deixa muito a desejar, sobranceiro, a facilitar demasiado, com os atiradores em péssimo momento (20% de três pontos) e a ver o rival a fugir novamente, e definitivamente, no marcador. Uma vergonha.

Jeffrey Early fez o que quis da nossa equipa. Marcou 35 pontos e obteve 39.5 de valorização MVP! A vulnerabilidade na defesa não foi apenas deste jogo, já vem há alguns jogos. As saídas de Jesse Sanders e Antywane Rovinson ainda estão frescas na memória e vários jogadores estiveram em sub-rendimento. Como é lógico a equipa ressentiu-se disso, mas isso não explica tudo. O técnico José Ricardo tem muito com que se preocupar, sobretudo com a falta de organização defensiva, porque no ataque a maior qualidade dos nossos jogadores vai dando para consumo interno. Estão ainda mais obrigados a revalidar o ceptro nacional!

Final 8 da Taça de Portugal

1/4 Final

SL BENFICA 99-95 FC Porto
Esgueira 78-93 Terceira Basket
Illiabum 89-72 CAB Madeira
Eléctrico 81-86 Galitos Barreiro

1/2 Final

SL BENFICA 116-71 Terceira Basket
Illiabum 100-93 (a.p.) Galitos Barreiro

Final

SL BENFICA 83-91 Illiabum


Favoritismo confirmado nos Oitavos de Final da Taça de Portugal de Hóquei em Patinsfrente ao Famalicense Atlético Clube.

Em Vila Nova de Famalicão, os homens de "águia" ao peito venceram sem dificuldades, por 2-7, diante de uma formação que milita no segundo escalão nacional da modalidade. Aproveitamos para congratular o nosso clube pela organização exemplar da 'Final Four' da Liga Europeia Feminina. Infelizmente as Penta-Campeãs Nacionais, depois de uma retumbante reviravolta nas Meias Finais, não conseguiram a desejada vitória no jogo decisivo frente às espanholas do CP Gijón, mas tiveram o condão de merecer a numerosa falange de apoio que encheu o Pavilhão Fidelidade.

Quanto à vertente masculina, efectivamente o SLB cumpriu com a sua obrigação. Os minhotos obviamente apresentaram-se na pista extra-motivados e empolgados pelo vasto público que acorreu ao pavilhão municipal. Pedro Nunes ofereceu a titularidade a Guillem Trabal e aproveitou o jogo para conceder mais ritmo competitivo a jogadores menos utilizados por norma. O colectivo encarnado procurou então garantir não haver lugar a eventuais surpresas e mostrou a sua maior qualidade, sem precisar de carregar com afinco no acelerador.

Ao intervalo já vencíamos por 1-4. Cerca de 5 min após ter claudicado na cobrança de um castigo máximo, João Rodrigues abriu o activo. Carlos Nicolia, Miguel Rocha e Jordi Adroher elevaram a contagem. Na segunda parte, os visitados ainda encurtaram para dois golos de diferença, mas prontamente o Benfica repôs e aumentou a vantagem por intermédio de João Rodrigues, com o goleador a completar um 'poker'.

O Benfica, novamente na condição de visitante, defrontará o FC Porto na próxima eliminatória, a 14 de Abril. Os azuis foram ao Pavilhão João Rocha eliminar o Sporting, num duelo decidido após grandes penalidades. Última nota para o afastamento do OC Barcelos, depois do desaire sofrido em Tomar.

Resultado Final dos 1/8 Final

Famalicense 2-7 SL BENFICA


Em Oliveira de Azeméis, também se fez valer a lei do mais forte. Triunfo por 2-5 frente ao emblema local, para a 21ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Continua tudo igual no cimo da classificação. Como temos vindo a asseverar, as águias irão terminar no 2º posto, atrás do Sporting. Importa então continuarmos na senda vitoriosa e prepararmo-nos da melhor forma para as decisões da temporada.

Na quadra vislumbrou-se um Benfica determinado na conquista de mais três pontos. Ainda com Cristiano na baliza encarnada mas já com o Bruno Coelho de regresso, após cumprir castigo, os comandados de Joel Rocha foram humildes, respeitando uma equipa que tem realizado uma boa época, como reflecte o 5º lugar que o Futsal Azeméis ocupa na tabela classificativa.

O início da partida foi electrizante com ambas as equipas a chegarem ao golo. Com 2 min de jogo, Deives inaugurou o marcador num lance com sorte à mistura que premiou a pressão do brasileiro ao portador da bola. A resposta veio de bola parada, com Cristiano mal na fotografia. Só já perto do final da primeira parte o marcador sofreu alterações, por causa de Miguel Ângelo. O internacional luso desviou com classe para o fundo das redes. Até ao descanso regulamentar houve tempo ainda para Cristiano se redimir e defender uma grande penalidade e para Bruno Coelho assinar o 1-3. O Capitão só teve de empurrar o esférico para o interior da baliza contrária, após solicitação de Robinho. Na etapa complementar as águias controlaram com tranquilidade as operações. Em contra-ataque, Bruno Pinto foi o autor do quarto tento encarnado. Os homens da casa ainda reduziram, mas a 6 min do fim, o espanhol Raul Campos colocou um ponto final na contenda, ao fazer o 2-5 numa boa combinação com Deives

Resultados Finais da 21ª Jornada

Futsal Azeméis 2-5 SL BENFICA
AD Fundão 3-4 Módicus
GD Fabril 7-2 Unidos Pinheirense
Belenenses 5-5 Burinhosa
Sporting 8-0 Quinta dos Lombos
Rio Ave 0-6 Sp. Braga
Leões de Porto Salvo 3-1 Desp. Aves


Estamos na 'Final Four' da Taça de Portugal de Andebol. O colectivo às ordens de Carlos Resende carimbou o passaporte no reduto do Centro Desportivo de São Bernardo.

Em Aveiro, numa partida respeitante aos Quartos de Final, o Benfica ganhou por 25-28, e é por conseguinte um dos quatro finalistas.

O resultado final até pode indicar que as águias sentiram problemas para confirmar o acesso à fase decisiva da"prova-rainha". E a verdade é que o anfitrião, galvanizado pela boa moldura humana presente, colocou dificuldades ao Benfica, contudo ao intervalo a diferença no marcador cifrava-se nos seis golos (11-17). Nos segundos 30 min, o timoneiro encarnado não prescindiu de efectuar rotação de plantel, tendo a turma da casa batalhado por abandonar a competição com brio. Assim o fez e juntamente com alguma descompressão do SLB conseguiu aproximar-se no marcador até à diferença mínima, beliscando um pouco a supremacia benfiquista, mas na recta final do desafio o Glorioso voltou a descolar. Nuno Grilo, com seis golos, foi o melhor marcador encarnado.

Acompanham-nos até ao Peso da Régua, cidade que acolherá a discussão do troféu a 26 e 27 de Maio, o Sporting, o FC Porto e o FC Gaia que surpreendentemente afastou o Madeira SAD.

Resultado Final dos 1/4 Final

São Bernardo 25-28 SL BENFICA


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


2 comentários:

  1. Obrigado pela deambulação e parabéns pela análise sóbria sem facciocismos e sem derrotismos exagerados.

    Sabemos que o relaxamento muitas vezes sai caro. Sobretudo porque normalmente acontece em oposição a uma enorme motivação da equipa contrária.

    Faz parte dos crescimento dos jogadores e dos treinadores (O Carlos Resende mencionou o relaxamento da equipa de andebol no ultimo jogo).

    Um abraço especial ao hoquei feminino. Ainda nos vão dar muitas alegrias.

    E foi bonito ver no pavilhão o apoio dos jogadores do hoquei e do andebol (e eventualmente outros que não vi). E também das meninas do futsal que na meia final não se cansaram de incentivar as "irmãs" do hoquei.

    Força Benfica que há muito para ganhar e segue já hoje no andebol com o Madeira SAD.

    José Baptista



    ResponderEliminar
  2. Obrigado.

    Tudo dito. Há ainda muito para conquistar.

    Juntos somos mais fortes!

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar