terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Jornada negra para as modalidades de pavilhão do SL Benfica. Pese embora os triunfos tranquilos e naturais do Voleibol e Basquetebol, as secções de Futsal e principalmente de Hóquei em Patins desiludiram e complicaram as suas contas para a concretização dos principais objectivos desta temporada. 

Confira a análise de cada partida onde o 'Manto Sagrado' esteve presente. 

Em Espinho, o Voleibol encarnado triunfou por 0-3 frente à Académica local para a 14ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade. 
Entrada em 2014 com a 'mão direita' para os comandados do Prof. José Jardim. Desde os primeiros pontos do encontro se percebeu que o colectivo benfiquista vinha empenhado em resolver o mais rápido possível o problema diante de um adversário que tentou tudo para surpreender a nossa equipa. 
Com o novo reforço Marcel Gil na equipa titular, o serviço e o bloco foram factores decisivos para a conquista dos três pontos pela turma da Luz. 
Os parciais de 20-25, 21-25 e 14-25 demonstram a total superioridade dos encarnados que impuseram a sua maior qualidade ao longo de todo o jogo. 
Destaques individuais para as boas exibições de Ché e Flávio Cruz, que se cotaram como os melhores pontuadores da partida. 

Resultados Finais da 14ª Jornada

Ac. Espinho 0-3 SL BENFICA (20-25; 21-25; 14-25)
Esmoriz 0-3 Sp. Espinho (23-25; 24-26; 14-25)
Vilacondense 2-3 Clube K (22-25; 25-16; 19-25; 25-18; 16-18)
SC Caldas 3-1 V. Guimarães (12-25; 29-27; 25-23; 25-22)
Castêlo da Maia 3-0 Atl. Madalena (25-22; 30-28; 25-12)


A equipa de Futsal do SL Benfica saiu derrotada de Porto Salvo (3-2) em desafio relativo à 18.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. 
Liderança perdida para o Sp. Braga. Ainda falta jogar o Sporting que, se vencer o Cascais, ascende à 1.ª posição da tabela classificativa. Ou seja, vamos passar a ser, previsivelmente, os terceiros classificados antes da paragem para o Europeu. Muito mau! 
Uma primeira parte horrível dos pupilos liderados por Pedro Henriques (João Freitas Pinto encontra-se doente) sentenciou a nossa segunda derrota na época. Desconcentrações defensivas, erros individuais imperdoáveis, falta de intensidade e dinâmica de jogo foram factores decisivos para estarmos a perder 3-0 ao intervalo. 
Na etapa complementar, o Benfica reagiu, mas revelou-se ineficaz diante da baliza contrária. Em jogos equilibrados, não se pode falhar tantas oportunidades de golo. Ricardo Fernandes, na conversão de uma grande penalidade, e Serginho, na sequência do nosso '5x4', ainda reduziram as distâncias no marcador nos últimos 5 minutos de jogo. 
Contudo, uma segunda parte mais dominadora não chegou para evitar uma derrota comprometedora na luta pelo primeiro lugar da Fase Regular. 
Sei que a equipa é jovem, que tivemos quatro jogadores na selecção, que sofremos uma grande reestruturação e o treinador não esteve presente, mas não posso admitir aqueles primeiros 20 minutos. Muito fracos. Bebé salvou-nos de uma goleada nessa etapa do encontro. 
Agora vem aí a Taça de Portugal e depois teremos uma paragem de cerca de um mês para a realização do Europeu da modalidade. 
Espero uma segunda metade da temporada com evolução a nível exibicional acima de tudo.

Resultados Finais da 18ª Jornada

Leões de Porto Salvo 3-2 SL BENFICA
Fundão 5-1 Módicus
Sp. Braga 4-3 Póvoa Futsal
Rio Ave 2-2 SL. Olivais
Vila Verde 3-5 Belenenses
Boavista 6-4 Académica
Dramático de Cascais-Sporting (15/1, 21h)


Deixei de acreditar na conquista do título nacional de Hóquei em Patins após a derrota por 4-3, em Oliveira de Azeméis, para a 11ª Jornada do Campeonato Nacional. 
São 7 pontos de atraso para o Valongo e 4 para o duo Porto e Oliveirense. A diferença já é grande, mas nem é isso que me tira as esperanças na obtenção do principal objectivo de 2013/2014. Infelizmente, a turma orientada por Pedro Nunes não encarou este jogo como uma final como o devia fazer. O actual nível exibicional é fraco. A atitude e concentração total nos jogos tem que estar sempre presente, algo que não aconteceu. 
Passando ao jogo propriamente dito, até entramos bem e João Rodrigues inaugurou o marcador de forma sóbria, como só ele sabe fazer. Logo, de seguida, e com o jogo controlado, Marc Coy desperdiça uma grande penalidade. Como aqui referi, a eficácia nas bolas paradas é decisiva para definir um Campeão. Até ao final dos primeiros 25 minutos, Gonçalo Alves aproveitou uma desatenção benfiquista e conseguiu restabelecer a igualdade, numa excelente jogada individual. Assim chegámos ao descanso com um empate a uma bola, a meu ver justo, atendendo ao que se tinha passado em ringue. 
Para a segunda metade do encontro esperava um Campeão da Europa a mostrar toda a sua ambição e a jogar com todas as suas armas para vencer a partida. Puro engano. Um Benfica desleixado, passivo ao nível defensivo permitiu ao adversário marcar 3 golos sem grande oposição e praticamente assegurar a vitória. Assim não. Como foi possível?
Ainda tentámos reagir e, através de Marc Coy e João Rodrigues, chegámos ao 4-3 a poucos minutos do fim. Neste lapso de tempo restante, tivemos a chance final de fazer o 4-4 num livre directo, mas Carlos López falhou a oportunidade e assim perdemos justamente a partida. 
O que nos resta? Ganhar todos os jogos. E não basta dizerem que estão tristes e "bla bla bla". Revoltem-se em campo e ganhem tudo!!! 
Agora, as atenções estão viradas para a Liga Europeia no sentido de carimbarmos o acesso aos quartos-de-final da competição. 

Resultados Finais da 11ª Jornada

Oliveirense 4-3 SL BENFICA
HC Mealhada 2-10 FC Porto
Sporting 2-3 Valongo
AE Física 3-4 HC Braga
Paço de Arcos 2-3 OC Barcelos
HA Cambra 10-6 CH Carvalhos
Sp. Tomar 4-5 HC Turquel 
Candelária 3-3 Juv. Viana 


Por fim, o bicampeão nacional de Basquetebol recebeu e venceu o Algés por 77-58 em partida a contar para a 11.ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional. Acabámos a 1.ª Volta na liderança com 9 vitórias e 1 derrota.
Este foi um triunfo natural por parte da equipa treinada por Carlos Lisboa. A "lei do mais forte" imperou sem grande brilhantismo. 
Dominámos todos os capítulos do jogo. Fizemos a diferença no segundo e terceiro parciais, sempre apoiados numa boa agressividade defensiva e eficácia no jogo colectivo ofensivo. 
Jobey Thomas, Betinho e Fred Gentry foram os destaques do desafio que, com 18, 16 e 12 pontos foram os melhores marcadores. 
Ficaram ainda definidas as quatros equipas que irão jogar o Taça Hugo dos Santos, em Oliveira do Hospital, a 1 e 2 de Fevereiro. São eles: SL Benfica, V. Guimarães, CAB Madeira e Barcelos. 

Resultados Finais da 11ª Jornada

SL BENFICA 77-58 Algés
Barcelos 90-76 V. Guimarães 
Oliveirense 81-75 Sampaense
CAB Madeira 69-81 Lusitânia 
Maia Basket 58-71 Ovarense 


Para consulta de tudo sobre a época 2013/2014 de cada modalidade, pode ver aqui:

2 comentários:

  1. Acho que está tudo dito. A maior pena é no Hóquei que está muito abaixo das nossas expectativas.

    Bom trabalho Faneca e Hugo1904

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas palavras.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar