quarta-feira, 15 de maio de 2019

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Passagem assegurada às Meias Finais do Nacional de Futsal. Eliminatória bem encaminhada nos 1/4 Final dos Playoffs de Basquetebol. Não fomos além das Meias Finais na Liga Europeia de Hóquei em Patins. Eis o resumo do passado fim de semana.

Fique com uma breve análise aos jogos das nossas equipas que estiveram em acção.


Dois jogos, duas vitórias ante o CAB Madeira. Estamos a uma vitória de atingir as Meias Finais dos Playoffs do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Dois jogos sem grande história, como espelham os números finais. A formação insular não teve argumentos para contrariar o favoritismo encarnado. No Jogo 1 vencemos por 92-63. Enquanto no Jogo 2 o triunfo foi um pouco mais folgado (101-59).

Começando por Sexta-feira, muito embora a supremacia encarnada jamais tenha sido posta em causa, o Benfica apenas na segunda parte é que arrancou para um triunfo confortável. A eficácia no tiro exterior foi determinante para que os homens de "águia ao peito" descolassem largamente no marcador. Tomás Barroso (20 pontos), autor de 5 triplos, foi a melhor unidade encarnada, a par de Arnette Hallman (15 pontos, 5 ressaltos e 5 roubos de bola).

Ao intervalo o marcador registava 39-33 a favor dos pupilos de Carlos Lisboa. Foi uma primeira parte renhida, com as águias a revelarem pouco acerto e alguma permissividade na tarefa defensiva.

No segundo tempo a desigualdade de forças foi expressiva. O Benfica melhorou ainda mais a taxa de eficácia nos lançamentos longos e aumentou manifestamente a vantagem, beneficiando ainda do desgaste físico e da fraca rotação do CAB.

No Domingo, só deu Benfica desde a recta inicial da partida. Ao intervalo já estava definido o vencedor, pois estávamos a vencer por 54-15. Não sobram dúvidas quanto ao excelente rendimento que a equipa tem tido nesta fase da época, particularmente no processo ofensivo onde todos têm de alguma forma assumido o protagonismo. Naturalmente no segundo tempo os homens liderados por Carlos Lisboa descomprimiram, particularmente em termos defensivos, caso contrário a vitória teria sido ainda mais expressiva.

Tomás Barroso e Mickell Gladness (o norte-americano também não foi opção no Jogo 1) estiveram de fora. Cláudio Fonseca foi o homem do jogo, totalizando 14 pontos, 17 ressaltos e 30 de valorização MVP, secundado por Micah Downs (23 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências). José Silva esteve irrepreensível atrás da linha de três pontos (7 triplos) e foi o melhor marcador, ao somar 26 pontos. Todos os jogadores que constavam na ficha de jogo inscreveram o seu nome na folha de marcadores.

Resultados Finais do 1º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

SL BENFICA 92-63 CAB Madeira
FC Porto 92-82 Terceira Basket
Oliveirense 90-68 Illiabum
Ovarense 68-63 Lusitânia

Resultados Finais do 2º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

SL BENFICA 101-59 CAB Madeira
FC Porto 91-77 Terceira Basket
Ovarense 86-69 Lusitânia
Oliveirense 88-75 Illiabum


O Benfica afastou o Eléctrico Futebol Clube, digno vencido, e apurou-se para as Meias Finais dos Playoffs do Campeonato Nacional de Futsal.

Depois da vitória complicada no distrito de Portalegre, os comandados de Joel Rocha não facilitaram em casa, essencialmente na segunda metade do encontro, e selaram a qualificação com uma vitória contundente por cinco bolas a zero.

Diego Roncaglio, André Coelho e Fernandinho estiveram ausentes. O jovem guardião André Correia voltou a figurar no elenco inicial.

Obviamente o Benfica pretendia seguir em frente e a ideia era não permitir veleidades de forma a que o opositor acalentasse esperanças de adiar a decisão para um terceiro e decisivo embate. As águias impuseram-se com naturalidade na partida, mas demoraram a abrir o activo. Dominaram o jogo e construíram inúmeras situações de golo iminente. Só que na primeira parte reinou a ineficácia benfiquista e os forasteiros tiveram algumas saídas para o ataque perigosas mas sem sucesso, daí que ao intervalo vigorava o nulo no marcador.

Nos segundos 20 min, aí sim o Benfica fez valer o estatuto de favorito e materializou a sua superioridade de forma avassaladora, marcando por cinco vezes. Com cerca de 2 min decorridos no segundo tempo os encarnados já tinham colocado a bola no interior da baliza adversária por duas ocasiões. Fits e Robinho, por esta ordem, fizeram balançar as redes contrárias. A meio do segundo tempo surgiram mais dois golos em catadupa. Fábio Cecílio, de calcanhar, e Tiago Brito, após excelente combinação com Bruno Coelho, deixaram as águias definitivamente na rota das Meias Finais. O recém-promovido ao escalão principal da modalidade tentou despedir-se com um golo de honra, avançando com a estratégia de "guarda-redes avançado", porém não logrou tal desiderato e ainda viu Raul Campos com um disparo fulminante fechar as contas da partida.

Resultados Finais do 2º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

SL BENFICA 5-0 Eléctrico
Sporting 5-0 Quinta dos Lombos
Módicus 2-1 Sp. Braga
AD Fundão 4-6 Leões de Porto Salvo

Resultados Finais do 3º Jogo dos 1/4 Final dos Playoffs

Módicus 3-2 Sp. Braga
AD Fundão 4-4 (11-10 g.p.) Leões de Porto Salvo


Turma de Alejandro Domínguez saiu derrotada por 5-4 da partida ante o Sporting referente às Meias Finais da Liga Europeia de Hóquei em Patins. Mais um objectivo falhado...

Não fomos melhores, bem pelo contrário, fomos incompetentes. O anfitrião da fase decisiva da prova europeia foi matreiro, coeso e eficaz e sorriu no final. Não salva a temporada obviamente, todavia o foco das águias agora está todo voltado para a 'Final Four' da Taça de Portugal, que será disputada em Oliveira de Azeméis, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.

O Benfica pagou caro os erros que cometeu, quer individuais quer colectivos. É verdade que logrou uma recuperação vistosa em cerca de 10 min (de 1-4 para 4-4) mas não é menos verdade que perdeu com justiça, pois no cômputo geral o rival foi superior. Do lado leonino viu-se um conjunto mais trabalhado, evidentemente, organizado, com um bloco compacto, e certeiro no ataque, fundamentalmente no aproveitamento dos nossos deslizes. O Benfica batalhou mas sem grande convicção, revelando problemas em criar perigo frente à reduto defensivo sportinguista, optando vezes sem conta pela iniciativa individual, e expondo-se tragicamente na componente defensiva. 

O jogo foi pautado por um ritmo vivo praticamente ao longo de todo o encontro. Um erro ditou o golo inaugural do nazi Pedro Gil. Benfica reagiu e passou a pressionar mais alto e a ser mais acutilante, porém novo erro originou o segundo tento leonino. Entretanto houve pronta resposta encarnada. Diogo Rafael reduziu. Só que o Benfica quando tinha à bola revelava falta de ideias perante a muralha defensiva dos leões. E quando perdia a posse do esférico era o cabo dos trabalhos, dado que não raras vezes estava desequilibrado e exposto, a permitir a transição rápida ao adversário. E por isso não foi de estranhar que os visitados tenham chegado ao 1-3, resultado que se verificava ao intervalo.

Na etapa complementar houve emoção em dose considerável. Numa primeira instância os leões ampliaram para 1-4, mas depois viveram-se momentos frenéticos com o a equipa encarnada a encetar uma recuperação notável, assente num jogo vertiginoso e muito objectivo, com as nossas individualidades a vir ao de cima, que colocou o Sporting em sérias dificuldades. E num ápice as águias marcaram três golos sem resposta, restabelecendo assim a igualdade. Só que depois o Benfica não deu continuidade ao bom momento, acusando porventura a má gestão que o técnico argentino fez, e permitiu que o Sporting voltasse a pegar no jogo e carimbasse a passagem à Final, onde viria a erguer o troféu depois de suplantar taxativamente o FC Porto.

Liga Europeia - Final Four

Resultados das Meias Finais

SL BENFICA 5-4 Sporting
Barcelona 1-1 (0-1 g.p.) FC Porto


Para consulta de tudo sobre a época 2018/2019 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário