segunda-feira, 26 de março de 2018

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Fim de semana Glorioso! Registou-se um pleno de vitórias para as modalidades de pavilhão do SL Benfica em acção. Manutenção na liderança do campeonato de Basquetebol, apuramento alcançado para a fase decisiva da Taça de Portugal de Futsal e vantagem curta assegurada na luta por um lugar entre os quatro finalistas da Liga Europeia de Hóquei em Patins

Confira o rescaldo de cada partida onde os encarnados foram felizes.


Liderança isolada conservada na jornada dupla que coincidiu com o arranque da 2ª Fase do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Continuamos com um ponto de vantagem sobre a Oliveirense e aumentamos para quatro a diferença pontual relativamente ao FC Porto. Foi de resto um fim de semana desastroso para os azuis e brancos - perderam em casa ante a UDO e na Luz.

Este é o objectivo principal de toda a época. Somos favoritos mas há que o demonstrar. Nestes dois jogos realizados, frente ao Illiabum e ao FC Porto, ficou vincado que quando impomos o nosso basquetebol, consistentes na tarefa defensiva e organizados no ataque ao cesto, dificilmente alguém nos fará frente, isto sem menosprezar o valor da Oliveirense que se afirma cada vez mais como o nosso principal rival na luta pelo título. Mas ainda falta algum tempo até à guerra dos Playoffs...

Na noite de Sexta-feira, o Benfica ganhou no reduto do Illiabum, por 86-101. Não nos esquecemos do falhanço de Braga. Aliás este jogo só vem confirmar que deveríamos ter feito muito mais na Final da Taça.
 
Como seria de esperar o Illiabum não conseguiu manter as percentagens de execução logradas na decisão do troféu. Claro está que houve mérito na estratégia delineada por José Ricardo, essencialmente no sistema defensivo - mais entreajuda, mais pressão ao portador da bola e menos lançamentos abertos permitidos.

Se os primeiros 10 min do embate foram divididos (16-18), a partir do 2º Período o Benfica disparou um pouco mais no marcador. As águias passaram a privilegiar mais o jogo colectivo (25 assistências). Exploraram o jogo interior, com combinações e penetrações, e estiveram melhores também no capítulo do lançamento de longa distância. Ao intervalo, o SLB vencia por dez pontos de diferença (38-48).

Na segunda parte o SL Benfica controlou as operações e até ampliou a sua vantagem, acabando por triunfar por quinze pontos de diferença. O Illiabum, conduzido pela inspiração individual de Jeffrey Early, tentou reduzir distâncias mas o conjunto encarnado também foi concretizando os seus ataques. O norte-americano foi mais uma vez MVP (28 pontos), à frente de Miroslav Todic (19 pontos e 9 ressaltos). Estamos perante inequivocamente um jogador acima da média para a realidade nacional. A formação benfiquista continua sem encontrar antídoto para travar as iniciativas do base ilhavense.

No Domingo, um Benfica impiedoso conquistou novo triunfo frente ao FC Porto, na 2ª Jornada, por 86-68.

Desprovidos de Miroslav Todic, que se juntou a Tomás Barroso no lote de indisponíveis, o Benfica confirmou contundentemente o estatuto de favorito. A chave deste sucesso esteve na postura defensiva das águias apresentadas na 2ª parte.

Na primeira parte o jogo teve o equilíbrio de forças como nota dominante. As várias oscilações no comando da marcha do marcador reflectem isso mesmo. Ao intervalo, o conjunto portista vencia por 36-38. Várias decisões precipitadas no ataque, não raras vezes baseado no individual, e pouca agressividade defensiva levaram a que as águias não conseguissem superiorizar-se aos dragões.

Nos segundos 20 min, a turma encarnada melhorou imenso em termos defensivos e dominou a partida. O FCP esteve aproximadamente 5 min sem pontuar. Estivemos mais intensos nos duelos individuais, mais consistentes e a condicionar melhor a manobra ofensiva contrária. Enquanto no ataque a circulação de bola foi mais criteriosa, conjugada com desequilíbrios individuais bem sucedidos, e a eficácia de lançamento exterior subiu em flecha. O parcial de 21-8 no 3º Período ilustra bem a forma como o Benfica se impôs na partida. A supremacia encarnada continuou evidente no derradeiro quarto, com as águias a avolumarem a vantagem até à casa das duas dezenas (84-63). De sublinhar a actuação de Damier Pitts. Vários jogadores estiveram em plano de evidência, mas foi o referido base que assumiu papel preponderante no triunfo folgado, terminando o duelo com 21 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências. Assim, sim, temos reforço!

José Carlos Guimarães e Henrique Vieira, duas figuras emblemáticas da secção de Basquetebol do SL Benfica, foram alvos de uma simbólica homenagem por parte do clube, representado pelos Vice-Presidentes Domingos Almeida Lima e Fernando Tavares. Valorizar o passado, quem honrou condignamente o "Manto Sagrado", é um dever de quem dirige o clube. Muito bem!

Resultados Finais da 1ª Jornada (2ª Fase)

Illiabum 86-101 SL BENFICA
FC Porto 89-92 Oliveirense
V. Guimarães 94-79 CAB Madeira

Resultados Finais da 2ª Jornada (2ª Fase)

SL BENFICA 86-68 FC Porto
Illiabum-CAB Madeira (18/04, às 15h)
Oliveirense 100-83 V. Guimarães


Na 1ª Mão dos Quartos de Final da Liga Europeia de Hóquei em Patins, o SL Benfica superou o FC Porto por três bolas a duas.

Os benfiquistas responderam à chamada e encheram o Pavilhão Fidelidade. Os Campeões do Mundo adiantam-se assim na eliminatória, mas o acesso à 'Final Four' será discutido no Dragão Caixa, a 7 de Abril. Há portanto tempo mais do que suficiente para recuperar e preparar devidamente a ida à Invicta.

Num jogo entre rivais deste calibre, os detalhes fazem a diferença. É certo que o Glorioso está na frente da batalha, mas poderia enfrentar a deslocação ao Norte com mais conforto, caso o aproveitamento das bolas paradas fosse outro. Há falta de sorte, mas também há incompetência e manifesta pontaria desafinada. Este desperdício tem-nos custado caro em alguns jogos.

Aquilo que se viu na pista, não foi nada que não estivéssemos à espera. O conjunto portista veio à Luz com uma estratégia pragmática, com um bloco defensivo bastante coeso, procurando o nosso erro para transições rápidas ofensivas. O Benfica teve mais iniciativa de jogo, esteve sempre mais próximo do golo, mas o que conta são as bolas que ultrapassam a linha de golo, e nesse particular só conseguimos bater os nortenhos de forma tangencial.

Curiosamente até foi de bola parada, a única que concretizamos, que desbloqueamos o marcador. Ao cabo de 5 min de jogo, o Benfica colocou-se em posição de vantagem, com João Rodrigues a facturar na transformação de uma grande penalidade. Cinco min volvidos, Gonçalo Alves restabeleceu o empate, também na sequência de um castigo máximo. O ascendente encarnado era notório, mas só se reflectiu no marcador a menos de 11 min do intervalo. Valter Neves descobriu Tiago Rafael no interior da área contrária e o experiente hoquista com uma forte e espontânea execução enviou a bola para o fundo das redes. Segundos depois, Hélder Nunes, na cobrança de um livre directo, não fez o empate, com a bola a esbarrar na trave. Cumpridos mais 2 min, João Rodrigues foi chamado de novo para bater uma bola parada, mas hesitou bastante e permitiu que Carles Grau impedisse o remate. Acabou por ser num contra-ataque veloz delineado por Jordi Adroher e Carlos Nicolia e finalizado por Valter Neves, a 4 min do intervalo, que o Benfica conseguiu ampliar para 3-1, levando o público da Luz ao rubro. O Capitão mostrava o caminho...

Nos segundos 25 min, todo e qualquer benfiquista desejava que o Benfica arrancasse para uma vitória folgada, simplesmente porque permitia encarar o jogo da 2ª Mão com maior tranquilidade. Infelizmente, assim não se consumou. Nos momentos iniciais da etapa complementar, João Rodrigues vacilou de grande penalidade. Um golo do Benfica naquela altura poderia obrigar o FC Porto a arriscar mais. Acabou por deixar os encarnados algo cautelosos e amorfos, menos acutilantes nas suas movimentações, o que serviu em certa medida os interesses do FCP, fundamentalmente depois de Hélder Nunes, de livre directo, suplantar Pedro Henriques, fixando o resultado final em 3-2. Faltavam jogar-se mais de 21 min. O jogo conheceu então uma faceta menos espectacular, com ambas as equipas mais preocupadas em não se desequilibrarem tacticamente. As principais oportunidades de golo resumiram-se às bolas paradas, todavia o marcador não sofreu mais alterações. Primeiro, Adroher falhou um livre directo, depois foi Hélder Nunes e ao "cair do pano" foi Nicolia. Está tudo em aberto. A arbitragem não foi a melhor, sobretudo no segundo tempo, mas não foi por aí que o Benfica não venceu com outra expressão. Miguel Rocha e Vieirinha não foram utilizados por Pedro Nunes.

Resultado final da 1ª Mão dos Quartos de Final da Liga Europeia

SL BENFICA 3-2 FC Porto


Qualificação assegurada para a 'Final 8' da Taça de Portugal de Futsal, depois de termos vencido a Associação Desportiva Reguilas de Tires por 3-7, em São Domingos de Rana, Cascais.

Diante de um emblema que milita na 2ª Divisão, os pupilos de Joel Rocha não facilitaram e garantiram lugar no Pavilhão Multiusos de Gondomar, na discussão do troféu, entre os dias 10 e 13 de Maio. AD Fundão, Burinhosa, GD Fabril, Sp. Braga, SC Farense, Módicus e Sporting juntam-se às águias.

Neste encontro a contar para os Oitavos de Final, o técnico encarnado aproveitou para conceder alguns min de jogo aos menos utilizados e promoveu a aposta no jovem Afonso Jesus, ele que abriu o activo na partida, quebrando a resistência anfitriã à passagem do min 10.

No recolher aos balneários, o Benfica vencia por 0-4, o que espelha a diferença de qualidade de ambos os plantéis. O caudal ofensivo dos encarnados causou naturalmente mossa, com tentos da autoria de Afonso Jesus, André Coelho, Tiago Brito e Raul Campos. Na etapa complementar, as águias terão aparentemente abrandado o ritmo, o que possibilitou à equipa da casa despedir-se da "prova-rainha" de forma digna, com três golos apontados. Os encarnados repetiram a dose do adversário, através de Fernandinho e com Tiago Brito e Raul Campos a bisarem no desafio. Já próximo do apito final, Rafael Henmi viu o cartão vermelho. Começa a ser um hábito...

Resultado Final dos 1/8 Final

Reguilas de Tires 3-7 SL BENFICA


Para consulta de tudo sobre a época 2017/2018 das modalidades, pode ver aqui:





Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário