segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol...

Novo fim de semana Glorioso! Pleno de vitórias para as modalidades de pavilhão do SL Benfica, com principal destaque para a vitória na raça, fruto de mais uma espectacular reviravolta, sobre patins na deslocação a Viana do Castelo!

Confira o rescaldo mais pormenorizado sobre cada jogo disputado.


Em Voleibol, as águias receberam e bateram amplamente, por 3-0, o V. Guimarães na ronda inaugural da 1ª Fase do Campeonato Nacional da modalidade.

O Benfica entrou assim da melhor forma no campeonato, numa partida em que o técnico José Jardim surpreendeu com as muitas alterações na formação inicial encarnada - Tiago Violas, Zelão, Mart Van Werkhoven, Hugo Gaspar, João Oliveira, Roberto Reis e João Magalhães. Mesmo assim, jogamos numa bitola alta, ou seja, foi um jogo com domínio do princípio ao fim por parte do Benfica.

A jovem formação vitoriana não colocou quaisquer problemas, pese embora um ligeiro equilíbrio nos dois primeiros sets onde estiveram bem quer na recepção, quer no remate, e foram vergados por esclarecedores 25-18, 25-16 e 25-15. Mérito do Benfica que controlou todas as incidências. JJ fez entrar, fundamentalmente no 3º set, Vinhedo, Honoré, Ché, André Lopes e Ivo CasasAssim se fomenta uma cultura de vitória no grupo de trabalho. 

Com Raphael de Oliveira de fora por lesão, de realçar o desempenho do Capitão Hugo Gaspar que se cotou como o melhor pontuador do Benfica (9 pontos), a boa exibição de Tiago Violas como distribuidor e o excelente entrosamento já visível na equipa. No fim do embate, foi tempo de celebrar a conquista da Supertaça, com a nossa equipa a distribuir sorrisos e autógrafos aos adeptos presentes.

Resultados Finais da 1ª Jornada

SL BENFICA 3-0 V. Guimarães (25-18; 25-16; 25-15)
Esmoriz 3-0 VC Viana (25-21; 25-20; 25-18)
SC Caldas 3-0 Atl. Madalena (25-18; 30-28; 27-25)
Leixões 1-3 Ac. Espinho (26-28; 26-28; 25-22; 16-25)
Fonte Bastardo 3-1 Castêlo da Maia (26-24; 25-20; 20-25; 28-26)
Ac. São Mamede 0-3 Sp. Espinho (23-25; 22-25; 17-25)


No reduto d'Os Vinhais, os comandados de Joel Rocha arrecadaram a quarta vitória, ao vencer por 2-7, na 4ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Futsal.

Na curta deslocação a São Domingos de Rana, Cascais, a turma encarnada não claudicou, diante de um oponente atrevido, e permanece na liderança da tabela classificativa, contudo contabiliza mais um jogo comparativamente ao Sporting.

O conjunto da Luz entrou melhor no encontro e cedo abriu o activo, com Miguel Ângelo a dar o melhor seguimento a um canto cobrado por Bruno Coelho. Volvidos poucos min, através de uma reposição lateral de Rafael Henmi, Alessandro Patias elevou o resultado para 2-0. O recém-promovido ao escalão máximo luso reduziu praticamente a meio da 1ª parte, num lance bem trabalhado. Mas instantes depois, na sequência de uma execução da posição de "Pivot", Elisandro repôs a diferença de dois golos e assim fomos para o intervalo (1-3).

Tal como nos primeiros 20 min, o Benfica voltou a entrar bem na quadra e, precisamente, Miguel Ângelo bisou na partida, ao desviar de cabeça um passe teleguiado de Patias. Depois foi necessário esperar até meio da etapa complementar para se registar nova mexida no marcador e logo pelo suspeito do costume. Elisandro fez o 5-1. O brasileiro pressionou alto, o Capitão recuperou a bola e ofereceu o golo ao reforço encarnado. Entretanto os anfitriões reagiram e diminuíram a desvantagem (2-5), por via de um canto onde Cristian Dominguez, novamente aposta como titular, e Miguel Ângelo não ficaram isentos de culpa. Porém, até ao final do jogo, Elisandro, completando mais um "hat-trick" (o terceiro da temporada), e Gonçalo Alves ampliaram para 2-7, ambos fruto de boas combinações.

Resultados Finais da 4ª Jornada

Os Vinhais 2-7 SL BENFICA
AD Fundão 4-4 Leões de Porto Salvo
Futsal Azeméis 2-2 Burinhosa
Rio Ave 3-5 Sp. Braga
Unidos Pinheirense 5-1 CS São João
Módicus 2-3 Belenenses
Sporting 9-3 Quinta dos Lombos


A atravessar uma fase intensa a nível competitivo, os nossos rapazes do Basquetebol lograram a quarta vitória em outros tantos jogos na Fase Regular do Campeonato Nacional, após triunfo por 60-66 no terreno do Maia Basket.

Os encarnados cumpriram a sua obrigação e prosseguem imbatíveis e líderes isolados da classificação, porém aguardava-se um desfecho com números mais expressivos perante uma formação nortenha aguerrida, é certo, mas perfeitamente ao alcance dos homens que envergam o "Manto Sagrado".

Como acima referido, verificou-se mais uma exibição pouco convincente por parte do Benfica. Os comandados de Carlos Lisboa cometeram sistematicamente erros, permitindo aos locais manterem-se sempre próximos no marcador. O resultado final é sintomático quando ao que decorreu na noite do passado Sábado em terras maiatas, designadamente ao nível da concretização (17% nos 3 pontos, com 3/18).

Tivemos uma primeira parte de jogo muito fraca no capítulo ofensivo. As águias estiveram sempre por cima no marcador, mas quem desperdiça tantos lançamentos fáceis e comete tantas falhas técnicas dificilmente consegue dilatar e conservar a vantagem, como foi o caso no 2º parcial quando logramos uma diferença de 8 pontos (13-21). Ao intervalo, o marcador assinalava 27-27. Sim, 27 pontos em 20 min de jogo...

Na 2ª parte do desafio, a maior qualidade das individualidades do Benfica veio ao cima, conjugado com o desgaste físico maiato. No 3º Período, as águias paulatinamente foram ampliando distâncias (29-37), mas o rival aproveitava as facilidades concedidas para não deixar fugir o conjunto encarnado no "score". Já no derradeiro período, o Benfica alargou a vantagem (44-60), e parecia que a recta final do jogo seria tranquila. Puro engano. Mais uma vez, os erros surgiram do lado benfiquista e a equipa da casa reagiu, lutou bravamente até final para diminuir "estragos" e foi bem sucedida.

O angolano Carlos Morais voltou a ser a figura da partida, e ficou perto de um duplo-duplo, com 21 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e uma valorização de 22. Auxiliado por Derek Raivio, autor de 12 pontos e 6 assistências, e Raven Barber, que obteve 12 pontos e 4 ressaltos.

Pela frente há nova viagem europeia, desta feita até à Bélgica, para a terceira ronda do Grupo A da respectiva competição.

Resultados Finais da 4ª Jornada

Maia Basket 60-66 SL BENFICA
Ovarense 68-61 Lusitânia
Galitos Barreiro 79-77 Oliveirense
Illiabum 91-62 Eléctrico
V. Guimarães 76-93 CAB Madeira
FC Porto 111-62 Sampaense


Resposta brilhante, "à BENFICA", num final de jogo louco! Vitória dramática por 4-5 diante da Juventude de Viana, em encontro a contar para a 4ª Jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Isto é fibra dos campeões!

Que alma e capacidade de resiliência da nossa equipa! Triunfo justo, mas bastante sofrido. Quando não era Edo Bosh eram os postes a evitar o tento benfiquista, e na vertente defensiva continuamos inconstantes. O golo que deu a vitória à formação Bi-Campeã Nacional surgiu a 20 segundos do apito final, por intermédio do decisivo João Rodrigues, na cobrança de uma grande penalidade. Um prémio saboroso, especialmente para a massa humana presente que apoiou de forma vibrante e inexcedível os nossos gloriosos. Tudo se mantém igual no topo da tabela classificativa. No próximo fim de semana começa a disputa pela Liga Europeia.

Quanto ao jogo propriamente dito, o colectivo às ordens de Pedro Nunes entrou determinado e construiu desde cedo várias chances para finalizar e, com naturalidade, chegou ao golo. Miguel Rocha desferiu um tiro de meia distância e Edo Bosh ficou mal na fotografia. Carlos Nicolia rubricou mais uma magnífica acção individual, que baralhou autenticamente a defensiva contrária, e aumentou a diferença. Mas a equipa da casa, ocasionalmente chegava com perigo à nossa baliza, e foi numa falha de marcação de Diogo Rafael (nova desatenção, um erro já habitual) que os minhotos reduziram distâncias. Até ao intervalo não se registaram modificações no marcador, todavia Trabal impediu que o rival restabelecesse o empate por via de livre directo, na sequência de um cartão azul visto por Jordi Adroher. Volvidos poucos instantes, houve um desaguisado entre Valter Neves e Francisco Silva, provocado pelo jogador da casa, e ambos levaram o cartão azul. Trabal ainda chegou a assustar, sendo substituído por Diogo Almeida, mas imediatamente voltou à pista. Ambas as equipas regressaram aos balneários e o resultado pecava por escasso atendendo à quantidade de oportunidades claras de golo criadas pelos actuais Campeões Europeus da modalidade.

Na etapa complementar, assistiu-se a um duelo ainda mais intenso e aberto, com várias faltas e, por conseguinte, com diversos lances de bola parada. A formação da casa reentrou em rinque mais pressionante e disposta, no mínimo, a dividir pontos com os encarnados. Interessante o facto dos minhotos terem acabado os primeiros 25 min com 9 faltas, mas no reatamento do desafio já só tinham 8 faltas.

Depois de algum período, em que o Benfica parecia ter tirado o pé do acelerador e que revelava alguma dificuldade em chegar à baliza adversária, aconteceu o empate. Num lance em que Trabal protestou uma "stickada" na sua luva, a Juv. Viana fez o 2-2. Na resposta, Nicolia sofreu um carga dentro da área contrária e João Rodrigues converteu com sucesso o castigo máximo, recolocando o Benfica na dianteira. Pouco depois, perante o suplente Jorge Correia, Nicolia não aproveitou a possibilidade de ampliar a vantagem através do livre directo, após azul aplicado aos anfitriões. Em situação de "powerplay", os encarnados somaram duas faltas praticamente em simultâneo que culminaram na 10ª falta do Benfica. O veterano Tó Silva repôs a igualdade na execução do livre directo. Nesta fase o jogo desenrolava-se a uma velocidade vertiginosa e, por isso, ambas as equipas expunham-se mais. Consequência disso, uma perda de bola comprometedora de Miguel Rocha resultou num contra-ataque rápido bem delineado por parte da Juv. Viana que pela primeira vez passou para a frente no marcador. Temeu-se o pior mas tal como se sucedeu na ronda anterior, na recepção ao OC Barcelos, o Benfica não se conformou com a desvantagem e partiu em busca do prejuízo, acreditando na felicidade. Antes da incrível remontada, Diogo Rafael sofreu a 10ª falta da formação caseira, mas Adroher falhou o livre directo. O astro Nicolia, fazendo uso de toda a sua fabulosa capacidade individual, assistido por Tiago Rafael, igualou o encontro com uma extraordinária "picadinha", sensivelmente a 2 min do término do encontro. Magia pura! Depois, na nossa área, a dupla de arbitragem vislumbrou motivos para assinalar grande penalidade, porém Trabal respondeu à altura com mais uma segura intervenção. As águias recuperaram a posse do esférico e partiram a todo o gás para o ataque, sucedendo-se nova carga excessiva e novo azul, no entanto Nicolia vacilou novamente de bola parada. Foi então, já quando tudo apontava para o 4-4, que Tiago Rafael sofreu o penalty que culminou na vitória do Benfica. Foi João Rodrigues que fixou o resultado final em 4-5, num lance envolto em polémica pois teve direito a um segundo penalty depois de alegadamente Edo Bosh ter tocado no chão com a luva que segura o stick antes do remate do internacional luso.

Chegou-se a comentar nas bancadas que as águias poderiam pagar a factura devido às bolas paradas não concretizadas, mas ironicamente foi uma grande penalidade que nos permitiu selar a conquista de três preciosos pontos. Um alívio! Rumo ao Tri!!!

Nota final para a recorrente incitação do apoio à Juv. Viana por parte do "speaker" durante a 2ª parte. Portanto, espera-se que a Federação de Patinagem de Portugal actue devidamente, isto é, que condene os responsáveis.

Resultados Finais da 4ª Jornada

Juv. Viana 4-5 SL BENFICA
Sp. Tomar 1-3 FC Porto
Riba D'Ave 2-4 Sporting
HC Turquel 3-7 Oliveirense
Valença HC 5-4 AD Sanjoanense
OC Barcelos 4-3 AD Valongo
Candelária 2-0 Paço de Arcos


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


domingo, 30 de outubro de 2016

Página no Blog no Facebook atingiu a marca dos 10000 "gostos"!

É com particular satisfação e orgulho que anunciamos que, na popular rede social Facebook, a página do Benfica Eclético já ultrapassou a gloriosa barreira dos 10 mil "likes". Sempre em crescendo. A todos o nosso muito obrigado!

Siga-nos em:
www.facebook.com/BenficaEcletico


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!


Alma benfiquista arranca nova vitória "a ferros"

Hóquei em Patins - 4ª Jornada do Campeonato Nacional

Resultado Final: Juv. Viana 4 - 5 SL BENFICA

(1-2 ao Intervalo)

Marcadores: Carlos Nicolia (2), João Rodrigues (2), Miguel Rocha.




Líder sua mas vence na Maia

Basquetebol - 4ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional

Resultado Final: Maia Basket 60 - 66 SL BENFICA

(1ºp: 11-15; 2ºp: 16-12; 3ºp: 13-20; 4ºp: 20-19)

Marcadores: Carlos Morais (21), Derek Raivio (12)Raven Barber (12), Carlos Andrade (5)Damian Hollis (4), Nicolas dos Santos (4), Nuno Oliveira (4), Marko Loncovic (2)João Soares (2).



Águias implacáveis ante Os Vinhais

Futsal - 4ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional

Resultado Final: Os Vinhais 2 - 7 SL BENFICA

(1-3 ao Intervalo)

Marcadores: Elisandro (3), Miguel Ângelo (2), Alessandro Patias, Gonçalo Alves.



sábado, 29 de outubro de 2016

Entrada sem espinhas no Campeonato Nacional de Voleibol

Voleibol - 1ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional

Resultado Final: SL BENFICA 3 - 0 V. Guimarães

(25-18; 25-16; 25-15)

Pontuadores: Hugo Gaspar (9), Mart Van Werkhoven (8), João Oliveira (8), Zelão (7), Roberto Reis (5), Honoré (5), André Lopes (2), Tiago Violas (2).




Época 2016/2017

Caros leitores, depois de todas as movimentações do último defeso, já podem consultar os plantéis devidamente actualizados de todas as equipas que competem no escalão máximo nacional da presente época de cada modalidade de pavilhão. 

Podem seguir por aqui:


Andebolhttps://drive.google.com/file/d/0B77ylJwu4fA-TExlVFZYbnd3TWc/view

Basquetebolhttps://drive.google.com/file/d/0B77ylJwu4fA-QTdtamV0c0dxeVE/view


Futsalhttps://drive.google.com/file/d/0B77ylJwu4fA-QWUxOWdMcGdiWmc/view


Hóquei em Patinshttps://drive.google.com/file/d/0B77ylJwu4fA-d3RMV0diaTVBcjg/view

Voleibol - https://drive.google.com/file/d/0B77ylJwu4fA-WGkxMWtmYzVMdHc/view

PS: Na página principal do blog poderão aceder facilmente ao acima descrito na barra lateral direita em "Plantéis 2016/2017".


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol..

Este Sábado será marcado pelo arranque do Campeonato Nacional de Voleibol, naquele que será o único encontro disputado na Luz pelas nossas equipas das modalidades de pavilhão.
Em Hóquei em Patins teremos um jogo bastante complicado na cidade de Viana do Castelo, enquanto em Basquetebol perspectiva-se uma etapa tranquila na Maia tal como no Futsal em São Domingos de Rana.

Não deixe acompanhar a nossa antevisão de cada partida, esperando, efectivamente, mais uma jornada 100% vitoriosa para o SL Benfica.


A começar o dia de Sábado, pelas 17 horas, na Luz, há um confronto entre SL Benfica e V. Guimarães na abertura do Campeonato Nacional de Voleibol. A partida será transmitida em directo pela BENFICA TV.

Depois da revalidação do título referente à Supertaça, é hora de iniciar um trajecto que, assim se espera, resulte na recuperação do ceptro nacional. Vamos a isto, Rapazes!

O colectivo às ordens do Prof. José Jardim atravessa um bom momento, uma vez que teve um arranque de temporada fulgurante. Como se costuma dizer, "em equipa que ganha, não se mexe", pelo que o técnico encarnado deve optar por lançar a mesma formação inicial, isto é, igual àquela que apostou ante a Fonte Bastardo.

Mas do lado de lá da rede encontra-se um histórico da modalidade, embora em dificuldades nos últimos anos face aos sucessivos desinvestimentos por parte da direcção vitoriana. É por isso um jogo em que o Benfica tem obrigação de vencer por 3-0, e somar os primeiros três pontos deste campeonato. 

É também ocasião para a equipa ter uma recepção calorosa na Luz depois da conquista da Supertaça na primeira semana, e parecendo que não já são mais de 5 meses sem um jogo oficial da nossa equipa em casa

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 1ª Jornada

Sábado - dia 29:

SL BENFICA-V. Guimarães 17h BENFICA TV
Esmoriz-VC Viana 17h
SC Caldas-Atl. Madalena 17h
Leixões-Ac. Espinho 17h
Fonte Bastardo-Castêlo da Maia 19h
Ac. São Mamede-Sp. Espinho 20h


Na 4ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Futsal, os encarnados tem uma curta deslocação até São Domingos de Rana para defrontar Os Vinhais, cujo embate se iniciará às 18 horas deste Sábado.

A formação contrária ingressou este ano, pela primeira vez no seu historial, no principal escalão da modalidade. Na jornada anterior alcançou os primeiros três pontos ao vencer o Derby da Linha, frente aos Leões de Porto Salvo. O que tendo em conta as dificuldades sentidas pelo Benfica em Porto Salvo na 2ª etapa, pode servir de alerta para os pupilos de Joel Rocha.

Motivação será algo que não irá faltar do outro lado, exige-se assim um Benfica no seu melhor para levar de vencida esta formação. Neste tipo de jogos os três pontos são absolutamente fundamentais, pelo que nada mais se admite que não seja a conquista da vitória nesta partida, para isso a receita é a habitual: forte mentalidade competitiva. Concentração e rigor nas acções colectivas e individuais do primeiro ao último minuto.

Campeonato Nacional (Fase Regular) - Jogos da 4ª Jornada

Sábado - dia 29:

Os Vinhais-SL BENFICA 18h
AD Fundão-Leões de Porto Salvo 16h
Futsal Azeméis-Burinhosa 17h30
Rio Ave-Sp. Braga 18h

Domingo - dia 30:

Unidos Pinheirense-CS São João 16h
Módicus-Belenenses 17h
Sporting-Quinta dos Lombos 20h30


Hoje, Sábado, pelas 21 horas, há duelo marcado no Norte do país, concretamente no reduto do Maia Basket, em encontro relativo à 4ª Jornada da Fase Regular do Campeonato Nacional de Basquetebol.

Perante uma equipa que apresenta várias carências, dificilmente as águias irão escorregar, no entanto todo o cuidado é pouco. Como na larga maioria dos compromissos internos, o principal adversário do conjunto orientado por Carlos Lisboa é a sua própria equipa.

A turma maiata galvaniza-se sempre que recebe o Benfica e certamente tentará explorar ao máximo o facto dos encarnados se encontrarem na ressaca de uma deslocação europeia que não correu como desejaríamos. Nuno Marçal continua a ser a principal referência ofensiva, e nesse capítulo temos de estar atentos ao internacional português particularmente ao seu tiro exterior.

No entanto não podemos deixar de relembrar a exibição da última Terça-feira em França na primeira parte. Se o Benfica arrancar 20 min daquela qualidade num jogo deste cariz, tem o jogo ganho rapidamente. É aproveitar este embalo europeu para continuar a somar vitórias internamente, aproveitar ainda para crescer como equipa. Vamos Benfica!

Campeonato Nacional (1ª Fase) - Jogos da 4ª Jornada

Sábado - dia 29:

Maia Basket-SL BENFICA 21h
Ovarense-Lusitânia 16h
Galitos Barreiro-Oliveirense 18h
Illiabum-Eléctrico 18h
V. Guimarães-CAB Madeira 21h
FC Porto-Sampaense 21h


Por último, em Hóquei em Patins as atenções centram-se na região do Minho. O Bi-Campeão Nacional joga diante da Juventude de Viana, a partir das 21h30 deste Sábado, num duelo com transmissão televisiva na TVI 24 e a contar para a 4ª Jornada do Campeonato Nacional.

Os comandados de Pedro Nunes irão enfrentar um adversário tradicionalmente aguerrido e perigoso e que, no seu reduto, é ainda mais forte. Na última jornada, saiu derrotada do rinque da Oliveirense por 3-2 mas vendeu bem cara a derrota. Portanto, aguarda-se uma tarefa de considerável grau de dificuldade para o Benfica que certamente merecerá a presença de uma boa moldura humana afecta às nossas cores.

Para derrubar o opositor, acreditamos que a receita passa por imprimir um hóquei dinâmico, com consistência defensiva e eficácia, fundamentalmente nas bolas paradas. Este é sem dúvida um jogo que pode ser uma verdadeira armadilha, perante um adversário muito experiente e motivado para defrontar o Benfica, ainda por mais com o ódio ao encarnado de Edo Bosch agora espalhado noutra cidade.

Factores externos à parte, será preciso muita concentração para evitar sustos como o da semana passada, sabemos bem da importância que é somar os três pontos em todos os jogos até aos duelos directos com os candidatos ao título.

Campeonato Nacional - Jogos da 4ª Jornada

Sábado - dia 29:

Juv. Viana-SL BENFICA 21h30 TVI 24
Sp. Tomar-FC Porto 17h
Riba D'Ave-Sporting 18h30
HC Turquel-Oliveirense 21h
Valença HC-AD Sanjoanense 21h30
OC Barcelos-AD Valongo 21h30
Candelária-Paço de Arcos 22h


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Basquetebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/basquetebol.html

Futsal - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/futsal.html

Hóquei em Patins - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/hoquei-em-patins.html

Voleibol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/voleibol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!!!






quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Porque o SL Benfica não é só Futebol..

Os últimos dias das modalidades de pavilhão do nosso clube redundaram num sabor agridoce. Por um lado, triunfo claro em Andebol. Por outro, um deslize europeu em Basquetebol.

Como é norma, confira a análise às prestações das nossas equipas em acção.


Na Terça-feira, houve jogo europeu em Basquetebol. O SL Benfica saiu derrotado perante o Elan Chalon, por 90-76, em partida da 2ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup.

As águias sofreram, sem contestação, então a primeira derrota e ocupam a vice-liderança, em igualdade pontual com o Alba Fehérvár. Conforme tínhamos vaticinado, as hipóteses de sorrirmos no final eram remotas, mas na realidade verificou-se que, sobretudo se fossemos mais capazes defensivamente e mais dinâmicos na parte ofensiva, poderíamos ter discutido ainda mais o jogo contra um adversário reconhecidamente apetrechado de mais qualidade e, porventura, poderíamos ter somados dois pontos.

A equipa de Carlos Lisboa entrou bem e tudo permaneceu renhido até ao descanso regulamentar. Contudo na 2ª parte, a turma do Glorioso desorientou-se, aqui e ali reagiu mas de forma infrutífera, e o rival não teve piedade relativamente à instabilidade benfiquista. Aproveitamos para saudar de forma especial as dezenas de benfiquistas que apoiaram os nossos rapazes em território francês.

Pese embora o claro favoritismo atribuído ao colectivo francês, a primeira parte foi muito bem disputada. Nos primeiros 10 min, registaram-se várias oscilações no comando do marcador, mas foram as águias a começar o 2º Período na frente (20-21). Até ao intervalo, a toada do encontro permaneceu igual, todavia no final os protagonistas inverteram os papéis, com a formação gaulesa na frente do marcador por 41-39.

Na segunda metade do encontro só deu Elan Chalon. A real diferença de qualidade entre as duas equipas veio ao de cima. O rival disparou no "score" durante o 3º Período e o jogo ficou resolvido na primeira metade do 4º Período (as águias ainda reduziram para 69-64, porém imediatamente o cenário descambou para uns quase irrecuperáveis 80-66). Um Benfica desorganizado no ataque e a conceder alguma liberdade aos atiradores contrários só podia dar numa noite negativa. A excelente percentagem do plantel anfitrião no tiro exterior (46,7% de 3 pontos) foi fatal para as nossas aspirações. Durante os 40 min, os franceses também estiveram superiores no capítulo dos ressaltos (40) e na linha de lance livre (eficácia de 76,9%). Damian Hollis voltou a evidenciar-se em bom plano, notabilizando-se como o melhor benfiquista em campo (20 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências).

Resultados Finais da 2ª Jornada do Grupo A da FIBA Europe Cup

Elan Chalon 90-76 SL BENFICA
Alba Fehérvár 86-79 Brussels Basketball


Vitória esperada, em terreno alheio, com uma exibição q.b., por 20-34, frente ao AC Fafe, para a 9ª Jornada da 1ª Fase do Campeonato Nacional de Andebol.

Missão cumprida na "Sala de Visitas do Minho" diante de um oponente acessível. O resultado final aponta para um processo ofensivo eficaz e eficiente, porém continuamos a cometer falhas técnicas e algumas decisões precipitadas. Aspecto a rever...

Jogo predominantemente monitorizado pelo Benfica. Só não foi domínio total, porque a equipa local entrou a vencer 2-0. Assente num seguro desempenho defensivo, com Hugo Figueira a bom nível, os encarnados encetaram uma recuperação e tomaram repentinamente as rédeas da partida (2-4), garantiram uma boa vantagem (3-10) através de um parcial de 0-6, sensivelmente a meio do 1º tempo, e, no recolher aos balneários, venciam por 10-18.

Na segunda parte, o rumo do embate não conheceu alterações e, por conseguinte, os "rapazes da Luz", depois de um período menos produtivo no ataque, dilataram gradualmente a vantagem. Mariano Ortega rodou novamente o plantel, fazendo alinhar todos os jogadores à sua disposição. De frisar que o jovem guardião Gustavo Capdeville continua a mostrar qualidade (tem tudo para singrar!), beneficiando da ausência por lesão de Nikola Mitrevski. Belone Moreira e João Pais, que contribuíram com cinco golos cada, foram os elementos em destaque do lado benfiquista.

Agora segue-se uma pausa no calendário competitivo, devido aos compromissos internacionais. Continuamos firmes na vice-liderança da pauta classificativa.

Resultados Finais da 10ª Jornada

AC Fafe 20-34 SL BENFICA
Arsenal Clube Devesa 27-27 Madeira SAD
ABC 39-23 ISMAI
Águas Santas 32-26 Sp. Horta
Boa Hora FC 31-30 AA Avanca
Ac. São Mamede 20-25 FC Porto
Sporting-Belenenses (27/10, às 20h)


Para consulta de tudo sobre a época 2016/2017 das modalidades, pode ver aqui:

Andebol - http://benficaecletico.blogspot.pt/p/andebol.html


Porque o SL Benfica não é só Futebol...

SPORT LISBOA E BENFICA!!! 1904!